13 maio 2009

Microsoft - Xbox

A entrada da Microsoft no mundo dos vídeo games se deu com o projeto iniciado em 1999, sendo anunciado por Bill Gates na Game Developers Conference em 2000. O nome inicialmente era DirectXbox, para destacar o extensivo uso de DirectX (algumas pistas se mantiveram após a redução do nome, como o logo do Xbox e o "X" no topo do console).

No dia 8 de novembro de 2001 o console foi oficialmente lançado no mercado norte americano esgotando-se rapidamente. Em 2002, fora lançado na Europa e no Japão, onde a Microsoft conseguiu finalmente promover um boa imagem em território nipônico, unindo-se a Sega e lançando diversos títulos de sucesso clássicos como Jet Set Radio, Sega Gt, Panzer Dragon, entre outros.

O primeiro console da série, o Xbox, foi o primeiro console oferecido por uma empresa norte-americana após o Atari Jaguar em 1996. Ele chegou a mais de 24 milhões de unidades vendidas em 10 de maio de 2006. 
Xbox
O Xbox é um console de vídeo game produzido pela Microsoft. Foi lançado em 15 de novembro de 2001 na América do Norte, 22 de fevereiro de 2002 no Japão, e 14 de Março de 2002 na Austrália e Europa. Foi a primeira incursão da Microsoft no mercado de vídeo games. Como parte da sexta-geração de jogos, o Xbox competiu com Sony PlayStation 2, Sega Dreamcast (que parou as vendas americanas antes que o Xbox fosse colocado à venda) e o Nintendo GameCube. O Xbox foi o primeiro console oferecido por uma empresa norte-americana após o Atari Jaguar parar as vendas em 1996. O nome Xbox foi derivado a partir de uma contração da caixa "DirectX Box", uma referência a Microsoft.

O serviço integrado Xbox Live foi lançado em novembro de 2002 e permitiu que os jogadores jogassem jogos online com uma conexão de banda larga. Ele competiu pela primeira vez com o serviço online do Dreamcast, mas depois competiu principalmente com serviço online do PlayStation 2. Embora esses dois são gratuitos, enquanto o Xbox Live exigida uma assinatura, bem como somente conexão de banda larga, que ainda não foi completamente adotado. Xbox Live foi um sucesso devido ao melhor servidor, e recursos como uma lista de amigo e conquistas de títulos e etc.



Xbox 360
O Xbox 360 é o segundo console de videogame desenvolvido e produzido pela Microsoft e sendo o sucessor do Xbox. O Xbox 360 concorreu com Sony PlayStation 3 e Nintendo Wii, como parte da sétima geração de consoles de videogame. Em 30 de setembro 2012, 70 milhões de cópias do console foram vendidas em todo o mundo. O Xbox 360 foi apresentado oficialmente na MTV em 12 de maio de 2005, com o lançamento detalhado e informações dos jogos divulgados no final daquele mês, no Electronic Entertainment Expo (E3). O console esgotou completamente após a liberação em todas as regiões, exceto no Japão.

Uma de suas melhores características principais são o seu serviço integrado Xbox Live que permite aos jogadores competirem online; fazer download de jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes, e capacidades multimédias Windows Media Center.

O console apresentou problemas durante os primeiros anos de lançamento devido a uma falha de arquitetura que causava superaquecimento e morte do equipamento. Esse efeito que atingiu boa parte dos produtos ficou popularmente conhecido como os 3 anéis da morte (RRoD, do inglês Red Rings of Death).

Em sua apresentação na E3 de 14 de junho de 2010, a Microsoft anunciou um redesenhamento do Xbox 360, que seria lançado no mesmo dia. O console redesenhado é mais fino que o modelo anterior Xbox 360 e recursos integrados 802.11 b/g/n Wi-Fi, TOSLINK S/PDIF saída de áudio óptica, cinco portas USB (em comparação com os três a partir de versões mais antigas) e uma porta AUX especial. Os modelos mais antigos do Xbox 360 já foram descontinuados. O primeiro novo console a ser lançado possui um disco rígido de 250 GB.


Xbox One X
O Xbox One é o mais recente console de videogame desenvolvido e produzido pela Microsoft, sendo o sucessor do Xbox 360. O Xbox One compete com Sony PlayStation 4 e Nintendo Wii U, como parte da oitava geração de consoles de videogame. Ele foi lançado em novembro de 2013.

O Xbox One tem 8GB de RAM, juntamente com um drive de Blu-ray, assim como a arquitetura nativa de 64 bits, um disco rígido integrado de 500GB, entrada e saída HDMI, 802.11n Wi-Fi, bem como uma CPU 8-core e conectividade USB 3.0. O Xbox One tem três sistemas operacionais simultaneamente. Complementando Windows 8 e RT em PCs e tablets, haverá uma terceira versão diferente do sistema operacional da Microsoft que foi reduzido especificamente para o novo console.

O console foi anunciado em 21 de maio de 2013.

Atualizações para os acordos de licenciamento foram publicadas em 6 de junho de 2013.



Xbox Series X e S
O Xbox Series X e o Series S são consoles domésticos de jogos eletrônicos desenvolvidos pela Microsoft. É a quarta geração da família de consoles Xbox; foi anunciada pela primeira vez durante a E3 2019 como Project Scarlett. Ambos os consoles foram lançados em 10 de novembro de 2020.

Ambos os consoles sucedem a linha atual do Xbox One, substituindo o carro-chefe do Xbox One X e os modelos de baixo custo do Xbox One S, respectivamente. A Microsoft está priorizando o desempenho do hardware, incluindo suporte para resoluções de tela mais altas (até 8K de resolução) e taxas de quadros, ray tracing em tempo real e uso de unidade de estado sólido de alta velocidade para reduzir o tempo de carregamento. O Xbox Series S usa a mesma CPU e GPU, memória e armazenamento interno reduzidos e não possui uma unidade óptica.

A Microsoft está promovendo uma abordagem centrada no jogador para seu novo hardware, incluindo atualizações gratuitas de versões aprimoradas de jogos do Xbox One por meio de sua iniciativa "Entrega Inteligente", jogos otimizados para o hardware e retrocompatibilidade de jogos dos Xbox anteriores, controles e acessórios. O consoles também aproveitaram as vantagens do serviço de assinatura de jogos Xbox Game Pass, bem como jogos remotos em nuvem em dispositivos móveis por meio de sua plataforma de jogos em nuvem xCloud.


Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário