Game Gear é um console de videogame portátil, de 8 bits, desenvolvido e produzido pela Sega. Fazia parte da denominada "4ª geração de consoles" e surgiu em resposta ao portátil da Nintendo, o Game Boy. O portátil da Sega também tinha como concorrentes o Atari Lynx e o TurboExpress. O console foi descontinuado no Brasil e na Coreia do Sul em 1995.
Chamado "Projeto Mercúrio" durante o seu desenvolvimento, o Game Gear foi lançado inicialmente no Japão, em 6 de outubro de 1990. Na América do Norte e no Brasil foi lançado em 1991, e na Europa e na Austrália foi lançado em 1992.
O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas o Game Gear possui som estéreo e paleta de 4096 cores, embora apenas 32 cores sejam exibidas simultaneamente. O Game Gear apresenta um modo de compatibilidade com o Master System, permitindo a execução dos seus jogos através de um adaptador (pois o tamanho dos cartuchos é diferente), mas não sendo possível o contrário, devido a citada maior paleta do Game Gear.
Mesmo possuindo especificações técnicas superiores em comparação ao Game Boy, o Game Gear não conseguiu conquistar o mercado esperado por diversos fatores, e ainda hoje se discute quais foram os principais erros cometidos pela Sega no design do console, dentre quais podemos destacar:
Mesmo sendo um portátil, o Game Gear ainda era significativamente maior que o Game Boy, o que dificultava seu transporte.
A necessidade de 6 pilhas AA para fazê-lo funcionar.
A duração das pilhas de cerca de 4 horas de jogo. Em comparação, no Game Boy as pilhas duravam cerca de 15 horas de jogo, usando apenas quatro pilhas.
A tela tem iluminação interna que consome muita energia, acabando com as pilhas com poucas horas de uso;
O Game Boy foi lançado um ano antes e já havia ganhado boa parte do mercado, com uma disponibilidade muito maior de jogos.
Mais de 300 jogos foram lançados para o Game Gear, nos Estados Unidos, o preço dos cartuchos variava entre US$24.99 a US$29.99, o console recebeu muitos ports do Master System.
Alguns jogos do Game Gear vieram com sprites diferentes do Master System como: Sonic the Hedgehog e outros. E outros vieram com sprites iguais do Master System como: Sonic the Hedgehog 2 e outros.
Acessórios
Baterias recarregáveis: Um pacote de pilhas recarregáveis.
Super Wide Gear: Uma espécie de lente de aumento, para uma melhor visualização da tela.
Adaptador AC: Adaptador para ligar o Game Gear em uma tomada elétrica comum, sem depender de pilhas.
Conversor Master Gear: Permite executar jogos do Master System no Game Gear.
Game Genie e Pro Action Replay: Permite modificar os jogos temporariamente, aumentando o número de vidas ou pulando fases.
TV Tuner: Permite exibir canais de televisão e a conexão de outros equipamentos de vídeo no Game Gear.
Adaptador para isqueiro de carros: Permite ligar o Game Gear no isqueiro elétrico de um carro.
Cabo Gear-to-Gear: Permite a conexão de dois Game Gear, para jogos entre duas pessoas.
Carrying Case: Mochila para carregar o Game Gear e diversos cartuchos.
Rádio Tuner FM: Permite que o console se transforme em um sintonizador de rádio FM e é bem parecido com o cartucho de TV Tuner.
Bateria Solar: Sistema de baterias carregáveis por luz solar, e foi feito exclusivamente para o uso no Game Gear.
Amplificador Stereo: Acessório com 2 saídas externas de alto-falantes.
Especificações
Processador central: Zilog Z80 de 8-bit rodando a 3.6 MHz.
Memória: 8 KB RAM
Cores disponíveis: 4.096.
Resolução: 160 x 144 pixels.
Tela: aproximadamente 8 centímetros de comprimento, com iluminação interna.
Máximo de cores ao mesmo tempo: 32.
Tamanho dos sprites: 8 x 8.
Áudio: 4 Canais Mono
Limite máximo de sprites na tela: 64
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