18 abril 2008

Sega CD

Visando conter a popularidade do PC Engine CD (e não para competir diretamente com o Super Famicom), foi lançado em Dezembro de 1991 no Japão o Mega CD, o aguardado periférico que seria ligado ao Mega Drive para rodar jogos em CD ROM, já muito populares no Oriente. O Mega CD possibilitava aos fabricantes produzirem jogos com uma imensa capacidade de armazenamento. Ao console em si, ele adicionava novas capacidades gráficas (efeitos especiais de rotação, zoom, etc) e sonoras (mais 3 canais de som), processador mais potente (rodando a 12,5 Mhz) e a possibilidade de rodar vídeos Full Motion. O CD funcionava em conjunto com o console, acoplado em sua parte inferior.



Em Novembro de 1992 o periférico foi lançado nos EUA com o nome de Sega CD, custando cerca de US$ 299 (mais caro que o Genesis em território americano). Em outras palavras, a Sega tinha conseguido o ineditismo de cobrar mais de US$ 500 por uma plataforma completa de videogame!

Entretanto, apesar das melhorias, o acessório não resolveu o problema básico que afligia os usuários de jogos do Mega Drive, que eram as míseras 64 cores (no máximo) exibidas simultaneamente na tela. Na época também se dizia que os kits de desenvolvimento soltos pela Sega não permitiam o uso das melhorias gráficas extras do Mega CD, e que por isso, a empresa teria encorajado as softhouses a produzir "filmes interativos" ou RPGs.

O restante dos jogos do Mega CD/Sega CD variava de medíocres a péssimos. O que mais existiam eram conversões de jogos já lançados para o Genesis, com apenas fases a mais, filminhos adicionais ou músicas orquestradas, e só. Não valia a pena comprar o periférico, mas graças ao número de RPGs desenvolvidos para ele (no Japão), e o sucesso do Genesis nos EUA, mais de 6 milhões de Sega CDs foram vendidos, o que gerou um suporte razoável a plataforma em termos de quantidade de jogos (mais de 200 em sua jogoteca).

Modelos
Mega-CD I (Sega CD): Primeiro modelo que era de gaveta (12 de dezembro de 1991 no Japão depois lançado nos EUA com nome diferente em abril e Europa no mesmo mês do lançamento americano, depois lançado no Brasil em maio).


Mega-CD II (Sega CD II na América do norte e no Brasil): Modelo desenhado para o Mega Drive 2, mas compatível com o primeiro modelo utilizando um periférico, e custo de fabricação Reduzido.

JVC Wondermega RG M1 (lançado em 1 de abril de 1992 apenas no japão): Uma combinação de Mega Drive com Mega-CD. Versão com som superior, compatível com karaokê e com melhor desempenho em vídeo.



JVC Wondermega Modelo RG M2 (LANÇADO APENAS NO JAPÃO): Segundo modelo do JVC Wondermega, com mudanças no design e compatibilidade com controle sem fio de fábrica.


Sega Multi-Mega (Sega CDX na América do norte e no Brasil): Um CD Player portátil que possui capacidade de rodar tanto jogos de Mega Drive quanto de Sega Cd, além de rodar CDs de áudio e karaokê.

Pioneer LaserActive Sega Mega-CD module: Um periférico disponível para o sistema LaserActive.



Especificações técnicas

Processador
CPU Motorola 68000 com clock de 12,5 MHz. Os jogos para Sega CD utilizam o CPU do Sega CD juntamente com o CPU do Mega Drive/Genesis, que possui o mesmo Motorola 68000, mas com underclock de 7,8 MHz. Para jogos de Mega Drive, o CPU do Sega CD fica em espera.
16 Bits de processamento

Memória
RAM principal: 6 Mbits
CD-Rom: 128 Kbits
Áudio RAM: 512 Kbits para PCM
Backup RAM: 64 Kbits

Gráficos
512 cores disponíveis, sendo 64 simultaneamente
Efeitos como Rotating, Scalling e Zoom
Reproduz vídeos com até 256 cores (Fato ocorrido apenas com Eternal Champions CD)
Resolução máxima 320x240px

Áudio
8 Canais PCM Stereo
6 Canais FM
3 Canais PSG
1 Canal PWM

Mídia
CD-Rom 1X (150 kbps)
Velocidade de acesso ao CD: 800ms

Entrada e saída
Slot para comunicação com o Mega Drive
Entrada de linha
Saída de linha RCA

BIOS
ROM: 1 Mbit
Uso para jogos, CD player e Karaokê

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário