15 abril 2008

Nintendo Wii

O Wii é um console de videogame doméstico produzido pela empresa japonesa Nintendo. Sendo um videogame da sétima geração e o quinto console da Nintendo e o sucessor do Nintendo GameCube, console que tinha sido lançado em 2001 no mercado americano e japonês. O Wii concorre, principalmente, com o Xbox 360, da Microsoft e o Playstation 3, da Sony. O jornal Financial Times informou que a partir do dia 12 de setembro de 2007, o Wii era o líder de vendas de sua geração, com base dos dados das vendas das empresas Enterbrain, NPD Group e GfK.

O Wii foi anunciado, oficialmente, na feira anual de jogos E3 de 2005 e lançado no mercado em 19 de novembro de 2006 nos Estados Unidos, 2 de dezembro de 2006 no Japão e em 8 de dezembro de 2006 na Europa. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de abril de 2006, era conhecido como Nintendo Revolution. Seu código de modelo é RVL-001 (cuja sigla vem de ReVoLution).

Uma característica distintiva do console é o seu controlador sem fios, o Wii Remote, que pode ser usado como um dispositivo de detectar os movimento em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect24, que permite receber mensagens e atualizações através da internet, durante o modo stand-by.
Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames da atual geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos.

História
Nome
O console foi conhecido pelo nome de seu código de modelo, "Revolution", até o dia 27 de abril de 2006, antes mesmo de seu anúncio na E3. A partir daquela data a Nintendo divulgou o novo nome oficial, que seria apenas Wii, não Nintendo Wii, chegando à ser mencionado na rede de televisão CNN. Embora muitos usem o plural do console como, Wiis, o que não é correto, a Nintendo afirmou que a forma certa da pronúncia e a escrita é, consoles Wii. A forma de como se escreve "Wii", com duas letras "i" minúsculas, se refere a duas pessoas de pé, uma ao lado da outra, que representa jogar em "multiplayer". A empresa tem dado muitas razões para esta escolha do nome do console desde o seu anúncio, no entanto, a mais conhecida é a seguinte:

" Wii soa como "nós", em inglês, que enfatiza que o console é para todos. Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa o idioma que falam. Sem nenhuma confusão. Não há necessidade de abreviar. Apenas Wii."

Apesar da Nintendo ter justificado a mudança do nome, alguns desenvolvedores de jogos e membros da imprensa reagiram de forma negativamente sobre ela. Preferindo "Revolution" ao invés de "Wii". O presidente da Nintendo das Americas, Reggie Fils-Aime, reconheceu a reação inicial e ainda explicou sobre a mudança:

"Revolution não é um nome ideal; é longo, e em algumas culturas, é difícil de se pronunciar. Então nós queríamos algo fosse curto, fácil de se pronunciar, e distintivo. Foi como Wii, o nome do console, foi criado."

Laçamento
Em 14 de setembro de 2006, a Nintendo anunciou em divulgar as informações do console para o Japão, América do Norte e do Sul, Australásia, a Ásia e a Europa, incluindo as datas, preços e os números das distribuições dos consoles e seus acessórios, sendo que nas Américas a distribuição foi a maior de todas e que 33 títulos de jogos já estavam disponíveis durante o seu lançamento. O Reino Unido teve uma grande escassez nas unidades do console quando foi lançado em 8 de dezembro de 2006. O Wii foi lançado na Coreia do Sul em 26 de abril de 2008 e em Taiwan em 12 de julho de 2008, sendo os últimos países a receberam os consoles, seus acessórios e jogos.

Vendas do console
Desde o seu lançamento, o número de vendas mensais do console tem sido maior do que seus concorrentes em todo o mundo. De acordo com os dados das vendas do NPD Group, o Wii vendeu mais unidades nos Estados Unidos do que o Xbox 360 e o PlayStation 3 no primeiro semestre de 2007. Este crescimento das vendas aumenta ainda mais no mercado japonês, onde atualmente é o líder de vendas totais. Na Austrália o Wii ultrapassou o recorde estabelecido pelo Xbox 360, e acabou se tornando a venda mais rápida em videogames em toda a história da Austrália.

Em 12 de setembro de 2007, foi relatado pelo jornal internacional Financial Times, que o Wii ultrapassou o Xbox 360, que acabou sendo lançado um ano antes, e tinha-se tornado o líder do mercado em consoles domésticos da atual geração, com base dos dados das vendas das empresas Enterbrain , NPD Group, e GfK. Esta é a primeira vez que um console da Nintendo, levou a sua liderança nas vendas desde o Super Nintendo Entertainment System, console que tinha sido lançado em 1990.

Em 11 de julho de 2007, foi dito que o Wii permaneceria um curto fornecimento durante todo o ano de 2007. Reggie Fils-Aime revelou, em dezembro de 2007, que a Nintendo produzia cerca de 1.8 milhões de unidades do console a cada mês, algumas lojas britânicas ainda tinham sua escassez desde o seu lançamento em dezembro de 2006, a procura acabou utrapassando a dos Estados Unidos, chegando a vender tão rapidamente quanto a chegada de seus estoques. Em outubro de 2008, a Nintendo anunciou que, entre outubro e dezembro do mesmo ano, o fornecimento do Wii teve um grande aumento para a América do Norte, tendo a produção de 2.4 milhões de unidades por mês em todo o mundo, comparando com 1.6 milhões por mês durante o ano de 2007.

Em 2007, o Wii foi o segundo console mais vendido (apenas atrás do Nintendo DS) nos Estados Unidos e no Japão, com 6.29 milhões de unidades vendidas e 3,629,361, respectivamente, de acordo com os dados do NPD Group e da Enterbrain. Na Europa, o Wii vendeu 0.7 milhões de unidades em 2006 e 4.8 milhões em 2007, de acordo com as estimativas da Electronic Arts, sendo que em 2008 o console foi o mais vendido no Japão com 2,908,342 unidades, segundo a Enterbrain. Nos Estados Unido, o Wii vendeu 10.9 milhões de unidade em 1 de julho de 2008, tornando-se o líder da atual geração de consoles domésticos, de acordo com o dados da NPD Group, superando o Xbox 360 que foi lançado um ano antes. A partir do dia 1 de novembro de 2008, o Wii já tinha vendido 13.4 milhões de unidades no Estados Unidos, quase dois milhões a mais do que o Xbox 360 e duas vezes mais que o PlayStation 3, segundo o NPD Group.
No Japão, o Wii superou o número de unidades vendidas de seu antecessor, o Nintendo GameCube, em janeiro de 2008, com 7,526,821 respectivamente a partir do dia 28 de dezembro de 2008, segundo a Enterbrain.

De acordo com o NPD Group, o Wii ultrapassou o Xbox 360, se tornando o console doméstico mais vendido de sua geração no Canadá, tendo 813,000 de unidades vendidas até 1 de abril de 2008 nos primeiros seis meses de venda. Segundo o NPD Group, o console já vendeu um total de 1,060,000 de unidades do Canadá, a partir de 1 de agosto de 2008, tornando-se o primeiro videogame a superar a marca de 1 milhão de suas vendas. No Reino Unido, o Wii lidera na geração atual de consoles domésticos, com 4,9 milhões de unidades vendidas, tendo o início em 3 de janeiro de 2009, segundo o GfK. Em 25 de março de 2009, durante a Game Developers Conference, Satoru Iwata disse que as vendas do console já tinham atingindo mais de 50 milhões.
Enquanto a Microsoft e a Sony têm tido prejuízos produzindo seus consoles, contra o Wii. A Nintendo informou ter "otimizado" os custos da produção para poder obter uma significativa mergem de lucro com cada unidade vendida.

Em 17 de setembro de 2007, o jornal Financial Times relatou que o lucro das vendas do Wii podem variar entre 13 dólares no Japão a 49 dólares nos Estados Unidos e 79 dólares na Europa. Em 2 de dezembro de 2008, a revista Forbes, informou que a Nintendo tem um lucro operacional de 6 dólares por unidades vendidas do console.

Marketing
A Nintendo espera um alvo de marketing mais amplo com o seu console do que os outros da sétima e atual geração. Em uma conferência de impresa para o futuro jogo a ser lançado para o Nintendo DS, Dragon Quest IX, em dezembro de 2006, Satoru Iwata insistiu, "Não estamos pensando em combater a Sony, mas sim sobre a forma de muitas outras pessoas começarem a jogar. A coisa que estamos pensado não são mais sistemas portáteis, consoles, e assim por diante, nós queremos novas pessoas jogando novos jogos de diversas maneiras".

Isto acaba se refletindo que os comerciais de televisão financiados pela Nintendo e dirigidos pelo ganhador do Óscar, Stephen Gaghan, na América do Norte garantem que estão fazendo sucesso e aumentando suas vendas como os anúncios da internet. Os principais slogans feitos são, "Wii would like to play" e "Experience a new way to play", tendo as suas primeiras transmissões em 15 de novembro de 2006 e com um orçamento de mais de US$ 200 milhões durante o ano inteiro. A Nintendo é a primeira empresa a conseguir uma ampla base de estratégia publicitária com os seus vídeos de apenas dois minutos, mostrando diversas maneiras em que as pessoas se beneficiam com o console. A música apresentada aos anúncios foram feitas a partir da canção "Kodo (Inside the Sun Remix)" pela banda Yoshida Brothers.

Hardware
O Wii é o menor console doméstico fabricado pela Nintendo até os dias de hoje; tendo 44 mm de largura, 157 mm de altura e 215.4 mm de profundidade em sua posição vertical, o equivalente a três capas de CD de DVD empilhadas juntas. Quando o Wii passa a usar o seu suporte de apoio, o que já está incluso com o console, suas medidas se diferenciam para; 55.4 mm de largura, 44 mm de altura e 225.6 de profundidade. O console pesa 1.2 kg, o que o faz ser o mais leve dos três principais videogames da sétima geração.


Na frente do console, ele apresenta o seu slot, onde o jogador pode usar ambos Nintendo optical disc (Disco ótico da Nintendo), podendo ser os jogos de seu antecessor, o Nintendo GameCube (8 cm) e os próprios CDs feitos para o Wii (12 cm). A luz azul emitida pelo console é acesa brevemente quando algum CD de jogo está preste a ser jogado ou quando a uma nova atualização é recebida através do WiiConnect24 ou até mesmo quando o jogador tem alguma mensagem que não foi lida por outro usuário que a mandou. O Wii possui duas entradas para USB, que estão localizadas em sua traseira. Também existe a entrada de usar cartões SD que fica na parte superior do console, o cartão SD pode ser usado para fazer o carregamento de imagens que podem ser modificadas pelo próprio usuário com o Wii Remote no Photo Channel ou ser usado para o backup de dados de jogos do Virtual Console e do WiiWare.

Para utilizar a transferência de jogos salvos para o cartão SD, é necessário a instalação de uma atualização, que pode ser feita somente se o Wii estiver conctado à internet ou inserindo um CD a atualização do firmware. O cartão SD também pode ser usado para criar e modificar formatos de tipos de música em seus jogos diretamento do MP3, sua primeira aparição foi no jogo Excite Truck.
A Nintendo revelou que o Wii, o Wii Remote e seus acessórios teriam novas cores, entre eles, preto, prata, verde e vermelho, mas atualmente ele apenas está disponível em branco. Shigeru Miyamoto afirmou que outras cores ficariam disponíveis após a flexibilização das vendas do console.

O pacote de lançamento do Wii é igual para todas as regiões do mundo, nele inclui o próprio console, um suporte de apoio (para que o videogame possa ficar na posição vertical), uma superfície circular para ajustes da preferência de cada jogador, um Wii Remote, um Nunchuk que pode ser plugado ao Wii, uma Sensor Bar, uma principal fonte de alimentação externa, duas pilhas recarregáveis AA, um vídeo composto com conector RCA, um adaptador SCART em alguns países da Europa (outros tipos de cabo para o console estão disponíveis separadamente) e uma cópia do jogo Wii Sports para todos os países, exeto o Japão e a Coreia do Sul.
Em 11 de julho de 2007, a Nintendo revelou o Wii Balance Board na E3 de 2007[5], juntamente com o Wii Fit. Ele trata-se de uma balança de equilíbrio com rede wireless, sendo um acessório para o Wii que contém vários sensores utilizados para medir a pressão que o jogador faz ao ficar em cima da balança.

Na Nintendo Fall Press Conference em outubro de 2008, Satoru Iwata anunciou que os proprietários do Wii terão a opção de download do conteúdo do WiiWare e do Virtual Console diretamente para um cartão SD. Esta opção foi uma alternativa para resolver a memória insuficiente de armazenamento do console. Durante o anúncio teve a afirmação que a opção de download estaria disponível no Japão na primavera de 2009, a atualização permite o uso de cartões SDHC, aumentando o seu limite de 2 GB para 32 GB.

Wii Remote
O Wii Remote (também chamado de Wiimote) e antes como "freehand", é o controle e a principal atração do Wii, reside nele todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. Ele é um controle conectado ao console vía Bluetooth, onde os movimentos são captados e transmitidos pela Sensor Bar (Barra de Sensor) que o jogador faz ao movê-lo, funcionando como uma espécie de "mouse aéreo". Além disso, ele conta com um sistema de vibração (rumble) e um pequeno alto-falante que emite os sons mais simples e próximos do jogador, como o bater de uma espada ou o som de um tiro, que quando acertam seus alvos têm os sons emitidos pela televisão, dando a impressão do movimento do tiro no ambiente. Também é possível desligar o videogame à distância, apertando o botão "Power" em uma das extremidades do controle, sem precisar ir até o console para desligá-lo manualmente.

Para que o usuário não tenha a necessidade de ir até o aparelho para mudar as quantidades de jogadores, existe também a opção de mudá-lo pelo próprio controle. Alguns jogos podem requerer que o controle seja usado horizontalmente, como em jogos de corrida em Mario Kart Wii, assim como o controle do Nintendo Entertainment System. O Wii Remote tem a notável importância na estratégia da Nintendo para esta nova geração de videogames. O conceito já abordado da revolução no modo de se jogar, pode ser um fator decisivo na briga da atual geração. No Japão, algumas das marcas de televisão japonesa, já é possível que o Wii Remote possa mudar o volume e os canais.

O controle ainda possui em sua extremidade uma base para que sejam plugados alguns periféricos, entre eles o mais famoso, que é chamado de "Nunchuk", que possui os botões Z e C em formato de gatilho, uma alavanca analógica e conta também com sensores de movimento assim como o do Wii Remote. Ainda existe outros acessórios para serem plugados no Wii Remote, como o Classic controller (que foi feito para se jogar antigos jogos dos consoles da Nintendo), protetores feitos de silicone, para que o controle permaneça conservado e o Wii MotionPlus que foi feito como um dispositivo que conecta-se ao Wii Remote para aumentar a capacidade dos movimentos feitos pelo jogador em tempo real.




Especificações técnicas
A Nintendo anunciou algumas de suas especificações técnicas do Wii, mas algumas das principais, como a CPU, não foram reveladas, apenas divulgados através da impresa. Embora nenhum destes relatos foram confirmados oficialmente, eles geralmente apontam para o console com se fosse uma extensão ou até mesmo um avanço de seu antecessor, o Nintendo GameCube. Mais especificamente, as análises indicam que o Wii é de, aproximadamente, 1.5 a 2 vezes mais poderoso de que seu antecessor. Com base das especificações que acabaram "vazando", o Wii é o console menos poderoso do que os seus concorrentes da atual geração. O Wii usa um sistema de armazenamento similar ao GameCube, que usa um "bloco" de unidades, em vez de bytes, sendo que 8.12 blocos seriam um megabyte.

Processadores:
CPU: IBM PowerPC "Broadway", com tecnologia SOI CMOS de 90 nm com 729† Hz.
GPU: ATI "Hollywood", feito com CMOS de 90 nm com 243† Hz.
Memórias:
88 MB de memória primária (24 MB interno de 1T-Sram e 64 MB externo)
3 MB de memória de texturas e Framebuffer.

Capacidades e entradas:
Para 4 controladores de Wii Remote (conectado vía Bluetooth)
Quatro entradas para controles de Nintendo GameCube
Dois slots para cartão de memória do Nintendo GameCube
Slot de cartão SD (suporta cartão SDHC na atualização do Wii Menu 4.0)
Duas entradas USB 2.0
Um conector de sensor de movimentos
Entrada para acessórios do Wii Remote
Teclado USB opcional ao Menssage Board (apenas na atualização 3.0 e 3.1)
Módulo wireless Mitsumi DWM-W004 WiFi 802.11b/g
Compatível com USB 2.0 de adaptador LAN Ethernet
Saída AV Multi (analógica)

Armazenamento:
512 MB de memória flash
Aumento do limite do cartão SD, de 2 GB para 32 GB
Cartão de memória do Nintendo GameCube
Slot drive para ambos CDs de jogos, 8 cm ou 12 cm
Mask-ROM pela Macronix

Vídeo:
480p (PAL/NTSC), 480i (NTSC) ou 576i (PAL/SECAM) com 4:3 e 16:9 na televisão
AV Multi para componente S-vídeo, SCART e VGA

Audio:
Principal: Estério - Dolby Pro Logic II
Controlador: Built-in speaker

Consumo de energia:
18 Watts enquanto está ligado
9.6 Watts no modo stand-by com o WiiConnect24 ligado
1.3 Watts no modo stand-by


Questões técnicas
Na primeira atualização que o software do Wii recebeu através do WiiConnect24 fez com que algumas unidades ficassem totalmente inutilizáveis. Isto obrigou os usuários a enviar as suas unidades para reparação técnica com a Nintendo ou a possibilidade de trocá-los gratuitamente.

Com o lançamento dos produtos e dos jogos feitos de dupla camada para os discos ópticos do Wii, a Nintendo das Américas afirmou que alguns consoles poderiam ter uma dificuldade durante a leitura, devido as lentes dos lasers.

O Wii Remote também poderia acabar perdendo o seu foco nos movimentos com o Sensor Bar, exigindo uma nova sincronização. O site oficial de ajuda da Nintendo fornece as instruções para a configuração e solução de problemas relativos ao console.

Questões jurídicas
A Interlink Electronics, empresa especializada em tecnologia de interfaces de usuários, acabou apresentando uma ação judicial contra a Nintendo, sobre a violação das funcionalidades do Wii Remote, alegando a "redução das vendas e/ou os lucros em resultado das atividades ilícitas" da Nintendo. Outro caso foi com uma empresa chamada Texas-based company, mas conhecida como, Lonestar Inventions também abriu um processo contra a Nintendo, afirmando que a empresa copiou o design de um de seus capacitores, o mesmo usado no Wii.

A Anascape Ltd., tembém apresentou uma ação judicial contra a Nintendo por infrações relacionadas aos controladores do console. Em um veredicto que aconteceu em julho de 2008, concluiu que seria proibido à Nintendo de vender o Classic Controller apenas nos Estados Unidos, mas com discussões ao U.S. Court of Appeals for the Federal Circuit, congresso que trata de questões federais, a Nintendo está livre para poder continuar as vendas de seu Classic Controller para os Estados Unidos.

Recursos
O console inclui uma série de características internas disponibilizados a partir dos seus componentes de hardware e firmware que o usuário possa usar. O hardware permite a expansão através de portos extendibility enquanto o firmware pode receber atualizações periódicas, através do serviço online WiiConnect24.

Wii Menu
O Wii Menu formam coletivamente a interface do menu do Wii, onde contém os Channels do console que o jogador possui. Os seis primeiro Channels, que já estão incluídos ao Wii, são o Disc Channel, Mii Channel, Photo Channel, Wii Shop Channel, Forecast Channel, e News Channel. Eles foram inspirados na televisão, onde o usuário pode "navegar" pelos canais (com os botões + e -). Os vários Channels são indicados graficamente em uma grade, e a sua navegação é feita usando o próprio Wii Remote.

A tela pode ser modificada, podendo trocar os Channels de posição conforme as preferências do usuário, exeto o Disc Channel (channel que é feita a leitura do CD). Isto incluí também os jogos do Virtual Console e do WiiWare, que apenas podem ser usados quando o console está ligado na internet, pois quando é feito o download dos jogos, eles automaticamente viram novos Channels. Para se arrastar e mudar as posição dos Channels deve-se pressionar simultaneamente os botões A e B do Wii Remote.

Quando o Wii do jogador é conectado à Internet, ele ficará disponibilizado de obter e usar novos Channels, como o Internet Channel, Everybody Votes Channel, Check Mii Out Channel, Nintendo Channel, entre outros. Além de poder mandar mensagens para consoles de outros usuários, jogar os jogos que possuem Nintendo Wi-Fi Connection contra jogadores do mundo inteiro e receber atualizações através do WiiConnect24.

Retrocompatibilidade
O Wii é totalmente compatível com todos os jogos de seu antecessor, o Nintendo GameCube, também com o seus Memory Cards e seus quatro controladores. O Wii é totalmente compatível com todos os jogos em Mini DVD de 8 cm do seu antecessor, o Nintendo GameCube, assim como também é possível usar o joystick (controller) e memory card do GameCube nesses jogos. A compatibilidade também é nativa com os controles sem fio do GameCube (WaveBird) e os DK Bongos usados nos jogos Donkey Kong 1, 2 e 3 (sendo esse último lançado somente no Japão) e Donkey Kong Jungle Beat.

Conectividade com Nintendo DS
O sistema do Wii suporta conectividade de rede sem fio (Wireless) com o Nintendo DS sem quaisquer acessórios suplementares. Esta conectividade permite que o usuário possa utilizar a touchscreen (tela sensível ao toque) e o microfone do Nintendo DS mesmo jogando contra um jogador que possui um Wii.

A Nintendo deu o primeiro exemplo de um jogo usando a conectividade do Nintendo DS e o do Wii, sendo que foi Pokémon Battle Revolution. Posteriormente a Nintendo lançou o Nintendo Channel, que permite o download de demostrações de jogos do Wii ou dados adicionais para o Nintendo DS em um processo semelhante ao do DS Download Station que apenas possa ser usado se o console estiver ligado à internet.

Conectividade online
Ver artigos principais: Nintendo Wi-Fi Connection, WiiConnect24 e Internet Channel.
O console é capaz de se conectar à internet através de seu protocolo de conexão Wi-Fi 802.11b/g ou através de um conector USB, com ambos os métodos que permitam o acesso aos jogadores, eles ficam disponíveis de usar o serviço Nintendo Wi-Fi Connection. Os processos de segurança da rede Wireless do Wii são suportados por WEP, WPA (TKIP/RC4) e WPA2 (CCMP/AES). A conexão AOSS acabou sendo acrescentada discretamente na atualização do firmware 3.0, assim como o Nintendo DS, a Nintendo não cobra nenhum tipo de taxa para os usuários poderem jogar através do serviço, no Wii também existe a opção de adicionar um "amigo", utilizando o sistema Friend Code que nele os jogadores podem se conectar um ao outro com uma senha que possui 12 algarismos. Um outro tipo de conectividade é o Wii Message Board, no qual qualquer usuário pode enviar mensagens para um outro console.

O serviço tem várias outras funcionalidades para o console, incluindo o Virtual Console, WiiConnect24, o Internet Channel, Forecast Channel, Everybody Votes Channel, News Channel e o Check Mii Out Channel. O Wii tembém pode se comunicar e conectar com outros consoles Wii através da rede Wireless LAN, o jogo Battalion Wars 2 foi o primeiro a demonstrar esse tipo de recurso.

Em 9 de abril de 2008, a emissora BBC anunciou que a sua linha interativa, a BBC iPlayer, estará disponível no Wii através do Internet Channel, apenas para os usuários do Reino Unido.

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário