15 abril 2008

SG-1000

O SG-1000 foi um console da segunda geração de videogames lançado pela Sega em 1981 (versão de testes) e em 1983 (para o mercado). O console de 8 bits não alcançou muito sucesso, porém, seu sucessor, o Master System, alcançou um grande sucesso no mercado dos games.



História

A entrada da Sega no mercado de jogos
O SG-1000 foi o primeiro video game da Sega e não representou nenhuma ameaça para as grandes empresas do mercado de video games. A entrada da Sega no mercado de games foi bem "tímida".


Poucos Mercados
O SG-1000 alcançou apenas os mercados do Japão (seu mercado principal) e da Austrália, porém, algum tempo depois do lançamento do SG-1000, a Telegames trouxe para os EUA o Personal Arcade; um clone do Dyna da Bit Corp que tinha uma entrada para cartuchos do Coleco e outra para SG-1000.

Reformulação: Nasce o SG-1000 II
Em julho de 1984, a Sega lançou o SG-1000 II, uma reformulação do SG-1000 com mais recursos e com um acessório (teclado) que transformava o console no computador doméstico SC-3000. Também foi lançado um opcional chamado CardCatcher que permitia que o console lesse jogos em cartões. O CardCatcher viria incluso no futuro SG-1000 Mark III.


SG-1000 Mark III
Este é o SG-1000 II reformulado e com mais memória RAM. O SG-1000 Mark III é tecnicamente equivalente ao Master System.

História do Mark III
O Mark III foi lançado no Japão em 20 de outubro de 1985 para competir com o Famicom, sucedendo os Mark I e Mark II. As especificações técnicas são semelhantes aos do Mark II, com a adição de um sistema de vídeo melhorado e uma quantidade maior de memória RAM.
O sistema é compatível com os títulos para as outras versões do SG-1000. Além da entrada para cartuchos, tem uma entrada para os "Sega Cards", fisicamente idênticos aos cartões para o acessório "Card Catcher".
O Mark III foi redesenhado como o Master System para o lançamento em outros mercados. Se tratando principalmente de uma revisão cosmética, já que as partes internas permaneceram iguais. Essa revisão final foi lançada no Japão em 1987, mas com a adição de um processador de som Yamaha YM2413 (opcional para o Mark III), um controle melhorado e o adaptador para óculos 3D.
Os cartuchos para Master System lançados fora do Japão têm um formato e pinagem diferentes dos cartuchos para Master System/Mark III japoneses, podendo ser vistos como uma forma de trava regional. O último jogo lançado no Japão foi Bomber Raid em 4 de fevereiro de 1989.


Propriedades técnicas

SG-1000 I e II
Processador: NEC 780C (clone do Zilog Z-80) 8-bit com clock de 3,58 Mhz
Memória RAM: 16kb
Video RAM: 16kb
Gráficos: 256 cores possíveis; resolução de 256 x 192 (40 x 25 em modo texto)
Áudio: 6 Canais de som mono pelo chip SN 76489
Mídia: Cartuchos

SG-1000 Mark III
Processador: Zilog Z-80 8-bit com clock de 3,58 Mhz
Memória RAM: 16kb
Video RAM: 128kb
Gráficos: 256 cores possíveis (64 simultâneas); resolução de 256 x 192 (40 x 25 em modo texto)
Áudio: 6 Canais de som mono pelo chip YM2413
Mídia: Cartuchos ou Sega Cards

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