A companhia 3DO (antigamente THDO na bolsa de valores NASDAQ), foi fundada em 1991 sob o nome de SMSG, Inc. pelo co-fundador da Electronic Arts, Trip Hawkins em sociedade com sete outras companhias, incluindo a Matsushita, AT&T, Time Warner, MCA, Electronic Arts, Kleiner Perkins Caufield & Byers e New Technologies Group (NTG).
William M. Trip Hawkins III: o idealizador do 3DO
O console 3DO Multimedia Interactive Player
Quando a companhia 3DO (pronúncia "three-dee-oh") foi fundada, seu objetivo original era criar um sistema de próxima geração baseado em CD e que seria comercializado por vários sócios ou fabricantes licenciados, assim a 3DO lucraria "royalties" para cada jogo vendido em uma estratégia similar a JVC em relação ao VCR (Videocassette Recorder). A taxa em royalty era de apenas U$ 3,00, quantia insignificante comparada as taxas exigidas pela SEGA e Nintendo para cada jogo fabricado.
O lançamento em outubro de 1993 ganhou muita atenção da imprensa, ajudando a promover o console. Na primeira metade dos anos 90, havia uma "onda multimídia" (Mainstream) no mundo das novas tecnologias e comunicação, além do "advento da Internet". Deste modo, priorizando as tendências tecnológicas da época, Hawkins decidiu que a plataforma não deveria ficar limitada aos jogos eletrônicos, mesmo sendo o foco principal da plataforma, com mais de 700 softhouses licenciadas no lançamento. Assim, a 3DO company sugeria o lançamento de softwares educativos, multimídia e adultos para ampliar o mercado.
Basicamente o sistema 3DO consistia em um processador ARM60 RISC de 32-bit para o processamento central, com uma engine gráfica baseada em dois co-processadores designados para o processamento de gráficos e animações. A quantidade de memória e capacidade armazenamento surpreendia para os padrões da época, 2 MB DRAM (RAM), 1 MB VRAM (Video RAM) e um CD-ROM de dupla velocidade.
Infelizmente, o custo do 3DO foi estipulado em U$ 699,99 e o apoio prometido pelas centenas de softhouses não se concretizou. Mesmo sendo superior a qualquer outra plataforma do mercado, o preço elevado acabou por espantar tanto consumidores quanto os fabricantes interessados em ter seu modelo proprietário do sistema 3DO.
O console 3DO Multimedia Interactive Player
Quando a companhia 3DO (pronúncia "three-dee-oh") foi fundada, seu objetivo original era criar um sistema de próxima geração baseado em CD e que seria comercializado por vários sócios ou fabricantes licenciados, assim a 3DO lucraria "royalties" para cada jogo vendido em uma estratégia similar a JVC em relação ao VCR (Videocassette Recorder). A taxa em royalty era de apenas U$ 3,00, quantia insignificante comparada as taxas exigidas pela SEGA e Nintendo para cada jogo fabricado.
O lançamento em outubro de 1993 ganhou muita atenção da imprensa, ajudando a promover o console. Na primeira metade dos anos 90, havia uma "onda multimídia" (Mainstream) no mundo das novas tecnologias e comunicação, além do "advento da Internet". Deste modo, priorizando as tendências tecnológicas da época, Hawkins decidiu que a plataforma não deveria ficar limitada aos jogos eletrônicos, mesmo sendo o foco principal da plataforma, com mais de 700 softhouses licenciadas no lançamento. Assim, a 3DO company sugeria o lançamento de softwares educativos, multimídia e adultos para ampliar o mercado.
Basicamente o sistema 3DO consistia em um processador ARM60 RISC de 32-bit para o processamento central, com uma engine gráfica baseada em dois co-processadores designados para o processamento de gráficos e animações. A quantidade de memória e capacidade armazenamento surpreendia para os padrões da época, 2 MB DRAM (RAM), 1 MB VRAM (Video RAM) e um CD-ROM de dupla velocidade.
Infelizmente, o custo do 3DO foi estipulado em U$ 699,99 e o apoio prometido pelas centenas de softhouses não se concretizou. Mesmo sendo superior a qualquer outra plataforma do mercado, o preço elevado acabou por espantar tanto consumidores quanto os fabricantes interessados em ter seu modelo proprietário do sistema 3DO.
Em meados de 1994, com o anuncio de outras plataformas, as esperanças da 3DO company desapareceram. Em 1996, o outro projeto da companhia com o codinome M2 (3DO M2), plataforma de 64-bit baseada em CD-ROM, foi vendido para a Matsushita (Panasonic), desde então a 3DO direcionou seus negócios para o Studio 3DO, desenvolvendo e publicando jogos para PC e consoles que anteriormente foram concorrentes (Playstation, SEGA Saturn e Nintendo 64).
Todo e qualquer produto fabricado baseado nas especificações da 3DO, é compatível com qualquer modelo de qualquer empresa licenciada. Até mesmo jogos lançados no Japão, poderiam ser jogados em consoles americanos, desde que os caracteres japoneses, chamados de Kanji, fossem incluídos no CD (recomendação da 3DO Company). Não há nenhuma lista de jogos japoneses que fossem incompatíveis com consoles não-japoneses (exceto uma versão demo japonesa do jogo "Alone in the Dark").
A Panasonic foi a empresa que mais faturou com o 3DO, pois seu console foi o primeiro a ser lançado, e como era o único console de 32-bit fabricado até aquele momento (os seus principais concorrentes na época eram o Sega Genesis e o Super Nintendo, ambos de 16-bits), conseguiu fazer com que os americanos pagassem aproximadamente 699 dólares por um console FZ-1 na semana de seu lançamento. Porém, com a chegada de concorrentes diretos no mundo dos 32-bits (Sony e Sega), as vendas dos consoles 3DO começaram a cair vertiginosamente.
Para tentar reverter esse quadro, a Panasonic lançou o modelo FZ-10, com o drive de CD mecânico (igual aos de CD players portáteis) mais barato e começou a desenvolver um acelerador para o 3DO, chamado de M2. Algumas imagens de jogos foram apresentadas, mostrando que o acelerador poderia esquentar as vendas dos consoles 3DO, porém, esse acelerador nunca foi lançado. Os modelos disponíveis para o 3DO foram:
Goldstar GDO 101-M, lançado em 1993
Panasonic R.E.A.L. FZ-1, lançado em 1993
Panasonic R.E.A.L. FZ-10, lançado em 1994
Sanyo T.R.Y. IMP 21J, lançado em 1994 (somente no Japão
Samsung 3DO Player, projeto concluído e divulgado, porém nunca fora lançado
Goldstar 3DO GDO-101M
Talvez o modelo de 3DO mais barato lançado. O Goldstar 3DO chegou ao mercado americano em 1993 pelo preço de US$399,00 (O R.E.A.L. da Panasonic chegou a custar US$699,00). Incluso no pacote, variaram entre os jogos Fifa Soccer e Shockwave. Foi possível encontrar esse console também no Brasil e Coréia.
Panasonic R.E.A.L. FZ-1
Primeiro modelo da 3DO lançado. Custou na data de lançamento no mercado americano US$ 699,00 e, embora tivesse um elevado preço, teve ótima aceitação e um grande número de vendas.
Panasonic R.E.A.L. FZ-10
Com a queda nas vendas do 3DO a Panasonic decidiu lançar um modelo mais simples e barato na tentativa de aumentar as vendas.
Sanyo TRY IMP 21J
Lançado pela Sanyo em 1994, somente no Japão. Sem sombra de dúvidas, é o modelo de 3DO mais bonito lançado.
Samsung 3DO Player
A Samsung foi a última empresa a projetar um modelo 3DO, porém nunca fora lançado, devido a queda excessiva nas vendas dos modelos das outras marcas.
As empresas que eram licenciadas da 3DO Company, podendo fabricar qualquer tipo de produto de acordo com as especificações criadas pela própria 3DO Company, eram:
Panasonic
Sanyo
Samsung
Goldstar
Creative Labs
Toshiba
AT&T
Scientific-Atlanta
Atari Games
Electronic Arts
American Laser Games
Co-inventores do sistema 3DO
Dave Needle e Robert J. Mical são nomeados co-inventores do sistema 3DO. Ambos haviam atuado na equipe de desenvolvimento do computador Amiga e no sistema portátil de jogos da Atari chamado Atari Lynx.
Robert J. Mical começou a carreira na Williams Electronics, também atuou no projeto Red Jade, um portátil cancelado pela Ericsson. Foi o Chief Architect (Arquiteto chefe) da popular Fathammer Engine para jogos baseados em plataformas móveis. É o autor de dezenas de jogos e patentes tecnológicas. Projetou a arquitetura de três sistemas operacionais e desenhou o hardware para quatro plataformas. Atualmente está envolvido em um projeto da Sony que utiliza as capacidades tecnológicas do console Playstation 3.
Todo e qualquer produto fabricado baseado nas especificações da 3DO, é compatível com qualquer modelo de qualquer empresa licenciada. Até mesmo jogos lançados no Japão, poderiam ser jogados em consoles americanos, desde que os caracteres japoneses, chamados de Kanji, fossem incluídos no CD (recomendação da 3DO Company). Não há nenhuma lista de jogos japoneses que fossem incompatíveis com consoles não-japoneses (exceto uma versão demo japonesa do jogo "Alone in the Dark").
A Panasonic foi a empresa que mais faturou com o 3DO, pois seu console foi o primeiro a ser lançado, e como era o único console de 32-bit fabricado até aquele momento (os seus principais concorrentes na época eram o Sega Genesis e o Super Nintendo, ambos de 16-bits), conseguiu fazer com que os americanos pagassem aproximadamente 699 dólares por um console FZ-1 na semana de seu lançamento. Porém, com a chegada de concorrentes diretos no mundo dos 32-bits (Sony e Sega), as vendas dos consoles 3DO começaram a cair vertiginosamente.
Para tentar reverter esse quadro, a Panasonic lançou o modelo FZ-10, com o drive de CD mecânico (igual aos de CD players portáteis) mais barato e começou a desenvolver um acelerador para o 3DO, chamado de M2. Algumas imagens de jogos foram apresentadas, mostrando que o acelerador poderia esquentar as vendas dos consoles 3DO, porém, esse acelerador nunca foi lançado. Os modelos disponíveis para o 3DO foram:
Goldstar GDO 101-M, lançado em 1993
Panasonic R.E.A.L. FZ-1, lançado em 1993
Panasonic R.E.A.L. FZ-10, lançado em 1994
Sanyo T.R.Y. IMP 21J, lançado em 1994 (somente no Japão
Samsung 3DO Player, projeto concluído e divulgado, porém nunca fora lançado
Goldstar 3DO GDO-101M
Talvez o modelo de 3DO mais barato lançado. O Goldstar 3DO chegou ao mercado americano em 1993 pelo preço de US$399,00 (O R.E.A.L. da Panasonic chegou a custar US$699,00). Incluso no pacote, variaram entre os jogos Fifa Soccer e Shockwave. Foi possível encontrar esse console também no Brasil e Coréia.
Panasonic R.E.A.L. FZ-1
Primeiro modelo da 3DO lançado. Custou na data de lançamento no mercado americano US$ 699,00 e, embora tivesse um elevado preço, teve ótima aceitação e um grande número de vendas.
Panasonic R.E.A.L. FZ-10
Com a queda nas vendas do 3DO a Panasonic decidiu lançar um modelo mais simples e barato na tentativa de aumentar as vendas.
Sanyo TRY IMP 21J
Lançado pela Sanyo em 1994, somente no Japão. Sem sombra de dúvidas, é o modelo de 3DO mais bonito lançado.
Samsung 3DO Player
A Samsung foi a última empresa a projetar um modelo 3DO, porém nunca fora lançado, devido a queda excessiva nas vendas dos modelos das outras marcas.
As empresas que eram licenciadas da 3DO Company, podendo fabricar qualquer tipo de produto de acordo com as especificações criadas pela própria 3DO Company, eram:
Panasonic
Sanyo
Samsung
Goldstar
Creative Labs
Toshiba
AT&T
Scientific-Atlanta
Atari Games
Electronic Arts
American Laser Games
Co-inventores do sistema 3DO
Dave Needle e Robert J. Mical são nomeados co-inventores do sistema 3DO. Ambos haviam atuado na equipe de desenvolvimento do computador Amiga e no sistema portátil de jogos da Atari chamado Atari Lynx.
Robert J. Mical começou a carreira na Williams Electronics, também atuou no projeto Red Jade, um portátil cancelado pela Ericsson. Foi o Chief Architect (Arquiteto chefe) da popular Fathammer Engine para jogos baseados em plataformas móveis. É o autor de dezenas de jogos e patentes tecnológicas. Projetou a arquitetura de três sistemas operacionais e desenhou o hardware para quatro plataformas. Atualmente está envolvido em um projeto da Sony que utiliza as capacidades tecnológicas do console Playstation 3.
Robert J. Mical
Sistema operacional e desenvolvimento
O sistema 3DO OS da NTG
O companhia NTG (New Technologies Group) foi responsável por grande parte da tecnologia do 3DO, alem das contribuições no hardware desenvolveu o 3DO OS, um sistema operacional de 32-bit multitarefa, que facilitava o trabalho dos desenvolvedores por rodar CD de BOOT.
O 3DO OS consistia em duas partes:
Kernel multitarefa com os drivers para os periféricos e o sistema de arquivo.
Outros softwares quem permitam um elo de ligação entre os aplicativos e o hardware, também eram designados para manter a compatibilidade com novas versões de hardware.
Desenvolvimento dos jogos
Os softwares do 3DO eram desenvolvidos em computadores Apple Macintosh de ultima geração e através de toolkits (kits de ferramentas) e estações de trabalho criadas pela 3DO Company. Tais estações consistiam em 3DOs modificados conectados em computadores Macintosh, com várias características de depuração. Já o toolkit continha um software de emulação, programação e ferramentas de autoria, incluindo: depurador de código fonte, compilador, linker, assembler, plug-in's personalizados, software de animação e imagem 2D, software de modelagem 3D, ferramentas de tradução de vídeo, assim como Macromedia's Director, MacroModel, e Three-D.
Também era possível adquirir a biblioteca de conteúdos (content library) com 190 CDs, sendo aproximadamente 111 GigaBytes de músicas, efeitos sonoros, fotos, clipes de filme, artes e referências textuais. O volume 1 era vendido por U$ 995 e o volume 2 por U$ 495,00.
O custo do ambiente de desenvolvimento era de U$ 9.500. Acompanhava ferramentas de software, documentação e um modelo especial de 3DO, o mesmo era conectado ao Mac Quadra via cabo de ligação óptico. Um ambiente opcional, baseado em uma placa de desenvolvimento (NuBus card para Macintosh), tendo a mesma funcionalidade do ambiente mais caro, foi comercializado por U$ 6.000. Este não acompanhava o 3DO especial, pois a placa realizava essa tarefa, assim exigindo um drive de CD-ROM adicional.
Quando os desenvolvedores finalizavam um projeto, enviavam a 3DO Company para testes de compatibilidade. Nenhum julgamento ao conteúdo era feito neste processo, cabia apenas certificar de que aquele software funcionaria em todos os modelos de console 3DO disponíveis. Após a aprovação, era encaminhado ao desenvolvedor um CD Mestre (Master CD) criptografado para o uso ou fabricação. A classificação do conteúdo com relação as faixas etárias eram feitas pelas empresas que publicavam os jogos e órgãos responsáveis.
Preço Elitista
A precocidade do 3DO tornava o custo de aquisição inviável para a maioria dos consumidores. Em 1993 ou ano de lançamento, o 3DO chegou as lojas custando U$ 700, ou seja, mais que o triplo do preço inicial do Super Nintendo nos Estados Unidos. Assim, se desconsiderarmos as variações impostas pela inflação, o 3DO sustenta o título de console mais caro da história dos videogames.
Logotipo oficial
As três figuras geométricas presentes no logotipo correspondem a pronúncia correta da sigla 3DO: "three-dee-oh".
Sistema operacional e desenvolvimento
O sistema 3DO OS da NTG
O companhia NTG (New Technologies Group) foi responsável por grande parte da tecnologia do 3DO, alem das contribuições no hardware desenvolveu o 3DO OS, um sistema operacional de 32-bit multitarefa, que facilitava o trabalho dos desenvolvedores por rodar CD de BOOT.
O 3DO OS consistia em duas partes:
Kernel multitarefa com os drivers para os periféricos e o sistema de arquivo.
Outros softwares quem permitam um elo de ligação entre os aplicativos e o hardware, também eram designados para manter a compatibilidade com novas versões de hardware.
Desenvolvimento dos jogos
Os softwares do 3DO eram desenvolvidos em computadores Apple Macintosh de ultima geração e através de toolkits (kits de ferramentas) e estações de trabalho criadas pela 3DO Company. Tais estações consistiam em 3DOs modificados conectados em computadores Macintosh, com várias características de depuração. Já o toolkit continha um software de emulação, programação e ferramentas de autoria, incluindo: depurador de código fonte, compilador, linker, assembler, plug-in's personalizados, software de animação e imagem 2D, software de modelagem 3D, ferramentas de tradução de vídeo, assim como Macromedia's Director, MacroModel, e Three-D.
Também era possível adquirir a biblioteca de conteúdos (content library) com 190 CDs, sendo aproximadamente 111 GigaBytes de músicas, efeitos sonoros, fotos, clipes de filme, artes e referências textuais. O volume 1 era vendido por U$ 995 e o volume 2 por U$ 495,00.
O custo do ambiente de desenvolvimento era de U$ 9.500. Acompanhava ferramentas de software, documentação e um modelo especial de 3DO, o mesmo era conectado ao Mac Quadra via cabo de ligação óptico. Um ambiente opcional, baseado em uma placa de desenvolvimento (NuBus card para Macintosh), tendo a mesma funcionalidade do ambiente mais caro, foi comercializado por U$ 6.000. Este não acompanhava o 3DO especial, pois a placa realizava essa tarefa, assim exigindo um drive de CD-ROM adicional.
Quando os desenvolvedores finalizavam um projeto, enviavam a 3DO Company para testes de compatibilidade. Nenhum julgamento ao conteúdo era feito neste processo, cabia apenas certificar de que aquele software funcionaria em todos os modelos de console 3DO disponíveis. Após a aprovação, era encaminhado ao desenvolvedor um CD Mestre (Master CD) criptografado para o uso ou fabricação. A classificação do conteúdo com relação as faixas etárias eram feitas pelas empresas que publicavam os jogos e órgãos responsáveis.
Preço Elitista
A precocidade do 3DO tornava o custo de aquisição inviável para a maioria dos consumidores. Em 1993 ou ano de lançamento, o 3DO chegou as lojas custando U$ 700, ou seja, mais que o triplo do preço inicial do Super Nintendo nos Estados Unidos. Assim, se desconsiderarmos as variações impostas pela inflação, o 3DO sustenta o título de console mais caro da história dos videogames.
Logotipo oficial
As três figuras geométricas presentes no logotipo correspondem a pronúncia correta da sigla 3DO: "three-dee-oh".
Panasonic FZ-1, o primeiro sistema 3DO (CPU de 32-bit e CD-ROM).
Panasonic FZ-10, o ultimo e melhor sistema 3DO da Panasonic (CPU de 32-bit e CD-ROM).
