15 abril 2008

Game Boy Advance

Game Boy Advance (popularmente abreviado como GBA) é um console portátil desenvolvido e fabricado pela Nintendo. Foi lançado no Japão no dia 21 de Março de 2001; na América do Norte no dia 11 de Junho de 2001; na Europa em 22 de Junho de 2001 e na China (excluindo Hong-Kong) em 8 de Junho de 2004. Também fora lançado no Brasil pela Gradiente, mas pouco tempo depois deixou de ser produzido. É o sucessor do Game Boy Color, e um dos últimos produtos da linha Game Boy. Seu codinome durante o processo de desenvolvimento foi Projeto Atlantis.




Hardware
O Game Boy Advance é retrocompatível com a maioria dos jogos lançados para o Game Boy e o Game Boy Color, assim como novos jogos desenvolvidos para levar vantagem das novas capacidades técnicas do sistema. É alimentado por duas pilhas AA, que fornecem cerca de 5-10 horas de jogo, assim como uma fonte opcional de energia que é conectada diretamente nas entradas de pilha do GBA. A versão SP do GBA vem com uma bateria recarregável de íons de lítio e acompanha carregador bivolt automático.

Processadores
O GBA possui um processador 32-bit ARM de 16,8-MHz personalizado. É baseado na arquitetura RISC, muito mais destinada a linguagem de programação C que os processadores 8-bit Z-80A usados em versões anteriores do Game Boy. O processador ARM pode ser executado em ambos modos 32-bit ARM e 16-bit "Thumb". O sistema também contém um processador Z-80A de 8,4-MHz para fornecer suporte aos jogos antigos do Game Boy, porém os dois processadores não podem funcionar ao mesmo tempo.

Dimensões
Comprimento: 144,5 mmLargura: 24,5 mmAltura: 82 mmPeso: 140 g

Tela
A tela de 2,9" LCD é capaz de uma resolução máxima de 240x160 pixels em cores de 15-bit (32.768 cores). Esta tela possui mais pixels que os 160x144 do Game Boy, e quando os jogos da plataforma antiga são rodados o jogador pode apertar "L" ou "R" para selecionar entre um modo de 160x144 com uma tarja preta ou aumentar a escala para 240x144 pixels.
Uma das "falhas" da tela LCD é que ela é iluminada pela luz ambiente. Jogadores normalmente precisam inclinar o portátil para levar vantegem de alguma fonte de luz externa. Diversas modificações de luzes tentaram resolver o problema, até o lançamento do Game Boy Advance SP.

Gráficos
O hardware do GBA possui suporte para operações simples em 2D usando elementos gráficos chamados de sprites.
Jogos mais recentes foram aos limites do GBA com gráficos simples em 3D. Estes jogos incluem V-Rally 3, Asterix and Obelix XXL, medal of honor underground, Top Gear Rally, Monster Truck Madness, Driver 2 e muitos outros jogos com engines em 3D real. Outros jogos em pseudo-3D como os da série Doom e Duke Nukem também tinham alguns dos gráficos mais bonitos do portátil. Utilizando sprites 2D para objetos e gráficos pseudo-3D para a arquitetura, estes jogos normalmente tinham uma boa taxa de quadros por segundo. Alguns acham que jogos 3D são um avanço bem-vindo para o GBA, enquanto alguns acham que os desenvolvedores estão indo além das capacidades do sistema. Com a lançamento do Nintendo DS, jogos em 3D para o GBA terão, provavelmente, sua produção limitada.

Conectividade
Conexão entre 4 jogadores com 2 GBAs, 1 GBA SP e 1 GameCube com um Game Boy Player como acessório
O GBA possui uma porta de série para conectar com outros GBAs de maneira similar ao sistema token ring. Um GBA também pode receber 256 KB de pela porta, até mesmo quando não há nenhum cartucho inserido. Isto é usado para conexões multiplayer onde vários GBAs podem jogar com apenas 1 cartucho; o GBA com o cartucho manda os dados para os outros GBAs sem cartucho.
A porta de série também pode (com o cabo apropriado) conectar com uma porta RS-232 para debugs e (hipotéticamente) multiplayer na Internet, porém protocolo TCP/IP ainda precisa ser estabelecido para os jogos do GBA. O lançamento do Nintendo DS em 2004 tornou esta função ainda mais improvável, devido a presença da rede Wi-Fi no lançamento do sistema.
Para conectar jogos de GBA, um cabo GBA link é necessário. Para conectar com os antigos jogos do GB ou GB Color, o cabo do GB antigo é necessário, mesmo se dois GBAs estiverem em uso.
A Nintendo tabém introduziu a conectividade entre o Game Boy Advance e o GameCube através do GameCube-GBA cable. Esta função poderia destravar funções, além de funcionar como uma segunda tela, além de outras coisas. Esta função não foi muito popular, e foram poucos os jogos que a utilizaram.

O Game Boy Advance Wireless Adapter foi lançado no dia 7 de Setembro de 2004 nos Estados Unidos. Ele permitia conexões entre GBAs sem fios, com mais de 4 jogadores ao mesmo tempo. Ele veio junto com o jogo Pokémon FireRed and LeafGreen. Entretando, um jogo, para aproveitar as funções sem-fio do acessório, precisava ser desenvolvido com esta capacidade, sendo apenas alguns jogos compatíveis.
O Game Boy micro introduziu outro tipo de porta; para fazer o portátil ainda menor, o link multiplayer foi reduzido. Nintendo lançou um adaptador GBM-GBM e GBA-GBM para possibilitar compatibilidade máxima entre os dois sistemas. A Nintendo também lançou um acessório especial sem fio para o Game Boy Micro. Estes produtos são vendidos apenas no site da Nintendo.com.

Modelos

Game Boy Advance (modelo original)
O Game Boy Advance foi vendido a um preço de $100 USD na época de seu lançamento na América do Norte. Até o lançamento do Game Boy Advance SP, o GBA foi o console com as vendas mais rápidas da história. Apesar de seu sucesso, muitos criticaram o modelo original do Game Boy Advance por ainda não ter adotado uma tela com iluminação própria, o que a Nintendo iria consertar em modelos mais avançados. Em 2005 o modelo original (sem-luz) do GBA deixou de ser produzido.


Game Boy Advance SP
Ver artigo principal: Game Boy Advance SP
No final de 2003, a Nintendo lançou uma versão atualizada do Game Boy Advance dando a ela uma luz interna frontal que poderia ser ligada e desligada, uma bateria recarregável de Li-ion, assim como uma frente dobrável com aproximadamente a metade do tamanho de um GBA. Foi desenvolvido para solucionar as reclamações aderidas ao GBA original.
Por volta do lançamento do Game Boy micro, a Nintendo lançou uma nova versão do SP na América do Norte. O botão que ligava e desligava a luz agora pode ficar entre os modos "normal" (que já possui uma tela mais clara que o Nintendo DS original) e "clara", um intenso nível de brilho similar ao de televisões LCD.
Curiosidade: um aparelho similar ao Game Boy Advance SP foi usado por Mario em Paper Mario: The Thousand-Year Door para o Game Cube como uma especie de pager.
Game Boy micro
Ver artigo principal: Game Boy micro
Em Setembro de 2005, a Nintendo lançou uma segunda versão do Game Boy Advance. Este modelo volta mais uma vez ao sentido horizontal do Game Boy Advance, mais muito menor e mais moderno. O Game Boy micro também oferecia ao jogador a opção de escolher entre diversas frentes coloridas para permitir a customização, uma funcionalidade fortemente usada no marketing do produto. Ao contrário dos modelos anteriores ele não oferece suporte aos jogos de Game Boy ou Game Boy Color.

Acessórios
Nintendo lançou muitos acessórios para o Game Boy Advance (GBA). Entre eles estão:
Wireless Adapter -
Lançado em 2004, este adaptador conectava-se com a parte traseira do Game Boy Advance. Ele susbtituiu os cabos link e permite a diversas pessoas se conectar umas as outras. Seu preço de mercado é de U$ 20 e veio incluido com o jogo Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen. Por ter sido lançado já no fim da vida útil do GBA, menos que 20 jogos ofereciam suporte a este acessório. O uso mais eficiente do adaptador pode ser visto em Pokémon; FireRed/LeafGreen e Emerald onde através da "Union Room" cerca de 40 pessoas podiam entrar para disputar batalhas ou trocar pokémons. O adaptador não é retrocompatível, levando a sérias críticas que afirmavam que ele existia mais por status do que para uso efetivo já que só era útil em alguns jogos. Uma versão para o Game Boy micro também foi lançada e pode interagir enteiramente com ambos os modelos do adaptador sem fio.

Game Boy Advance Infra-Red Adapter - Este adaptador foi incluido com o jogo Ciberdrive Zoids e era apenas compatível com este jogo. O apadtador não foi vendido separadamente. Este também é o único acessório do GBA que não foi refeito para o Game Boy micro.
Play-Yan - O Play-Yan é um tocador de MP3/MPEG4 para o GBA e o Nintendo DS. O cartucho é sensivelmente maior que um cartucho normal de GBA e incluía uma entrada para fones de ouvido assim como uma entrada para cartões SD. Músicas e vídeos baixados da Internet podia ser transferidos para um cartão SD e colocados no cartucho. A Nintendo também lançou diversos mini-games através de atualizações de driver. O Play-Yan está disponível apenas no Japão atualmente, mas um lançamento europeu foi confirmado para 2006. Já que o Play-Yan não teve um lançamento norte-americano coincidindo com o do Game Boy micro como era esperado, um lançamento americano foi especulado para 2006 também.

e-Reader - O e-Reader é um acessório que consegue escanear cartões e é conectado com a entrada de cartuchos do Game Boy Advance. Cartões especiais com pontos em forma de código podiam ser escaneados pela passagem que o acessório possui. Muitas idéias foram usadas com o e-Reader, como cartões que continham jogos clássicos como Donkey Kong e Excitebike, cartões que liberavam conteúdo em um jogo, como em Super Mario Advance 4. Jogos de Gamecube como Animal Crossing tinham cartões com conteúdo destravável. Os jogos de carta Pokémon Trading Card Game também adotaram o sistema de pontos do e-Reader. O e-Reader também funciona com o Game Boy Player assim como o Game Boy Advance SP, mas não cabe na entrada de cartuchos do Nintendo DS. O e-Reader deixou de ser utilizado nos EUA em 2004, mas ainda é popular no Japão. Não foi lançado na Europa.

Game Boy Advance Video - Estes cartuchos altamente populares contém dois episódios de desenhos ou animações de 30 minutos cada. Primeiramente lançado nos EUA em Maio de 2004, eles custam U$ 19,99 e tinham desenhos como Pokémon, SpongeBob SquarePants, Sonic X, e Teenage Mutant Ninja Turtles. Os filmes Shrek, Shrek 2, e Shark Tale também foram disponibilizados e estavam todos completos. Infelizmente, este cartuchos apresentavam um erro quando eram inseridos em um Gamecube através de um Game Boy Player. Eles caíram de popularidade e hoje são encontrados por menos de U$10,00.

Acessórios não-oficiais
GBA Movie Player - O GBAMP é um cartucho versátil que permite aos usuários a jogar jogos de NES, assistir filmes (MPEGs), ver arquivos .txt, ouvir arquivos de aúdio, etc. O GBAMP não permite a execução de MPEGs ou MP3s diretamente, uma conversão através de um software livre é necessária, que consegue transformar uma variadade de formatos na extensão GBM e GBS, utilizadas pelo GBAMP.
TV Tuner - Transforma o portátil em uma televisão portátil. Existem diversas versões (feitas por diferentes empresas) disponíveis. O TV Tuner mais popúlar requer um cartucho na entrada do GBA para ser utilizado. TV Tuners podem salvar até 99 canais.
Cartuchos Game Boy Advance em flash não-oficiais também estão disponíveis. Apesar de permitir a distribuição de jogos e aplicativos caseiros, eles também permite a distribuição ilegal de jogos com direitos autorais.

Vendas e marketing
O Game Boy Advance, juntamente com o Game Boy Advance SP e o Game Boy micro, venderam bem. Em Setembro de 2005, a série Game Boy Advance vendeu 74,24 milhões de unidades por todo o mundo.
Vendas atuais do Nintendo Game Boy Advance: 75,13 Milhões em 31 de Março de 2006 (Japão: 16,55, Américas: 38,10, Outros: 20,48)das quais do Game Boy Advance SP: 38,23 Milhões em 31 de Março de 2006 (Japão: 6,42, As Américas: 20,95, Outros: 10,86)das quais do Game Boy Micro: 1,83 Milhões em 31 de Março de 2006 (Japão: 0,58, As Américas: 0,47, Outros: 0,79).

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário