14 maio 2009

SNK

SNK Playmore (antiga SNK) é uma empresa japonesa de videogames. SNK é um acrônimo para Shin Nihon Kikaku, ou "Projeto Novo Japão". A empresa foi fundada em Osaka em julho de 1978 por Eikichi Kawasaki com o propósito de criar e produzir programas eletrônicos e componentes de informática para uma série de usos. Seu produto mais famoso é o sistema de jogos arcade e doméstico Neo-Geo e várias das séries de jogos para ele como Metal Slug, Samurai Shodown, Fatal Fury, Art of Fighting e The King of Fighters.

História da SNK
A SNK respondeu por grandes êxitos na década de 1980, como Vanguard, P.O.W. e o famoso Ikari Warriors. As versões caseiras para os videogames da época saíram logo depois, devido ao grande êxito.
A SNK sempre visou à inovação. Na época do auge dos videogames caseiros, a prioridade da SNK ainda era inovar nos arcades, e foi assim que ela criou a placa chamada MVS (Multi Video System).


Esta placa funcionava como os videogames da época: jogos em cartuchos. Ela vinha com uma placa aclopada (o cartucho) e, trocando-se esta placa, trocava-se o jogo, diferindo dos arcades convencionais da época, em que somente se podia alterar o jogo trocando-se a máquina inteira. Outra dádiva que a MVS fornecia para o proprietário na época era o poder de aclopar até 4 jogos na placa, mudando-os quando bem entendesse mediante um interruptor no interior do gabinete. Esta foi uma boa tática da SNK, pois o proprietário poderia diferenciar os jogos para seus clientes a seu bel prazer.

A MVS tem 2 processadores: O Motorola-68000 de 16 bits e o Z-80 de 8 bits. Estes chips, apesar de muito poderosos, eram baratos para a época, e a criação de jogos baseada nas instruções de ambos os processadores era de fácil programação. Outro ponto positivo é que estes processadores eram conhecidos pelas empresas produtoras de jogos, pois eles já haviam aparecido em outros arcades e consoles da época justamente pela facilidade de produção.
A MVS tinha um poderoso processador gráfico. 330 Megabits foi como um slogan por aparecer em todos os jogos que usavam esta placa. A MVS era a placa mais poderosa para processamento de vídeo da época. Enquanto os videogames caseiros tinham 16 Megabits de memória, a MVS tinha 330 Megabits. Ou seja, enquanto os videogames caseiros podiam produzir 64 cores e 80 sprites, a MVS conseguia a proeza de 4096 cores e 380 sprites.

Devido ao êxito obtido na época com a MVS, a SNK resolveu dar mais um grande passo, criando o Neo Geo. O Neo Geo funcionava exatamente igual à MVS: dentro do videogame, apenas os processadores. Todo o resto estava dentro do cartucho. Isto resultou em um fato curioso, que acabou se tornando uma peculiaridade do Neo Geo: o cartucho era quase do mesmo tamanho que o videogame! Cada controle também era do tamanho do próprio console, e desenhado para se parecer com um controle de arcade, com uma "manivela" e quatro grandes botões, ao contrário dos botões direcionais e delicados dos consoles da época. Ele tinha 2 processadores, um de 16 bits, e o outro de 8 bits; porém, o Neo Geo tinha um defeito grave: era muito caro.
Depois que a Capcom inovou lançando o Street Fighter II, tendo um êxito estrondoso, a SNK entrou na mesma linha de jogos, intitulados Fighting Games, criando muitos de êxito: Art of Fighting, Fatal Fury, Samurai Shodown, The King of Fighters e outros menos conhecidos. Mas a SNK também foi um marco importante para a inovação dos jogos de luta, aprimorando os sistemas, criando barras de golpes fortes, onde se precisa enchê-la toda para se fazer um super golpe, dentre outros.

A partir daí, a SNK começou a vender muito bem. Uma nota para se ressaltar era que o Neo Geo, juntamente com o Turbo Grafx, apresentavam o recurso de memory card, mostrando como a SNK se preocupava com inovação. Com este recurso, o jogador poderia levar seu progresso para os arcades e continuar o seu jogo de onde parou. Isso, já naquela época. Este era o poder da SNK.

Arcade SNK

Neo Geo

Neo Geo CD






Subsidiárias e empresas relacionadas
Neo Geo do Brasil antiga subsidiária brasileira, chegou a vender o console Neo-Geo CD, funcionou entre os anos de 1993 e 1998.
SNK Playmore H.K. Co., Ltd. é responsável pelo licenciamento de personagens, assim como a venda dos aparelhos e jogos para a Ásia (com exceção do Japão e da Coréia do Sul).
SNK Playmore USA Corporation é responsável pela venda dos jogos nas Américas.


História detalhada


Inicio
1978

• Eikichi Kawasaki funda a Shin Nihon Kikaku Electronics Corporation em Osaka, Japão. Inicialmente com o objetivo de desenvolver componentes de hardware e software para diversos clientes, porém logo expande os negócios para o ramo dos games "coin op".

1979
• A empresa lança o primeiro jogo: Ozma Wars, um shooter espacial.

• O segundo jogo: Safari Rally. Talvez um dos poucos com o nome "Shin Nihon Kikaku" propriamente dito na tela de copyright.

1980
• Lançado Sasuke vs. Commander

1981
• O terceiro jogo: Vanguard, um side scrolling shooter que muitos consideram o precursor de sucessos como Gradius e R-Type.
• SNK licencia Vanguard para a Centuri, que logo distribui o jogo na América do Norte. Foi um sucesso.

• Nasce a SNK Corp. of America no dia 20 de setembro, em Sunny Vale, California, sob o comando de John Rowe.

• SNK se foca no desenvolvimento e distribuição de jogos para consoles.

1982
• Lançamento de Lasso.

1983
• Lançamento de Joyful Road e Marvin's Maze.

1984
• Período de vários lançamentos. Entre eles, Gladiator 1984, Jumping Cross, Mad Crasher, Main Event e Vanguard II.

1985
• Lançado o jogo Alpha Mission, de naves. Outros jogos do mesmo ano: HAL 21 e TNK III.
• SNK assina com a Nintendo para ser third-party da Nintendo Family Computer (Famicom).

• Nasce a SNK Home Entertainment em Torrance, California.

• John Rowe deixa a presidência da SNK of America para fundar a Tradewest.

• Paul Jacobs assume a presidência das duas SNKs.

1986
• SNK lança "Athena", um jogo de plataforma.
• Ikari Warriors chega renovando o estilo shoot'em up. Com o sucesso não demorou para ser convertido para Atari 3600, Atari 7800, Commodore 64 e Commodore Amiga. SNK começa a brilhar mais forte.

• Lançado Psycho Soldiers.

• No mesmo ano chega a continuação de Ikari: Victory Road.

1987
• Athena, Alpha Mission e Ikari Warriors ganham uma conversão para NES.
• SNK continua a lançar jogos para arcades. Muitos foram produzidos na América do Norte graças a empresa Romstar (distribuidora e second-party).

1988
• Lançado o jogo POW (Prisoners of War).
• Ikari II: Victory Road ganha conversão para NES.

1989
• Lançados Ikari III: The Rescue, Beast Bursters e Baseball Stars (um gênero até então incomum nos games).
• Com o sucesso das conversões para NES, a SNK decide lançar jogos exclusivos para o console da Nintendo. O primeiro: Baseball Stars. Cristalis (God Slayer no Japão) é o segundo, um RPG similar ao Legend of Zelda, da Nintendo.

• Lançado o NEO·GEO MVS (Multi Video System) em resposta à mudança de foco; dos consoles novamente aos arcades. O gabinete é capaz de suportar até 6 jogos e reduz preço, tempo e espaço dos operadores. Os primeiros jogos: NAM 1975, Baseball Stars Proffessional, Top Players Golf e Magician Lord.

• Subsidiárias Takara, Saurus e Romstar se tornam responsáveis pelas conversões dos jogos da SNK para consoles caseiros.

1990
• Lançamento do NEO·GEO AES (Advanced Entertainment System). A placa-mãe é a mesma do NEO·GEO MVS, sendo assim superior aos demais concorrentes de 16 bits da época (SNES e Mega Drive). O preço porém não agrada: $599 (depois reduzido para $399) e os cartuchos $200.
• NEO·GEO AES: o primeiro a utilizar o sistema de Memory Card.

• Na América do Norte, inicia uma grande campanha publicitária para o NEO·GEO AES: "Bigger, Badder, Better" representado por um pitbull.

1991
• Começa a guerra entre SNK e Capcom nos jogos de luta.
• Lançamento de Street Fighter 2 pela Capcom. A SNK responde com Garou Densetsu (Fatal Fury) para MVS sete meses depois.

1992
• Lançamento de Ryuuko no Ken (Art of Fighting) para MVS.
• Sammy lança Viewpoint para NEO·GEO AES.

• SNK Home Entertainment e SNK Corp. of America se fundem nasce a SNK of America.

• Paul Jacobs abandona a presidência da SNK of America e em seu lugar entra Marty Kitazawa.

• John Barone é promovido à vice presidência da divisão de arcades.

1993
• Lançamento de Samurai Spirits (Samurai Shodown) para MVS.

1994
• Lançamento de Samurai Spirits 2 (Samurai Shodown 2) para MVS.
• Lançamento de The King of Fighters '94, jogo que usa um sistema de times (3x3) e personagens de várias séries da SNK, como Art of Fighting, Fatal Fury, Ikari Warriors, Athena entre outros.

• Data East, Taito, Hudson e Alpha Denshi (ADK) viram third-party do NEO·GEO MVS e AES, levando títulos fortes como Double Dragon, Bomberman e Bust-A-Move aos arcades da SNK.

• NEO·GEO CD lançado em setembro com cerca de 25.000 unidades vendidas no Japão. Reduziu drasticamente o preço dos jogos, mas o problema é o enorme tempo de loading: de 30 a 40 segundos dependendo do jogo.

1995
• SNK of America lança o NEO·GEO CD nas Américas. Não foram feitos muitos investimentos em publicidade e as vendas foram prejudicadas por causa do lançamento dos consoles da geração dos 32 bits: Sony Playstation e Sega Saturn.
• SNK lança o NEO·GEO CDZ, upgrade do NEO·GEO CD, com mais memória interna e loadings menos demorados. Não foi vendido oficialmente na América e o tempo de vida útil do console costuma ser de apenas de 2 a 3 anos.

Lançados os jogos Fatal Fury 3, Savage Reign, The King of Fighters '95, Samurai Spirits 3 e Real Bout Fatal Fury para os arcades MVS.

• Com prejuízos a divisão americana se concentra somente nos arcades. Muitos executivos importantes da era "Bigger, Badder, Better" deixam a empresa, que acabou sendo controlada diretamente pela própria SNK do Japão.

1996
• Lançamentos do ano: Art of Fighting 3, The King of Fighters '96, Kizuna Encounter, Samurai Spirits 4 e Metal Slug para MVS.
• SNK adquire a Nazca Corporation, responsável pelo jogo Metal Slug.

1997
• Máquinas Neo-Print começam a ser distribuídas.
• Lançamento do Hyper NEO·GEO 64. Sistema similar ao NEO·GEO MVS, mas com capacidade para gerar gráficos em 3D.

• SNK renasce fora do Japão com a nova SNK USA, com John Barone na presidência da divisão de arcades e sua esposa, Susan Barone como vice-presidente da divisão Consumer.

• Lançados os jogos: Real Bout Fatal Fury Special, The King of Fighters '97 e Last Blade para MVS.

Para o Hyper NEO·GEO 64 chega Samurai Spirits 64.

1998
• SNK pega a onda dos portáteis e lança o NEO·GEO Pocket, lançado apenas no Japão.
• Lançados os jogos: Metal Slug 2, Real Bout Fatal Fury 2, The King of Fighters '98 e Last Blade 2 para a MVS.

• Samurai Spirits Warrior's Rage chega para Hyper NEO·GEO 64.

• Alguns ex-funcionários da SNK fundam a empresa Noise Factory.

1999
• Lançados os jogos: Metal Slug X, The King of Fighters '99 e Garou Mark of the Wolves para MVS.
Para o Hyper NEO·GEO 64 temos: Beast Busters: Second Nightmare, Fatal Fury Wild Ambition e Buriki One.

• Com o fraco desempenho do primeiro portátil a SNK lança o NEO·GEO Pocket Color. Vários nomes de peso ganharam uma versão "Pocket", como KOF R-2, Fatal Fury First Contact e Samurai Spirits.

• SNK firma uma parceria com a Sega e o Dreamcast e lança KOF Dream Match 1999 (remake de KOF'98). Para o portátil da SNK, a Sega lança Sonic Pocket Adventure.

• SNK USA também lança o portátil colorido nos Estados Unidos, mas poucas mil unidades são vendidas.

• Insatisfeita com as baixas vendas e com o pouco impact que o HNG64 teve nos EUA, a SNK of Japan libera, em junho, John e Susan Barone de seus contratos, que venceriam no final do ano.

• Entra Ben Herman na presidência da SNK USA, que gasta aproximadamente 4 milhões para promover o NEO·GEO Pocket Color pelos Estados Unidos. De comerciais pelos canais mais conhecidos como MTV e Cartoon Network às lojas como Toys "R", Herman havia conseguido o que os Barone não: espalhar o portátil pelos EUA.

• O alto investimento e pouco retorno do Hyper NEO·GEO 64, a amulação imediata de seus lançamentos para a MVS, e as decepcionantes vendas do NEO·GEO Pocket Color deixam a SNK no vermelho.

• Assinado um acordo entre SNK e Capcom, onde as empresas poderiam desenvolver 3 jogos com personagens dos dois "universos".

• SNK lança SNK vs. Capcom: Card Fighter's Clash - Capcom Version e SNK vs. Capcom: Card Fighter's Clash - SNK Version para NEO·GEO Pocket Color.

• Algum tempo depois, SNK vs. Capcom: Match of the Millennium chega ao portátil de empresa.


Aruze compra a SNK

2000
• Aruze, empresa do ramo de máquinas caça-níqueis, compra a SNK. Ao invés de investir no ramo dos videogames, a empresa usa os personagens da SNK em benefício próprio.
• Com a SNK repleta de dívidas, a Aruze fecha todas as filiais da SNK pelo mundo. Eikichi Kawasaki e outros executivos deixam a empresa. Ben Herman, ex-presidente da SNK USA vai para a Nintendo onde segue como diretor de vendas.

• Lançados os jogos Metal Slug 3 e The King of Fighters '2000.

• Capcom lança Capcom vs SNK - Millennium Fight 2000 para Sega Naomi/Dreamcast.

• Equipes das diferentes séries da SNK saem da empresa se dividem. O time de KOF forma a Brezzasoft (fundada por Kawasaki), o de Metal Slug vai para a Noise Factory e o de Samurai Spirits forma a Yuki Enterprise.

• Eolith e Brezzasoft formam parceria e acertam com a SNK para produzir The King of Fighters '2001.

2001
• SNK lança SNK vs Capcom: Card Fighters 2 Expand Edition para NEO·GEO Pocket Color.
• Capcom lança Capcom vs. SNK 2 - Millionnaire Fighting 2001 para Sega Naomi/Dreamcast.

• Grupo de ex-acionistas da SNK acusam a Aruze pelas perdas de aproximadamente 27 bilhões de ienes. Pressionada, decreta a falência da SNK, em 21 de outubro.

• Será o fim? •
Aruze, uma gigante do ramo dos Pachislots decide por um fim na agonia da SNK. Porém, não satisfeito, Eikichi Kawasaki decide que a história não deve parar por aí e entra em ação para tentar salvar sua empresa.


2001
• Eikichi Kawasaki funda a Playmore Corporation e compra os direitos sobre o nome NEOGEO, The King of Fighters, Metal Slug e outras IPs (Intelectual Proprieties, ou Propriedades Intelectuais) da antiga SNK, que estavam nas mãos da Aruze.

• O plano de Kawasaki para reunir os funcionários da SNK entra em ação.

• Após The King of Fighters '2001, a Playmore adquire a Brezzasoft, formada basicamente por programadores e designers da série KOF e a renomeia para SNK NeoGeo Corporation. A distribuidora Sun Amuzement também se junta ao grupo SNK NeoGeo.

• Novas filiais são criadas na Coréia do Sul e Hong Kong.

• Para cooperar com o "renascimento" do NEOGEO, a Noise Factory lança Sengoku 3.

Logotipo da Playmore Corporation



2002
• Eolith lança The King of Fighters '2002: Challenge to Ultimate Battle para MVS.

• A empresa coreana Mega Enterprise, em parceria com a japonesa Noise Factory, lança Metal Slug 4 para MVS.

• Rage of the Dragons chega aos arcades MVS pela Evoga, em parceria novamente com a Noise Factory.

• Outubro: Eikichi Kawasaki e a Playmore entram na justiça contra a Aruze, por usar os personagens da SNK em suas máquinas pachislot sem permissão.

• Dezembro: Nova filial nos Estados Unidos sob o nome SNK NeoGeo USA. Ben Herman é convocado pela Playmore para uma reunião no Japão. Volta como o presidente da SNK NeoGeo USA.O objetivo é dar continuidade ao arcade MVS.

2003
• Março: Sun Amusement muda de nome e passa a se chamar SNK NeoGeo.

• Noise Factory lança Power Instinct Matrimelee, em parceria com a Atlus.

• Julho: Data East, antiga third-party da SNK fecha as portas.

• Julho: Kawasaki readquire os direitos sobre o nome "SNK" e a Playmore Corporation se torna SNK Playmore Corporation.

• Julho: Playmore lança SNK vs. Capcom SVC Chaos para MVS.

• Setembro: SNK anuncia uma parceria com a Sammy para desenvolver KOF para o sistema Atomiswave.

• Outubro: Yuki Enterprise e Playmore lançam Samurai Spirits Zero (Samurai Shodown V) para MVS.

• Outubro: Ben Herman abre uma segunda filial nos Estados Unidos, a SNK NeoGeo USA Consumer Corporation; voltada ao consumidores caseiros (videogames, portáteis etc.).

• O caso SCEA. A Sony of America não aprova o lançamento dos jogos da SNK Playmore pela baixa qualidade gráfica. Como solução, são lançados em "packs": KOF 2000 + KOF 2001, Metal Slug 4 + 5, KOF 2002 + KOF 2003 etc.

• Novembro: SNK Playmore e Noise Factory lançam Metal Slug 5 para os arcades MVS.

• Dezembro: The King of Fighters 2003 chega aos arcades MVS. É considerado o primeiro KOF da SNK Playmore.


2004
• Janeiro: Caso Aruze. Decisão da justiça de Osaka a favor da SNK Playmore, que obtém aproximadamente 5 bilhões de ienes.

• Abril: SNK Playmore e Yuki Enterprise lançam Samurai Spirits Zero Special (Samurai Shodown 5 Special). O sistema de arcades MVS é descontinuado após longos 15 anos.

• Julho: SNK Playmore e Sammy lançam The King of Fighters Neowave para os arcades Atomiswave.

• Agosto: Chega ao Playstation 2 o primeiro KOF em 3-D, produzido em conjunto pela SNK Playmore e Noise Factory: KOF Maximum Impact.

• Novembro: SNK NeoGeo Corporation e SNK Playmore Corporation formam uma única empresa, a SNK Playmore Corp.

• Dezembro: SNK NeoGeo USA Consumer Corporation muda seu nome para SNK Playmore USA. Ao mesmo tempo, a divisão asiática também muda de nome: de SNK NeoGeo H.K. para SNK Playmore H.K. com o objetivo de facilitar o reconhecimento mundial da empresa.

• Dezembro: Em comemoração aos 10 anos da franquia, a SNK Playmore lança The King of Fighters '94 Re-Bout, um remake do primeiro jogo da série. A diferença fica por conta dos gráficos em "High Resolution" e cenários em 3D.

2005
• Sammy tem nova administração e se retira do mundo dos games. A veterana Sega continua o trabalho de distribuição dos jogos de arcade pelo Japão.

• Fevereiro: SNK Playmore USA anuncia o desenvolvimento de jogos para o Nintendo Wii e DS.

• Fevereiro: SNK Playmore USA lança The King of Fighters 2002 + 2003 Combo Pack para PS2;
• Março: SNK Playmore USA lança Metal Slug 4 + 5 Bundle Pack para PS2 e Xbox.

• Junho: Relançamento de jogos da SNK para o Playstation 2 chamado NeoGeo Online Collection. O primeiro - Garou: Mark of the Wolves.

• Julho: SNK Playmore e Sega lançam NeoGeo Battle Coliseum para o sistema Atomiswave.

• Agosto: Durante o evento MMBB Online Game Fiesta, a SNK Playmore anuncia um anime baseado na famosa série The King of Fighters, sob a responsabilidade da Production IG (a mesma de Ghost in the Shell).

• Agosto: Tokyo Game Show 2005: KOF Maximum Impact 2 anunciado.

• Setembro: SNK Playmore, Yuki Enterprise e Sega lançam Samurai Spirits Tenkaichi Kenkyakuden (Samurai Shodown 6) para o sistema Atomiswave.

• Outubro: SNK Playmore e Sega lançam The King of Fighters XI para o sistema Atomiswave.

Clássicos do NeoGeo para o Playstation 2

2006
• Janeiro: Segundo volume da coletânea NeoGeo Online Collection para o PS2: The Last Blade 1 & 2; com suporte a partidas online via MMBB (somente no Japão).

• Fevereiro: SNK Playmore e Sega lançam Metal Slug 6.

• Abril: Terceiro volume da coletânea NeoGeo Online Collection para o PS2: The King of Fighters Orochi Collection ('95, '96 e '97); com suporte a partidas online via MMBB (somente no Japão).

• Abril: SNK Playmore lança KOF Maximum Impact 2 para o console da Sony.

• Maio: Quarto volume da coletânea NeoGeo Online Collection para o PS2: Art of Fighting Collection (AoF, AoF 2 & AoF 3); com suporte a partidas online via MMBB (somente no Japão).

• Junho: Em comemoração aos 10 anos da série Metal Slug, a SNK Playmore lança uma versão especial totalmente em 3D do primeiro jogo. Nota: Metal Slug "3D" foi chamado, por um curto período de tempo, de Metal Slug Evolution.

• Julho: Quinto volume da coletânea NeoGeo Online Collection para o PS2: Fatal Fury Battle Archives 1 (Fatal Fury, Fatal Fury 2, Fatal Fury Special e Fatal Fury 3); com suporte a partidas online via MMBB (somente no Japão).

• Setembro: Tokyo Game Show 2006. SNK Playmore anuncia o fim do desenvolvimento de games para o sistema Atomiswave. Em seu lugar entra o arcade Type-X2, da Taito. A empresa dribla a baixa dos arcades com anúncio de mais jogos para PS2, Nintendo DS e celulares.

• Setembro: SNK Playmore USA lança The King of Fighters 2006, a versão americana de KOF Maximum Impact 2.

• Dezembro: SNK Playmore USA lança Metal Slug Anthology para o Nintendo Wii. Todos os jogos da série (1~6 + X) num só DVD.

2007
• Fevereiro: Sexto volume da coletânea NeoGeo Online Collection para o PS2: Fatal Fury Battle Archives 2 (Real Bout Fatal Fury, Real Bout Fatal Fury Special e Real Bout Fatal Fury 2); com suporte a partidas online via MMBB (somente no Japão).

• Março: SNK Playmore USA lança Metal Slug Anthology para o Playstation 2. Todos os jogos da série (1~6 + X) num só DVD.

• Abril: Sétimo volume da coletânea NeoGeo Online Collection para o PS2: The King of Fighters NESTS Collection (The King of Fighters '99, The King of Fighters 2000, The King of Fighters 2001, The King of Fighters '99 Evolution); com suporte a partidas online via MMBB (somente no Japão).

• Maio: Anunciado o primeiro filme "live-action" baseado na série The King of Fighters. Direção de Gordon Chan (de "O Medalhão) e produção das empresas Axis Entertainment e Convergence Entertainment.

• Junho: Days of Memories (Nintendo DS) lançado. DOM éum simulador de encontros com as musas da SNK/P.

• Junho: Oitavo volume da coletânea NeoGeo Online Collection para o PS2: Fu'un Super Combo (Savage Reign & Kizuna Encounter); com suporte a partidas online via MMBB (somente no Japão).

• Junho: SNK Playmore anuncia o fim do suporte aos consoles caseiros (NeoGeo AES, CD, CDZ, Pocket e Pocket Color).

• Julho: Lançado o polêmico jogo Doki Doki Majo SHINPAN! para Nintendo DS.

• Julho: SNK Playmore lança KOF Maximum Impact Regulation "A" para os arcades da Taito (Type X2). O update conta com 4 personagens adicionais: Ash Crimson, Blue Mary, Xiaolon e Makoto Mizoguchi.

• Julho: SNK Playmore e G-mode anunciam Fatal Fury vs Fighter’s History Dynamite para celulares.

• Julho: Dia 27. SNK Playmore lança KOF Maximum Impact Regulation "A" para o PS2.

• SNK Playmore Corporation (2001 - 2007) •
Eikichi Kawasaki pôs seu plano em prática e não só reuniu uma grande parte do antigo staff da SNK, como conseguiu os direitos sobre o nome "SNK" e todas as propriedades intelectuais de sua antiga empresa. Assim, a SNK Playmore finalmente tomou seu rumo: superou a tecnologia ultrapassada, investiu em outras áreas (como pachislot), jogos para celulares e consoles caseiros; tudo isso sem deixar os arcades de lado.

História dos principais produtores
Criar jogos de luta não é fácil. Além de muita programação, é preciso também "enfeitar" o produto para atrair a atenção dos jogadores na hora da compra. No caso da SNK, a coisa foi muito mais longe e fez da arte de desenhar um personagem, uma tradição. A seguir divulgaremos algumas informações sobre os principais ilustradores da SNK e da SNK Playmore.

• Shinkiro •
Shinkiro foi contratado pela SNK logo no começo, quando esta decidiu desenvolver jogos para arcades. Ele foi o responsável por quase todos os personagens (e ilustrações) da SNK, incluindo Art of Fighting, Fatal Fury e The King of Fighters, sendo que este último foi essêncial para o reconhecimento de seu trabalho.

Todo o artwork criado por ele possui uma característica única: o realismo. Além de personagens parecidos com pessoas reais, o background é bem trabalhado e geralmente possui vários efeitos de luz e cores.

Shinkiro prefere ilustrar digitalmente, mas mesmo com tinta e papel seus trabalhos são superiores a de muitos outros ilustradores. Opinião pessoal, claro.

Seu último trabalho pela SNK foi em KOF 2000. Em 2001 foi para a Capcom e lá trabalha até hoje.

• Nona •
Com a saída de Shinkiro, Nona foi contratado pela Eolith / SNK para ilustrar os personagens de KOF 2001.

A arte de Nona é um tanto...estranha. Cores opacas, estilo caricato e a utilização exagerada de sombras são suas principais características.

Teve perticipação em The King of Fighters 2001, The King of Fighters 2002, SNK vs. Capcom SVC Chaos e The King of Fighters XI (como demo designer). Atualmente é diretor de arte de The King of Fighters XII.

• Falcoon •
No final de 2002, Falcoon anunciou em seu website que não mais poderia atualizá-lo porque teria muito trabalho pela frente. As suspeitas foram confirmadas com a ilustração de Terry Bogard, a primeira liberada no site oficial de The King of Fighters 2003. A SNK Playmore já tinha mais um ilustrador.

Assim como os demais ilustradores, Falcoon dá aos personagens um estilo caricato, mas ainda assim com muita qualidade e cores vibrantes.

Falcoon foi responsável pelo artwork dos jogos KOF 2003 e SNK vs Capcom Card Fighters DS. Trabalhou como designer de personagens em KOF Maximum Impact e KOF Maximum Impact 2 e KOF Maximum Impact Regulation "A", sendo que neste dois últimos também foi diretor.

• Hiroaki •
Hiroaki é outro que estava na SNK desde o começo, mas que só agora pôde mostrar seu potencial. Ficou conhecido pelos artworks de Fatal Fury Wild Ambition e Buriki One, e desde então teve a chance de participar de vários outros projetos da SNK Playmore, como KOF '94 Re-Bout.

Hiroaki também varia bastante de estilo. Dos mais tradicionais (The King of Fighters XI) aos mais caricatos (KOF '94 Re-Bout), este grande ilustrador tem um ponto forte e um fraco: sabe imitar a arte de Shinkiro, mas não desenha bem mulheres e homens muito bonitos, respectivamente.

Seu último trabalho foi para a capa do jogo The King of Fighters Nests Collection (PS2).

• Tonko •
Deixando KOF um pouco de lado, vamos falar sobre esta grande ilustradora. Sim, Tonko é mulher.

Teve pouca participação na SNK, mas não foi pouco o sucesso que teve ao ilustrar personagens de jogos como Fatal Fury: Mark of the Wolves, The Last Blade e até mesmo KOF R-2. Seu mais recente trabalho foi em The King of Fighters XI para PS2, onde criou imagens para as galerias especiais.

A sua arte é bonita, e muitas vezes chega a lembrar a de Shinkiro nas técnicas de pintura e nos detalhes das roupas, mas sem dúvida são estilos distintos e o de Tonko lembra mais desenhos tradicionais.



• Ogura •
Ogura Eisuke foi contratado em 2002 pela Playmore para o ser o demo designer da série KOF. Seguiu nessa função em SNK vs Capcom SVC Chaos e KOF2003, mas em 2004 surgiu uma oportunidade para ilustrar os personagens do jogo NeoGeo Battle Coliseum e soube muito bem aproveitá-la.

Sorte para os fãs dos jogos da SNK, que não só podem admirar a bela arte de Ogura, como podem esperar deste grande ilustrador (e demo designer também) um bom futuro na SNK Playmore.

Para vocês terem uma noção do sucesso, após NeoGeo Battle Coliseum, Ogura já trabalhou na capa dos jogos The King of Fighters '2002 (PS2 Best), Art of Fighting Collection (PS2), Fatal Fury Battle Archives 1, Fatal Fury Battle Archives 2 e Fu'un Super Combo. Também foi o responsável pela arte do DVD especial de 15 anos da série Fatal Fury.

• Kita Senri •
Outra que teve pequena participação na SNK, mas que trouxe muita qualidade aos artworks das versões em 3-D de Samurai Shodown. Entre os trabalhos de Kita Senri, estão Samurai Shodown 64, Samurai Shodown 64 Warriors Rage, Samurai Shodown Warriors Rage e Capcom vs. SNK.

Em 2000 trocou a SNK pela Flagship Studios, que possui boas relações com a Capcom.

Porém a história não acaba por aí. Em 2004, Kita e o estúdio Flagship foram contratados pela SNK Playmore / Yuki Enterprise para o pôster oficial do jogo Samurai Shodown 5 (Samurai Spirits Zero).


• Eiji Shiroi •
Eiji foi o primeiro a dar vida aos personagens de Samurai Shodown. Foi contratado na mesma época de Shinkiro e atuou na SNK pela última vez em Capcom vs SNK (2000), mas foi reconhecido mesmo pelos trabalho em Fatal Fury 2, Real Bout Fatal Fury 2, Samurai Shodown 2, Samurai Shodown 3 e Samurai Shodown 4.

Atualmente trabalha como freelancer (independente), mas fez vários extras na SNK Playmore, como a seção de entrevistas no site KOF10th Anniversary e Samurai Spirits Official.

A arte de Eiji lembra bastante as antigas letras japonesas.

• Takkun •
Com Eiji Shiroi e Kita Senri trabalhando fora, a SNK Playmore e a Yuki Enterprise decidiram contratar um novo ilustrador para a série Samurai Shodown.

Takkun foi o escolhido. Sua arte é simples e colorida, sem muitos rabiscos. O problema é que a baixa capacidade da MVS para reproduzir gráficos acabou tornando o artwork 'in game' de Takkun, do jogo Samurai Shodown V estranho. Talvez por esse ou algum outro motivo que só a SNKP sabe, acabou sendo deixado de lado em Samurai Shodown 5 Special.


• Satoshi Ito •
Satoshi Ito foi escalado para ilustrar os personagens de Samurai Shodown V Special (Samurai Spirits Zero Special).

Por incrível que pareça, seu trabalho lembra um pouco o do ilustrador Nona, que não agradou aos fãs da série na época.

Também teve uma curta história na SNK Playmore, pois não foi chamado para a continuação de SSVSP, Samurai Tenkaichi Kenkakuden.

• Tomokazu Nakano •
The King of Fighters Neowave foi o primeiro a usar uma equipe totalmente diferente da original. Isso inclui a área de ilustração, desta vez a cargo do desconhecido Tomokazu Nakano (Noise Factory).

Nakano utilizou técnicas de desenho e cores similares ao famoso ilustrador japonês e designer de personagens Range Murata (que trabalhou também nos artworks de Power Instinct Matrimelee), porém, apesar de não ser tão caricato como os demais, a arte não funcionou com os personagens de KOF. Parecem simples e sem muito brilho.

O jovem Geese Howard é o melhor exemplo da arte deste ilustrador.

Welcome, Taito •
Em setembro de 2006 a SNK Playmore anunciou numa feira de arcades do Japão o desenvolvimento de jogos para o sistema Type-X², da veterana Taito.
O anúncio pôs um fim numa série de boatos a respeito do futuro da SNK nos arcades, onde um novo contrato com a Sega/Sammy poderia poderia ser feito para continuar com o sistema Atomiswave e até mesmo um Neo-Geo 2 estava "saindo do forno"; felizmente tudo fake.
Os 3 primeiros jogos já estão sendo produzidos, são eles: The King of Fighters XII, KOF Maximum Impact: Regulation-A e Samurai Spirits Sen (Samuri Shodown Flash).

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3 comentários:

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