15 abril 2008

Magnavox Odyssey


Magnavox Odyssey foi o primeiro video game da história. Foi apresentado pela primeira vez em abril de 1972[1] e lançado em setembro do mesmo ano, antecipando o jogo Pong do Atari. É um console digital, embora muitas vezes seja erroneamente definido como analógico, devido à incompreensão de seu projeto de hardware.



Odyssey foi desenvolvido por Ralph Baer, que começou a trabalhar em um protótipo em 1966 e o terminou por volta de 1968.[2] Este protótipo, conhecido como Brown Box,[2] está agora no Museu Nacional de História Americana do Smithsonian Institution em Washington.[3][4] Apenas em Maio de 1986 a marca chega ao Brasil trazendo Odyssey 2, concorrente do Atari 2600.


Design
Odyssey é um console digital. No entanto, como todos as consolas até a oitava geração, ela utilizava um circuito analógico de saída de vídeo, devido ao facto dos televisores da época serem analógicos. Além disso, assim como a Nintendo 64 e posteriores, contava com um joystick analógico. Devido a estes dois fatores, muitos colecionadores erroneamente consideram a consola Odyssey como analógico, o que levou Baer a esclarecer que a consola realmente era digital. Os sinais eletrônicos trocados entre as várias partes (geradores de sincronização, matriz de diodos etc.) são binários.

O Brown Box era capaz de mudar a cor da tela para simular diversos cenários, mas no final a função foi removida, e no produto final de 1975 foi substituída por 12 folhas de acetato. Assim, o jogo exigia a fixação das folhas na tela do televisor para jogar, uma vez que o programa não era capaz de desenhar a linhas de demarcação de cada tipo de jogo.

História
A Magnavox estabeleceu um processo judicial contra o Atari, por violação de patente no projeto Pong da Atari, por ser parecido com o jogo de tênis do console Odyssey. Durante a próxima década, a Magnavox processou outras grandes empresas como Coleco, Mattel, Seeburg e Activision.


Videogames da série

Brown Box
O primeiro video game do mundo a ser comercializado. Ele também é conhecido por ser o primeiro sistema a utilizar cartuchos. Esta versão do Odyssey, bem como sua sucessora, perdeu a concorrência para o Pong, da Atari, por sua limitação de uso, restrita a televisores da Magnavox.
Odyssey Brown Box, o Odyssey original.

Odyssey 100 
Foi o primeiro de uma série de video games da Magnavox. Lançado em 1975 e tinha somente dois jogos: Tennis e Hockey.


Séries PONG
Série de máquinas de Pong (assim eram chamados os videogames caseiros da 1ª geração de consoles) fabricados com o intuito de competir com o próprio Pong, da Atari. Esses videogames tinham pouquíssimo tempo de vida no mercado (chegaram a lançar três modelos no mesmo ano) e fizeram relativo sucesso (foram lançados apenas nos EUA e na Europa).
Odyssey 200
Foi o segundo videogame da série Odyssey baseada em Pong. Lançado no mesmo ano de seu antecessor e vinha com dois chips da Texas Instruments que adicionavam o jogo smash e algumas marcações na tela. Ele podia ser jogado por 2 ou 4 pessoas.
Odyssey 300
Terceiro console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1976, sua grande diferença pro seu antecessor (Odyssey 200) era o design.
Odyssey 400
Quarto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e foi o primeiro a ter um placar digital (graças a um chip da Texas Instruments).
Odyssey 500
Quinto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e teve os tradicionais batedores trocados por desenhos de jogadores, além de mais 4 jogos (depois de três séries sem mudanças).
Odyssey 2000
O sexto console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1977, tinha quatro jogos (Tenis, Hockey, Smash, Practice) e só era possível jogar com um ou dois jogadores.
Odyssey 2001
Lançado somente na Europa em 1977 é o equivalente ao Odyssey 4000 americano. Ele tinha três jogos coloridos (tennis,hockey e squash), graças ao chip National Semiconductor MM-57105-N. O som e a pontuação são controlados pela TV.
Odyssey 3000
Lançado em 1977, ele foi o sétimo console da série Odyssey baseada em Pong da Atari. Vinha com controles destacáveis (pads num futuro próximo) e com os quatro jogos de sempre (tennis,hockey,smash e pratice).
Odyssey 4000
Foi o último console da série Odyssey nos EUA e terceiro de 77'. Vinha com os controles destacáveis e inovações em jogos (Soccer, Tênis, Hockey, Gridball, Smash, Smash Practice, Basketball e Basketball Practice).
Odyssey 2100
É a versão européia do que seria um Odyssey 5000 americano (que nunca foi lançado) e também último Odyssey Pong (1977). Por causa do novo chip National Semiconductor MM-57186-N ele tinha incríveis 6 jogos coloridos com variantes,o que somava 23 jogos.
Odyssey 5000
A última consola oficial. Nunca foi lançada. O mais moderno da categoria Odyssey.
Odyssey 2
Odyssey²

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário