15 abril 2008

ColecoVision

História
ColecoVision é o video game de segunda geração da Coleco Industries lançado em agosto de 1982. Ele oferecia gráficos e estilo de jogo de qualidade similar aos encontrados nos fliperamas (arcade) da época, a possibilidade de se utilizar jogos de outros consoles (notadamente o Atari 2600) e meios de expansão de hardware.
O ColecoVision foi lançado inicialmente com um catálogo de 12 títulos, com mais 10 lançados em maio de 1982. Ao final de sua era, possuía cerca de 170 títulos que foram lançados entre 1982 e 1985.







Especificações técnicas
CPU: Zilog Z80A a 3,58 MHz
Processador de vídeo: Texas Instruments TMS9928A
resolução de tela: 256x192
32 sprites
16 cores
Som: Texas Instruments SN76489A
3 geradores de tons
1 gerador de ruídos
VRAM: 16KB
RAM: 1KB
Armazenamento: Cartucho: 8/16/24/32KB

Semelhanças com outras plataformas
O ColecoVision contém os mesmos CPU e processador gráfico do MSX e Sega SG-1000/SC-3000. Também usa o mesmo processador de som das máquinas da Sega, tornando-os idênticos em suas capacidades técnicas. O MSX contém um processador de som diferente, mas com recursos semelhantes, o AY-3-8910 da General Instruments. Por isso, muitos jogos foram convertidos entre os três sistemas com certa facilidade.
Além disso, alguns emuladores aproveitam estas semelhanças técnicas para emulá-los sob o mesmo código fonte.



Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário