15 abril 2008

Sega Saturn

 


História
O desenvolvimento do Sega Saturn foi composto de muita especulação, já que não era costume das empresas divulgarem muitas informações concretas durante o desenvolvimento de seus produtos.


Em meados de 1991 apareceram diversas notícias sobre um novo console em desenvolvimento pela Sega chamado GigaDrive, que seria baseado na nova placa System 32 que começava a ser utilizada nos fliperamas da época. Do mesmo modo que o Mega Drive foi originado da placa System 16, fazia sentido acreditar que o GigaDrive estivesse sendo desenvolvido utilizando a System 32 como base. Mas o tempo passou e nunca ocorreu uma confirmação oficial sobre o GigaDrive vindo da Sega.


Em 1993 começaram a aparecer rumores sobre dois projetos separados de 32-bit da Sega: o Jupiter , á base de cartuchos, e o Saturn, á base de CDs. Especificações técnicas mostravam que o console havia sido projetado para ser a plataforma mais poderosa disponível na época para jogos 2D. Ao mesmo tempo a Sony apresentava seu Playstation, um poderoso videogame focado especialmente em jogos 3D, pegando a Sega desprevinida. Gráficos 3D bem elaborados eram privilégios das caras placas usadas em fliperama, se a SONY realmente conseguisse colocar essa tecnologia em um videogame à um preço acessível com certeza seria o fim do Saturn. Tentando resolver essa situação, as especificações técnicas do Saturn foram alteradas com a adição de novos processadores, agora dando maior suporte à polígonos e ao processamento de gráficos 3D. O Sega Saturn agora estava pronto para competir com o Sony Playstation.
O Jupiter se tornou o periférico do Mega Drive chamado Sega 32X, que teve pouco sucesso e jogos desenvolvidos.

O Sega Saturn foi lançado no Japão em 22/11/1994 e inicialmente obteve grande sucesso, chegando a mais de 500.000 unidades vendidas até o Natal do mesmo ano. Nos Estados Unidos o início não foi tão bom. Na feira E3 em maio de 1995 a Sega pegou todos de surpresa quando anunciou que o Saturn começava a ser vendido com 6 meses de antecedência, só que poucas lojas haviam recebido o console e ainda havia o problema da pouca diversidade de jogos disponíveis para o lançamento. Com preço inicial de US$399, a Sega já enfrentava o seu primeiro revés alí mesmo na E3, quando a Sony anunciou que mantinha a data de lançamento do Playstation para o final do ano mas à um preço de US$299.

Mesmo baixando o preço do console e criando promoções a Sega não conseguiu muito sucesso com o Saturn nos Estados Unidos, mas no Japão o Saturn é um dos consoles mais bem-sucedidos da empresa, e se manteve na liderança até o lançamento do jogo Final Fantasy VII para o PlayStation em 1997, mas manteve a segunda posição frente ao concorrente Nintendo 64 durante toda a sua vida.

Em 1999 o Saturn foi descontinuado em favor do Dreamcast.
Hoje em dia se discute quais foram os principais erros cometidos pela Sega durante a era Saturn, dentre quais podemos destacar:
-Lançamento prematuro nos Estados Unidos sem contar com uma boa diversidade de jogos;
Por possuir um arquitetura mais complexa, com três processadores, o desenvolvimento de jogos para o Saturn custava mais caro e levava mais tempo do que para o console da Sony;
-Os kits de desenvolvimento iniciais eram muito complicados e pouco eficazes, o que tornava o trabalho do programador mais difícil e demorado;
-Nenhum jogo oficial do mascote Sonic, só uma compilação, um jogo de corrida e um port do Mega Drive. Sonic X-Treme foi anunciado, mas cancelado.
-Inexplicavelmente, alguns dos melhores jogos do Saturn nunca foram lançados fora do Japão. Foram mais de 600 jogos lançados no Japão, enquanto a lista americana não passou de 250 títulos.

Especificações técnicas
Barramento de sistema: 32 bit;
CPU: 2 processadores Hitachi SuperH2 RISC;
Velocidade de Clock: 28.6 MHz;
Resoluções: 352x240/640x240/704x480;
Cores simultâneas na tela: 16,7 milhões;
Dois processadores gráficos: VDP 1 e VDP 2, ambos com barramento de 32 bit e com ciclo de 7.1590 MHz (padrão NTSC e PAL-M), sendo o VDP1 destinado a execução e controle de sprites, e o VDP2 a criação e manipulação de polígonos (500,000 polígonos por segundo com textura) de backgrounds;
Som: sintetizado por um chip Yamaha de 24 bit, com 32 canais PCM, 8 canais FM e com taxa de amostragem de 44,1 Khz, controlado por um processador Motorola 68EC000;
RAM: 4MB (Expansível até 8MB);
CD-ROM: Drive de 4X (transferência de dados a 320KBps).


Primeiro modelo do controle original do Sega Saturn.

3D Control Pad com alavanca analógica (Versões Norte Americanas e Europeias) vendidas juntamente com o jogo Nights e Sonic R.



Multitap do Sega Saturn.

O Sega Net Link.

A placa-mãe do Saturn, o console tinha um hardware considerado pouco amigável para o desenvolvimento.

Modelos e Cores




Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário