15 abril 2008

Game Boy

O Game Boy é um videogame portátil desenvolvido pela Nintendo desde 1988 e hoje encontra-se na sexta geração, na versão micro.



História
O projeto foi anuciado e mostrado na feira E3 de 1987, porquê a Nintendo queria entrar com o mercado de portáteis, com o mundo a seus pés com o sucesso do NES, a empresa tentou, mais uma vez, fazer sucesso com esse console, em 1988,ja estava tudo pronto, e começara a ser vendido em Abril de 1989.





O aparelho tinha que ser um videogame realmente portátil (cabia no bolso de qualquer camisa ou calça), simples (o processador principal rodava a apenas 1,1 Mhz e sua tela era preto e branco), eficiente (suas baterias duravam até 20 horas ininterruptamente), barato (foi lançado pelo equivalente a US$ 100) e que levaria até os jogadores, onde quer que estivessem, a diversão até então só experimentada no conforto dos lares ou casas de fliperama.

Conhecido como Game Boy Clássico , surgiu em 1989 com tela de cristal líquido monocromática, jogos em preto e branco, gráficos em 8-Bit e possibilidade de ser jogado por apenas uma pessoa.
Em 1995, surgiu o "Game Boy Pocket", com acabamento em prata metálico, 30% menor que o lançado anteriormente, funcionava com 2 pilhas AAA, possibilitando que o jogo coubesse na palma da mão, mantendo o mesmo tamanho de tela, porém com mais brilho e nitidez.

Em 1996, surgiu o Game Boy Light, com uns milímetros a mais do que o Game Boy Pocket, mais com um adicional, com luz interna, que possibilitava jogar no escuro e tambem perdeu o fundo esverdeado,que cansava a vista jogando direto.
Em 1998, surge o Game Boy Color, com tela colorida e capacidade de reproduzir os antigos jogos P&B. Sua nova tecnologia trouxe tela LCD reflexiva com baixo consumo de energia e transmissão de dados por infra-vermelho em jogos compatíveis.

Aproveitando o sucesso da série Pokémon, a Nintendo produziu uma versão especial do console com o Pikachu estampado.
Em 2001, a Nintendo inova com o Game Boy Advance. Trazendo CPU de 32 Bit e com tela de 2.9", em uma resolução de 240 x 160 pixels e paleta com 32.000 cores. O console possui formato horizontal com as teclas L e R remodeladas. A energia é obtida através de pilhas AA. Conta também com gerador PCM de om estéreo , com cabo para conexão em jogos multiplayer, possibilitando conexão com 4 jogadores e com o GameCube.
Em 2003, foi lançado o Game Boy Advance SP, que pesa apenas 142 gramas e que pode ser levado no bolso da camisa. Possui iluminação própria e bateria com duração de aproximadamente 10 horas. Vendeu 42,8 milhões de unidades em todo o mundo. Esta versão do console conta com um ponto fraco, já que não podem ser utilizados fones de ouvido que não sejam fornecidos pela Nintendo, já que a entrada dos mesmos no consoles é a mesma da bateria.
No ano de 2005, a Nintendo lançou o Game Boy micro, que possui o design do Game Boy Advance, mas remodelado com linhas futuristas. Herdou do GBA SP a bateria de lítio e vendeu em todo o mundo 2,5 milhões de unidades.


Cartucho do Game Boy



Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org

0 comentários:

Postar um comentário