17 abril 2008

Sega 32X

Lançado em 1994, o 32X era um aquecimento para o Saturn. Prometia gráficos poligonais de extrema qualidade, além de permitir 32.768 cores simultâneas na tela. Ele tinha 2 processadores próprios SH2, da Hitachi, e 1 co-processador, e vinha com mais 512 KB de memória RAM. Funcionava acoplado a um Mega Drive, transformando-o em um console de 32 bits, mas também era possível utilizar o Mega Drive + Sega CD + 32X em conjunto.

História

32X acoplado a um Mega Drive.

O 32X nasceu como um dos projetos da Sega para ultrapassar o Super Nintendo tecnologicamente, e seu codinome durante o desenvolvimento era Project Mars (Projeto Marte).

O console teve apenas 39 jogos lançados, dos quais 2 são exclusivos da Europa (DarXide e Fifa 96) e um, do Japão (Sangokushi IV, em inglês Romance of the Three Kingdoms IV). 6 dos 39 jogos eram utilizados junto com o Sega CD, sendo o mais famoso o Night Trap, que apresentava 32,768 cores na tela ao invés das 64 do Sega CD.

O console acabou enfrentando diversos problemas, como a existência paralela do console Sega Saturn, que apresentava-se como um videogame mais adequado a nova geração de consoles considerando as especificações técnicas, e mais adequado também para competir com a nova geração de videogames da Sony e Nintendo.

Pouco antes do lançamento do acessório, a Sega havia lançado Multi-Mega CDX (SEGA CDX na América do Norte) que combinava Mega Drive e SEGA CD em um único hardware. A compatibilidade do Multi-Mega CDX com o Mega 32X foi testada pela Sega, mas reprovada para o consumidor de último minuto. É possível observar nas embalagens do Sega Genesis 32X adesivos colados referenciando que o "32X é compatível com todos os variantes de Mega Drive, exceto o CDX".

Porém, os consumidores descobriram que o 32X funciona perfeitamente em conjunto com o Multi-Mega CDX, com a ressalva de que as laterais do 32X "vazam" para fora da área do CDX -- provável motivo pelo qual a Sega havia reprovado a compatibilidade oficial.

Sega Neptune
O Sega Neptune foi um console Genesis e 32X dois em um que a Sega planejou lançar no outono de 1995, com o preço de varejo planejado para ser menor que US$200. O Neptune foi adiado até 1996, e então foi completamente cancelado com o anúncio do cancelamento da produção do 32X.[5] Electronic Gaming Monthly usaram o Sega Neptune como brincadeira de dia da mentira na edição de Abril de 2001. Essa edição incluiu um pequeno artigo em que os escritos anunciaram que a Sega encontrou um depósito cheio de Sega Neptunes, e estava os vendendo por somente $50.



Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário