18 abril 2008

Odyssey 2


Odyssey² ou Videopac (G7000) foi um console de videogame bastante popular nos anos 70 e 80.

O console foi criado em 1978 pela empresa Magnavox / Philips (estas empresas uniram-se em 1974 sob a liderança da Philips) como evolução do console da Magnavox anterior, o Magnavox Odyssey, o primeiro console de vídeo games doméstico de sempre.

O console foi lançado em Julho de 1978 nos Estados Unidos pela Magnavox com o nome Odyssey².

O console foi lançada em Dezembro de 1978 pela Philips em vários países europeus com o nome "Videopac G7000", incluindo Portugal. Na França foi usado o nome C52 e a distribuição só ocorreu em 1979.

No Japão o console foi lançado em 1982 com o nome Odyssey² também.

O sistema chegou ao Brasil em maio de 1983. Pelo fato do primeiro console Odyssey nunca haver sido lançado oficialmente no Brasil, a Philips optou por vender seu sucessor no país apenas como "Odyssey", sem o número; isto gera certa confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo.

A Magnavox projetou um nova console chamado de Odyssey3, tendo sido apresentado publicamente, mas o projeto foi cancelado nos Estados Unidos. A Philips no entanto aproveitou o projeto e lançou na Europa o console com o nome Philips Videopac + G7400. Existiu também um console Philips Videopac G7200.

A nova geração de consoles e jogos da Philips seria na plataforma MSX.

A Philips traduziu alguns jogos para o português, o jogo K.C.'s Krazy Chase! (um clone de Pac-Man) foi lançado no Brasil como "Come-Come" e o jogo Pickaxe Pete foi lançado como "Didi na Mina Encantada" (protagonizado pelo personagem Didi Mocó de Renato Aragão). O jogo Pac-Man foi mais tarde proibido devido a problemas legais com a Atari.

Na Coreia do Sul, foi lançado em 1983.





História
Depois do relativo sucesso de suas plataformas Pong, a Magnavox resolveu dar seguimento ao seu Odyssey e lançar a sua segunda geração de consoles. A Magnavox estava voltada para o desenvolvimento do Odyssey² desde o Odyssey 4000 e agora seus esforços se concretizavam no novíssimo Odyssey² (1978).

Pode-se dizer que, pelo menos na Europa e nos EUA, o Odyssey² / Videopac foi popular. Não vendeu tanto como o Atari 2600 ou o Mattel Intellivision, ficando com o terceiro lugar. Um diferencial era seu teclado "embutido", que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari.

Em termos de mercado o Odyssey² não chegou a competir diretamente com o Atari 2600 ou o Intellivision, pois ambos tiveram um marketing mais elaborado e com um suporte de jogos melhor do que o do Odyssey², embora a plataforma tenha conseguido um grande número de fãs na Europa e no Brasil. Na Europa a consola ZX Spectrum foi o maior concorrente. Outro fato que contribuiu para maior disseminação de outras plataformas foi a grande pirataria e produtos copiados — jogos, cartuchos e consoles — o que não aconteceu com o Odyssey2 / Videopac.

Muitos dos primeiros jogos, gráficos e embalagens foram desenhados por Ron Bradford e Steve Lehner. Vários jogos foram criados e programados por equipas contratadas pela Philips, como a GST (Andy Eltis, Jake Dowding, Graham Conduit, Mick Rouse, Paul Johnson, etc).


Videopac G7000

Popularidade
Pode-se dizer que, pelo menos na Europa (porém, também foi popular nos EUA), o Odyssey² foi popular. Não vendeu como o Atari 2600 ou o Mattel Intellivision, porém, vendeu mais do que todo o resto e seu teclado "embutido" era muito útil e popular também.

Popularide Relativa
O Odyssey² não chegou a competir diretamente com o Atari 2600 ou o Intellivision.O Atari 2600 e o Intellivision tiveram um marketing relativamente mais elaborado e o seu suporte de jogos também foi melhor do que o do Odyssey², porém, o Odyssey(assim conhecido no Brasil) teve até fan-clube em terras brasileiras e só não fez mais sucesso que o Atari 2600.

Outros nomes
Magnavox Odyssey² na América do norte.
Philips Videopac G7000 na Europa.
Philips Odyssey no Brasil.
Kōton Odyssey² no Japão.

Propriedades Técnicas
Processador: Intel 8048; clock: 3.57 Mhz.
Memória RAM: 256 bytes; 64 bytes no processador
Memória ROM: 1k na BIOS; 10k nos cartuchos
Memória de vídeo(VRAM): 256 bytes
Gráficos: Intel 8244 custom Audio/Video IC; 16 cores possíveis; 4 sprites suportados;
Som: Intel 8244 custom Audio/Video IC
Resolution: 280x192 Sprites: 4 Sound: 1-channel mono Game Media: 2K programmable game card

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário