17 julho 2013

Nintendo Wii U

O Wii U é um console de videogames doméstico desenvolvido pela Nintendo como sucessor do Wii. Lançado no final de 2012, é o primeiro console de videogames da oitava geração e competiu com o Xbox One da Microsoft e o PlayStation 4 da Sony.


O Wii U é o primeiro console da Nintendo a suportar gráficos HD. O controle principal do sistema é o Wii U GamePad, que possui uma tela sensível ao toque incorporada, botões direcionais, alavancas analógicas e gatilhos. A tela pode ser usada como um complemento para a tela principal ou para jogar o jogo diretamente no GamePad. O Wii U Pro Controller pode ser usado em seu lugar como uma alternativa mais tradicional. O Wii U é compatível com todos os softwares e acessórios do Wii. Os jogos podem suportar qualquer combinação do GamePad, Wii Remote, Nunchuk, Balance Board, Classic Controller ou Wii U Pro Controller. A funcionalidade online gira em torno da plataforma Nintendo Network e do Miiverse, um serviço de rede social integrado que permite aos usuários compartilhar conteúdo em comunidades específicas de jogos.


O Wii U recebeu uma recepção geralmente positiva, que incluiu elogios por seu controle inovador, melhorias na funcionalidade online do Wii, compatibilidade com os softwares e acessórios do Wii e acessibilidade relativa. No entanto, o Wii U também foi criticado pela curta duração da bateria do GamePad e problemas com a interface do usuário e a funcionalidade do console. O Wii U foi recebido com uma adoção lenta do consumidores, com baixas vendas que foram creditadas principalmente à uma linha fraca de títulos de lançamento, suporte limitado de third-parties e marketing ruim. A produção do Wii U terminou oficialmente em janeiro de 2017. Em 3 de março de 2017, a Nintendo lançou seu sucessor, o Nintendo Switch, que reteve e refinou notavelmente conceitos que foram introduzidos pela primeira vez com o Wii U.

História 
O console foi concebido em 2008, após a Nintendo reconhecer várias limitações e desafios do Wii, como a percepção geral de que o produto era orientado exclusivamente para o público casual. Com o Wii U, a Nintendo espera atrair os jogadores hardcore de volta. O designer de jogos Shigeru Miyamoto admitiu que a falta de capacidades de alta definição (HD) e a infraestrutura limitada de rede do Wii também contribuíram para que o sistema fosse tratado de maneira separada em relação aos seus concorrentes, o Xbox 360 e o PlayStation 3. Foi decidido que um eventual novo console necessitava de importantes mudanças estruturais.

Dentro da Nintendo, houve muito debate sobre o sucessor do Wii, e o projeto foi abandonado e reiniciado várias vezes. O conceito de uma tela sensível ao toque inserida dentro do controle foi inspirada pela luz azul do Wii que indicava novas mensagens. Miyamoto e sua equipe queriam incluir uma tela pequena para fornecer informações adicionais aos jogadores (de forma similar à VMU do Dreamcast). Em fases posteriores do desenvolvimento, a tela foi ampliada para acomodar um jogo inteiro, conceito que foi sugerido, mas não viável financeiramente, no começo do projeto.

Especificações Técnicas
Após a sua conferência da E3, algumas horas depois a Nintendo divulgou em seu site sobre as suas especificações técnicas, que são:
  • Peso: 1,5 kg
  • Tamanho: Cerca de 4,7 centímetros de altura, 26,5 cm de profundidade e 17 centímetros de comprimento;
  • CPU: IBM Power PC 750 personalizado "Espresso" 1.24 GHz com manufatura de 45 nm e com três núcleos de processamento;
  • GPU: AMD GPU "Latte" semelhante a 4650/4670 personalizada, com menos unidades de mapeamento de texturas e um clock menor, de apenas 550 MHz.
  • RAM: 2 GB RAM DDR3, memória Hynix, que traz uma velocidade de escrita máxima de 12.8 GB/s, da qual se acredita que metade (1 GB) seja usada para o sistema operacional do aparelho, e o restante (1 GB) para os jogos;
  • eDRAM: 32 MBs de memória eDRAM;
  • Armazenamento: Wii U usa uma memória flash interna, tendo duas versões: 32 GB e 8 GB, que após as atualizações obrigatórias do sistema operacional apresenta 25 GB e 3 GB livres, respectivamente. Conta também com entradas USB 2.0 e tem compatibilidade com HDs de até 2 TBs e com cartões SD de até 32 GBs;
  • Mídia: Utiliza a memória interna do Wii U e também discos ópticos proprietários de camada única que comporta 25 GBs ou de dupla camada que comporta 50 GBs com velocidade máxima de leitura de 22.5 MB/s, também consegue ler os discos ópticos do Nintendo Wii, mas não é compatível com os discos ópticos de Nintendo Game Cube, e sem suporte a reprodução de DVD e Blu Ray;
  • Conexão com Internet: O Wii U pode acessar a Internet via conexão sem fio (IEEE 802.11b/g). O console possui quatro conectores USB 2.0 - dois na frente e dois na parte traseira - que suportam adaptadores Wii LAN, vendidos separadamente, ou seja, para conexão em rede com fio é necessário a compra de um adaptador;
  • Compatibilidade com Wii: Quase todos os softwares e acessórios do Nintendo Wii podem ser usados com o Wii U;
  • Áudio: Usa seis canais de saída PCM linear via HDMI ® conector ou saída analógica através do Multi AV Out conector;
  • Vídeo: 1080p, 1080p 3D, 1080i, 720p, 720p 3D, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI 1.4, Wii D-Terminal, Wii Vídeo Componente, RGB do Wii, Wii S-Video AV estéreo e Wii AV;
  • Controladores: O Wii U é capaz de suportar dois controladores Wii U Gamepad, até quatro Wii Remote (ou Wii Remote Plus) ou Wii U Pro Controller e acessórios do Wii como o Nunchuk, Classic Controller e Wii Balance Board.
Virtual Console
Em janeiro de 2013, a Nintendo anunciou que os títulos NES e Super NES seriam disponibilizados para o serviço virtual console no Wii U em abril de 2013 e incluiria a opção de usar Off-TV Play no GamePad. Em março de 2014, os títulos do Game Boy Advance foram confirmados e começaram a aparecer na eShop no mês seguinte. Os títulos de Nintendo 64 e Nintendo DS foram adicionados em abril de 2015.



Retrocompatibilidade
O Wii U é compatível com todos os jogos de Wii e acessórios, incluindo Wii Remote (Plus), Nunchuk e Wii Balance Board. É possível migrar a maioria dos softwares baixados e salvar arquivos de um Wii para um Wii U. Os jogos de Wii podem ser exibidos na tela do GamePad, entretanto eles só podem ser controlados usando um Wii Remote.

O Wii U não é compatível com discos ou acessórios do GameCube. Um adaptador USB do controle de GameCube com quatro portas foi lançado exclusivamente para uso com Super Smash Bros. para Wii U e não suporta nenhum outro título Wii ou Wii U.

Características do Wii U
O console é compatível com a CryEngine 3 e a Unreal Engine 3. Joel Bylos, produtor da Funcom elogiou o Tablet Controller do Wii U e disse que o tablet é excelente para jogos massivos. Na E3 de 2012, Reggie Fils-Aime declarou que o Wii U suporta dois Wii U Gamepad, mas a exibição de quadros cai para 30 por segundo. O Wii U está disponível em duas cores: preto (Deluxe Set) e branco (Basic Set)

Além de introduzir novas formas de jogar, o Wii U também oferece aos usuários uma variedade de jogos e recursos para melhorar a experiência geral:
  • Wii U Gamepad: O controlador de Wii U Gamepad possui uma tela sensível ao toque e também pode funcionar como infravermelho remoto da TV, se os usuários estão assistindo TV ou jogando um jogo. Assim como para jogos, o gamepad também possui travas de região funcionando da mesma forma que as travas de regiões para jogos.
  • Near Field Communication (NFC): O Wii U Gamepad tem a capacidade de comunicar sem fios com objetos que são mantidos acima dele. Isto permite uma variedade de novas possibilidades interessantes para jogos e atividades.
  • Wii U Pro Controller: Foi lançado junto com o Wii U, é uma atualização do Classic Controller do Wii é destinado a jogadores mais hardcore com um design mais próximo aos controles do Xbox One e PlayStation 4.

Nintendo Network
A Nintendo Network abrange o Wii U, o Nintendo 3DS e aparelhos como smartphones, tablets e computadores. Cada jogador possui sua própria Nintendo Network ID com seu perfil e a possibilidade de se tornar amigo de outras pessoas. Necessita de uma conexão de internet sem fio. Só é possível criar uma conta em um Nintendo 3DS ou Wii U.


Internet Browser: O Wii U inclui um navegador para pessoas com uma ligação à Internet sem fio e permite o utilizador a abir até seis abas simultaneamente e também a poder utilizar o navegador com o jogos pausados. Inclui recursos como colocar uma cortina virtual na TV, impedindo outras pessoas de ver o conteúdo até que o jogador abra-a e ver uma versão maior da página no GamePad.
Nintendo TVii: Ferramenta que une serviços já existentes, como os seus canais de TV, Netflix, Hulu Plus e até mesmo o sistema DVR. Permite recursos ao vivo, como comentários e enquetes da própria Nintendo, a possibilidade de comentar sobre o programa e suas informações.
Video Chat: Usando a câmera embutida do Wii U Gamepad, as pessoas podem se comunicar com seus amigos do Miiverse em tempo real, podendo interagir com a tela sensível ao toque.
Nintendo eShop: Onde se compra os jogos para o Wii U e também os jogos do Virtual Console, e jogos do Wii.

Miiverse: O Wii U também contém um sistema de rede social integrada chamado Miiverse. Permite que jogadores consigam interagir uns aos outros no sistema do Wii U ou em seus próprios jogos, através de comentários, desenhos, pelo Video Chat, entre outros.

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário