18 abril 2008

Multi Mega CDX

Multi Mega CDX (ou Sega CDX nos Estados Unidos) foi um console de videogame da quarta geração com 16-bits lançado em 1994, combinando Mega Drive (Genesis nos Estados Unidos) e um de seus acessórios, o Sega CD (Sega Mega-CD na Europa), em um console compacto.


Foi vendido com o nome de Linguaphone Education Gear no Japão, Multi-Mega na Europa (350 libras esterlinas ou 999 marcos alemães), Genesis CDX na América do Norte (399 dólares) e Multi-Mega CDX no Brasil (700 reais).

O Sega CDX pode utilizar cartuchos de Mega Drive e CDs de Sega CD, graças ao slot de cartucho localizado após a tampa de CDs e o drive de CD, localizado na grande parte superior do console. Assim como o Sega CD, ele é capaz de reproduzir CDs de áudio e CDs de formato CD+G. Ao contrário do Sega CD, ele é de tamanho compacto e adiciona uma saída de fone de ouvido estéreo ativada quando reproduz-se um CD de áudio e o aparelho alimentado por duas pilhas AA. Mas, deve-se usar pilhas recarregáveis ou de Lítio, as pilhas comuns são consumidas rapidamente. A unidade leitora de CD possui controles posicionados na frente do console e uma pequena tela LCD que mostra o número da faixa a ser reproduzida. Uma saída de linha extra foi providenciada para conectar o Sega CDX a um equipamento de som estéreo. Mas, os jogos somente podem ser jogados com a unidade alimentada por fonte externa (que acompanha o console) e somente a saída principal de sinal para a televisão é ativada, ao contrário do Sega Nomad.

Há uma certa confusão envolvendo o Sega 32X e seu funcionamento em conjunto com o Sega CDX. Enquanto o manual do Sega 32X cita que não são aparelhos compatíveis, foi acrescentada a informação no varejo norte-americano que são perfeitamente compatíveis. Isso porque a combinação Sega CDX / Sega 32X nunca recebeu aprovação da FCC nos Estados Unidos. Anúncios da Sega na Europa, porém, ofereciam o Sega 32X acoplado ao Sega CDX, sugerindo funcionamento perfeito da combinação Sega CDX / Sega 32X.

Relatos de usuários no entanto, afirmam que o Sega 32X pode trabalhar em conjunto com o Sega CDX, mas que pode haver problemas de instabilidade e desgaste físico, devido ao fato de o Sega 32X ser muito maior e causar instabilidade quando acoplado ao Sega CDX. Isto pode fazer o slot de cartuchos do Sega CDX ficar propenso a danos físicos ou derrubar a unidade, entre outros problemas. Colocando cartuchos no Sega 32X, o usuário pode fazer com que a frente do Sega CDX se levante (o peso do Sega 32X ficaria todo na parte traseira do CDX). Na prática, as duas unidades acopladas ficam de tal maneira instáveis que proporcionam facilmente danos físicos. Isto pode ser a causa de a Sega haver afirmado no manual estadunidense do Sega CDX que ele é incompatível com o Sega 32X. Além disso, o tamanho do 32X evita que a bandeja do CD seja aberta. Isso significa que, para rodar um jogo Sega 32X CD (jogo que exige tando um CD de Sega CD como um cartucho de 32X, como Night Trap) em teoria, seja necessário retirar o 32X, colocar o CD na bandeja do CDX, recolocar o 32X e finalmente colocar o cartucho do 32X.

Na prática, manter os dois sistemas conectados torna a unidade muito mais instável. É muito mais propenso à ruptura, porque nenhum dos grampos de fixação do Sega 32X funciona com outro hardware da Sega senão o Mega Drive. Muito cuidado deve ser tomado com o hardware para evitar o tombamento da unidade, ou qualquer outra coisa que possa provocar mudança de peso no Sega 32X, causando prejuízos para o CDX ou seu slot de cartuchos. Colocando o 32X, com um suporte caseiro, apenas suficiente para distribuir uniformemente o peso com apoios, é também recomendado.

Cartucho Datel CDX
Um adaptador de cartuchos Datel, também chamado de CDX, muitas vezes gera confusão, devido ao seu nome e função semelhantes. Este cartucho foi vendido apenas na Europa e permite ao Sega CD rodar jogos de todas regiões (Europa, Estados Unidos e Japão) em qualquer outro Sega CD de outra região.

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário