15 abril 2008

Xbox 360

O Xbox 360 é um console de video games desenvolvido pela Microsoft. Como sucessor do Xbox original, é o segundo console da série Xbox. Ele competiu com o PlayStation 3 da Sony e o Wii da Nintendo como parte da sétima geração de consoles. Foi oficialmente anunciado na MTV em 12 de maio de 2005, com lançamento detalhado e informações dos jogos anunciadas mais tarde na edição de 2005 da E3.


O Xbox 360 possui um serviço online, a Xbox Live, que foi expandida a partir de sua iteração anterior no Xbox original e recebeu atualizações regulares durante a vida útil do console. Disponível em variedades gratuitas e baseadas em assinatura, a Xbox Live permite aos usuários jogar jogos online; baixar jogos (através da Xbox Live Arcade) e demos; comprar e transmitir músicas, programas de televisão e filmes através dos portais Xbox Music e Xbox Video e acessar serviços de conteúdo de terceiros através de aplicativos de transmissão de mídia. Além dos recursos multimídia on-line, ele permite aos usuários transmitir mídia de PCs locais. Vários periféricos foram lançados, incluindo controles sem fio, discos rígidos com armazenamento expandido e a câmera sensora de movimentos: o Kinect. O lançamento desses serviços adicionais e periféricos ajudou a marca Xbox a crescer a partir de jogos para englobar todos os multimídia, transformando-o em um hub para entretenimento na sala de estar.

Lançado em todo o mundo entre 2005 e 2006, o Xbox 360 foi inicialmente escasso em muitas regiões, incluindo a América do Norte e a Europa. As primeiras versões do console sofreram uma alta taxa de falha, indicada pelas chamadas "Três Luzes Vermelhas", exigindo uma extensão do período de garantia do dispositivo. A Microsoft lançou dois modelos redesenhados do console: o Xbox 360 S em 2010, e o Xbox 360 E em 2013. Em junho de 2014, 85.60 milhões de consoles Xbox 360 foram vendidos em todo o mundo, tornando-se o sexto console de videogames mais vendido da história, e o console mais vendido feito por uma empresa americana. Embora não seja o console mais vendido de sua geração, o Xbox 360 foi considerado pelo TechRadar como o mais influente através da sua ênfase na distribuição de mídia digital e jogos multiplayer na Xbox Live.

Modelo original do Xbox 360 Premium (2005)

Modelo da versão Slim do Xbox 360 S (2010)

A terceira revisão de hardware, o Xbox 360 E (2013)

Desenvolvimento
Conhecido durante o desenvolvimento como Xbox Next, Xenon, Xbox 2, Xbox FS ou NextBox, o Xbox 360 foi concebido no início de 2003. Em fevereiro de 2003, o planejamento da plataforma de software Xenon começou e foi liderado pelo vice-presidente da Microsoft J Allard. Naquele mês, a Microsoft realizou um evento para 400 desenvolvedores em Bellevue, Washington, para recrutar suporte para o sistema. Também nesse mês, Peter Moore, ex-presidente da Sega of America, se juntou à Microsoft. Em 12 de agosto de 2003, a ATI foi escolhida para produzir a GPU do novo console, um acordo que foi anunciado publicamente dois dias depois. Antes do lançamento do Xbox 360, vários kits de desenvolvimento Alpha foram vistos usando o hardware Power Mac G5 da Apple. Isso porque o processador do sistema PowerPC 970 roda a mesma arquitetura PowerPC que o Xbox 360 usaria em um processador IBM Xenon. Os núcleos do processador foram desenvolvidos utilizando uma versão ligeiramente modificada do processador Cell do PlayStation 3 que usava a arquitetura PPE. De acordo com David Shippy e Mickie Phipps, os funcionários da IBM estavam "escondendo" seu trabalho da Sony e da Toshiba, parceiros da IBM no desenvolvimento do Processador Cell. Jeff Minter criou o programa de visualização de música Neon que está incluído no Xbox 360.

Lançamento
O Xbox 360 foi lançado em 22 de novembro de 2005, nos Estados Unidos e no Canadá; 2 de dezembro de 2005, na Europa e 10 de dezembro de 2005, no Japão. Mais tarde, foi lançado no México, Brasil, Chile, Colômbia, Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Índia e Rússia. No seu primeiro ano no mercado, o console foi lançado em 36 países, mais países do que qualquer outro console lançado em um único ano.

Hardware
O Xbox 360 em si tem ligeira concavidade dupla em branco fosco ou preto. A cor oficial do modelo branco é Arctic Chill. Ele possui uma porta na parte superior quando vertical (lado esquerdo quando horizontal) no qual uma unidade de disco rígido personalizada pode ser conectada.

Nos modelos S e E, o compartimento do disco rígido está na parte inferior quando vertical (lado direito quando horizontal) e requer a abertura de uma porta oculta para acessá-lo (isso não anula a garantia). Os discos rígidos dos modelos S e E são unidades de laptop SATA padrão de 2,5", mas possuem um gabinete e firmware personalizados para que o Xbox 360 possa reconhecê-lo.

Várias unidades de disco rígido foram produzidas, incluindo opções em 4, 20, 60, 120, 250 ou 320 GB. No interior, o Xbox 360 usa uma CPU de três núcleos da IBM chamada de ''Xenon'', com cada núcleo capaz de processar simultaneamente dois tópicos (threads), e, portanto, podendo operar em até seis segmentos de uma vez. O processamento gráfico é feito pela ATI Xenos, que tem 10 MB de eDRAM. Sua memória RAM tem 512 MB de Tamanho que Compartilhava com sua GPU ou seja As desenvolvedoras de Jogos eram livres para aumentar as texturas no Xbox 360 pois ele ''Tinha'' mais memoria de GPU que no Concorrente PS3 com Apenas 256 MB e 256 MB de RAM.

Acessórios
Muitos acessórios estão disponíveis para o console, incluindo controles com fio e sem fio, placas de rosto para personalização, fones de ouvido para bate-papo, uma webcam para bate-papo por vídeo, tapetes de dança e Gamercize para exercícios, três tamanhos de unidades de memória e cinco tamanhos de discos rígidos (20, 60, 120, 250 e 320 GB), entre outros itens, todos com estilo para combinar com o console.

Chatpad acoplado ao controle

Kinect
Kinect é uma "experiência de entretenimento e de jogos sem controle" para o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1 de junho de 2009 na Electronic Entertainment Expo daquele ano, sob o codinome Project Natal. O periférico adicional permite aos usuários controlar e interagir com o Xbox 360 sem um controle tradicional usando gestos, comandos falados e objetos e imagens apresentados. O acessório é compatível com todos os modelos Xbox 360, conectando-se a novos modelos através de um conector personalizado e aos mais antigos através de um adaptador USB e de rede. Durante o discurso principal da CES 2010, Robbie Bach e o ex-CEO da Microsoft Steve Ballmer continuaram dizendo que o Kinect seria lançado durante o período de férias (novembro-janeiro) e funcionará com qualquer console Xbox 360. Seu nome e data de lançamento foram anunciados oficialmente em 13 de junho de 2010, antes da conferência de imprensa da Microsoft na E3 2010.


Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário