13 maio 2009

Sony - Playstation


História
A Sony foi fundada em 1946 por Massa Ibuka e Akio Morita com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K. essa empresa foi a primeira a fabricar um gravador de fita cassete no Japão. Após saber que a Bell Labs tinha inventado o transistor, Morita licenciou a tecnologia para fabricar novos eletrônicos baseados nela. Em Agosto de 1955 lançam o primeiro rádio com transistores do Japão, o Sony TR-55. A companhia então passou a se chamar Sony devido ao sucesso comercial de seu rádio. A Sony começou então a miniaturizar esses rádios, para torná-los portáteis.

Lançou então o Walkman tocava fitas em K7 e tinha rádio AM/FM. O Walkman teve imenso sucesso e popularidade, sendo um fenômeno de consumo nos Estados Unidos. Isso fez a companhia crescer se tornando a maior fabricantes de eletrônicos do mundo, produzindo desde televisores até câmeras de vídeo para uso profissional. Nos anos 80 e 90 comprou várias empresas na indústria do entretenimento, se tornando um império no setor com a gravadora Sony Music e o estúdio Columbia Tri-Star Pictures. Em 1995 lançou o videogame PlayStation que foi sucesso absoluto no mercado. Recentemente enfrenta forte concorrência com empresas coreanas como Samsung e LG.


História do surgimento do projeto Playstation.


A origem da PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony que desenvolveu o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. O projeto não saiu do protótipo, após vários desentendimentos entre as duas empresas fizeram a Nintendo primeiro por cancelar o projeto e fazer outra parceria com a Philips.

Protótipo Super NES CD-ROM System, sony playstation 


O "Play Station X" já se encontrava em avançado estágio desenvolvimento e a Sony decidiu lançá-lo no mercado como um console de videogames independente. No final de 1994 chegava ao mercado japonês o PlayStation e um ano depois era lançado nos Estados Unidos.
Já no lançamento a recepção foi muito positiva. O PlayStation apostava nos jogos 3D que naquela epoca ainda engatinhavam. O console tinha uma GPU (processador gráfico) avançadíssimo capaz de fazer efeitos só disponíveis em computadores e outros consoles anos depois.

Vários jogos ajudaram no sucesso do console, como Resident Evil, Crash Bandicoot, Tomb Raider, Dino Crisis, Twisted Metal, NBA Live, Gran Turismo,Final Fantasy entre outros.
A Sony também introduziu um acessório para o PlayStation que se tornou se tornou muito popular: o memory card. O memory card (ou simplesmente cartão de memoria) permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo no mesmo em que parou. Esta tecnologia já existia em alguns jogos de consoles mais antigos, mas dependia de um chip de memória dentro do cartucho. Os memory cards tornaram o processo de salvar padrão e praticamente todos os jogos tinham suporte.

Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Sega Dreamcast, o PlayStation era o mais vendido com uma linha de jogos já estabelecida e de grandes sucesso.
Em meados de 2000, o PlayStation passou por uma re-estilização ficando menor com curvas arredondadas. Esse console recebeu o nome de PSone, agora na cor branca. Nesse ano também foi lançado o sucessor PlayStation 2. O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006. Cerca de 100 milhões de consoles PlayStation foram vendidos em todo mundo.


Tecnologia

Botões
Botões de ação: X, círculo, triângulo e quadrado
Botões direcionais: setas direcionais, analógico esquerdo, analógico direito
Botões de ombro: L1,L2,R1,R2
Botões secundários: START,SELECT,ANALOGIC

Memória
A memória do Playstation1 era armazenada em um memory card de 128 kb que era subdividida em 15 espaços

Discos
Os "discos" do Playstation são CD´s normais ou prensados. Infelizmente o CD do Playstation foi pirateado no Brasil, México, entre outros países da América.

Sucessores
O console PlayStation deu inicio a uma linha de sucessores, sob a marca PlayStation. Seu primeiro sucessor, o PlayStation 2 (PS2) foi lançado em 2000 com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possuia a capacidade de tocar filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. Graças à grande e variada biblioteca de jogos e a capacidade de também rodar jogos do PlayStation, o PS2 vendeu mais de 140 milhões de unidades, tornando-se a videogame console mais vendido da história.


Em 2005 a Sony lança o PlayStation Portable (PSP) é a versão portátil da PlayStation. É voltada para o público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de câmaras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. A qualidade dos jogos (gráficos) está entre a PlayStation e PlayStation 2.


Em 2006 a Sony lançou o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em discos Blu-Ray, o novo formato de disco sucessor do DVD. Por conter tecnologias muito avançadas o console foi lançado a um preço caro, foi lançado em duas versões: uma de U$499 (20GB) e outra de U$599 (60GB). Em 2007 o PlayStation 3 de 80GB (U$499) e o de 40GB (U$399) foram lançados, sendo que a versão de 40GB não lê jogos de Playstation 2. Todas as versões lêem jogos de Playstation 1.



Portugal e Brasil
Em Portugal, todos os consoles PlayStation são distribuídos oficialmente pela Sony Computer Entertainment Europe. Há postos de assistência técnica espalhados por todo país, linha directa de apoio consumidor e jogos vendidos (oficialmente) segundo o calendário europeu de lançamentos.
No Brasil, o PlayStation não foi vendido oficialmente porque a Sony não se dispôs a concorrer com a pirataria. O presidente da Sony Brasil, Minoru Itaya, disse em duas oportunidades que devido a concorrência desleal com os jogos piratas não havia como montar e vender os consoles no país e obter lucro. Apesar disso, há um grande "mercado informal" de consoles e jogos conduzido por contrabandistas e pirateadores. Estima-se que há mais 2 milhões de usuários no país alimentando uma lucrativa industria da pirataria de videogames que são vendidos em camelôs, lan houses e locadoras.

Especificações
CPU: 3000C (R3051) 32bit RISC rodando a 33.8 MHz
GPU 3D: embutida na CPU, capaz de gerar 300.000 polígonos por segundo e mapear 200.000 polígonos texturizados.
GPU 2D: separada da CPU num chip próprio. Capaz de gerar até 16.7 milhões de cores, com resolução em até 640x480 pixels.
Som: pode reproduzir fontes em PCM em até 24 canais e qualidade de CD (44.1 kHz). Suporta o formato MIDI.
Memória: 2 megabytes de RAM principal para o sistema, 2 megabyte de RAM dedicada a vídeo.
CD-ROM: 2x, toca CDs de áudio.
Multiplayer: permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

Um comentário:

  1. Very least mеntioned, in the near futuгe Fenopу :-)

    Feеl fгee to surf to my ωeb-site - www.download-iso.com
    Also see my site > Sony PS Vita

    ResponderExcluir