Goldstar 3DO GDO-101M
Sanyo T.R.Y. IMP 21J
Lista Parcial de Jogos para o 3DO
VR Stalker – Simulador de caça
Star Ccontrol II – Jogo de estratégia espacial
Space Ace – Jogo interativo estilo FMV (Full Motion Vídeo)
Ultraman Powered – Jogo de luta com o famoso herói japonês
Blade Frce – Jogo peculiar de tiro em 3ª pessoa, onde o protagonista, um agente policial, pode voar, pois possui hélices nas costas
Wing Comander – Filme interativo
FIFA Internatonal Soccer – Jogo esportivo de grande sucesso neste console
Gex – Primeiro da saga, criado para ser o mascote da 3DO
Killing Time – Jogo de terror em primeira pessoa
Demolition Man – Jogo baseado no filme de mesmo nome estrelado por Stallone e Snipes, que obteve sucesso neste console
Way of Warrior – Jogo lançado na onda do Mortal Kombat, porém com qualidade inferior
Mad Dog 2 – The Last Golg – Jogo em FMV com cenários e atores reais, tido como um dos melhores jogos para esta plataforma
Road Rash – Sucesso na plataforma Gênesis, ganhou uma versão mais realista no 3DO
Paatank – Jogo estilo pinball em primeira pessoa, onde você é a bola
Out of This World – A melhor versão deste game para a época
Off Road – Jogo de off-road futurista
Night Trap – Jogo estilo FMV, onde o objetivo é capturar os ladrões que tentam invadir sua casa
Escape From Monster Manor – Jogo de tiro em primeira pessoa
Space Hulk – Jogo de estratégia muito elogiado na época e com excelentes gráficos
Autoban Tokio – Jogo de corrida
Dragons Lair – Jogo em estilo FMV, adaptação dos árcades
Battle ChessS – Jogo de xadrez com animação e ótimos gráficos
Crash'n Burn – Jogo estilo Rock’n Roll Racing, com ótimos gráficos tridimensionais e ótima jogabilidade
The Need For Speed – Primeiro jogo da saga (O primeiro jogo era uma associação da Eletronic Arts, produtora efetiva do jogo e a Revista Road & Track, que cedeu o nome para o título do jogo: Road & Track Presents: The Need for Speed), lançado inicialmente para o 3DO, e não para o PlayStation, como muitos acreditam
Samurai Showdown – Versão do jogo da SNK para o 3DO
Crime Patrols Drug War – Jogo estilo FMV com atores e cenários reais
Rise Of The Robots – Jogo de luta com personagens robôs
Doom – Uma das primeiras versões deste famoso jogo
Super Street Fighter II Turbo - Versão do famoso jogo de luta.
VR Stalker – Simulador de caça
Star Ccontrol II – Jogo de estratégia espacial
Space Ace – Jogo interativo estilo FMV (Full Motion Vídeo)
Ultraman Powered – Jogo de luta com o famoso herói japonês
Blade Frce – Jogo peculiar de tiro em 3ª pessoa, onde o protagonista, um agente policial, pode voar, pois possui hélices nas costas
Wing Comander – Filme interativo
FIFA Internatonal Soccer – Jogo esportivo de grande sucesso neste console
Gex – Primeiro da saga, criado para ser o mascote da 3DO
Killing Time – Jogo de terror em primeira pessoa
Demolition Man – Jogo baseado no filme de mesmo nome estrelado por Stallone e Snipes, que obteve sucesso neste console
Way of Warrior – Jogo lançado na onda do Mortal Kombat, porém com qualidade inferior
Mad Dog 2 – The Last Golg – Jogo em FMV com cenários e atores reais, tido como um dos melhores jogos para esta plataforma
Road Rash – Sucesso na plataforma Gênesis, ganhou uma versão mais realista no 3DO
Paatank – Jogo estilo pinball em primeira pessoa, onde você é a bola
Out of This World – A melhor versão deste game para a época
Off Road – Jogo de off-road futurista
Night Trap – Jogo estilo FMV, onde o objetivo é capturar os ladrões que tentam invadir sua casa
Escape From Monster Manor – Jogo de tiro em primeira pessoa
Space Hulk – Jogo de estratégia muito elogiado na época e com excelentes gráficos
Autoban Tokio – Jogo de corrida
Dragons Lair – Jogo em estilo FMV, adaptação dos árcades
Battle ChessS – Jogo de xadrez com animação e ótimos gráficos
Crash'n Burn – Jogo estilo Rock’n Roll Racing, com ótimos gráficos tridimensionais e ótima jogabilidade
The Need For Speed – Primeiro jogo da saga (O primeiro jogo era uma associação da Eletronic Arts, produtora efetiva do jogo e a Revista Road & Track, que cedeu o nome para o título do jogo: Road & Track Presents: The Need for Speed), lançado inicialmente para o 3DO, e não para o PlayStation, como muitos acreditam
Samurai Showdown – Versão do jogo da SNK para o 3DO
Crime Patrols Drug War – Jogo estilo FMV com atores e cenários reais
Rise Of The Robots – Jogo de luta com personagens robôs
Doom – Uma das primeiras versões deste famoso jogo
Super Street Fighter II Turbo - Versão do famoso jogo de luta.
Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org
0 comentários:
Postar um comentário