16 maio 2009

História - Metroid

Metroid é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo. A história se passa em um cenário de ficção científica, centrado na caçadora de recompensas Samus Aran que protege a galáxia dos Piratas Espaciais e suas tentativas de obter o poder de criaturas parasitas, chamadas de Metroid.


A série consiste em oito jogos principais da franquia, três spin-offs e dois remakes aprimorados. Os jogos foram lançados em quase todos os console de videogame da Nintendo, exceto o Nintendo 64 e Wii U. Um jogo está em desenvolvimento para o console Nintendo Switch. Os jogos receberam diferentes níveis de aclamação da crítica. Em setembro de 2012, a série Metroid havia vendido cerca de 17,44 milhões de cópias. A franquia foi representada em outros universos da Nintendo, incluindo a série Super Smash Bros.


História

Ainda criança, a pequena Aran viu a colônia K-2L, onde nascera, ser devastada por piratas espacias, salva pelo povo alienígena Chozo. Os Chozo, "Homens-Pássaro", criaram-na desde então. Estes lhe concederam o sangue Chozo para que ela tivesse suas habilidades naturais e a ingressaram em um treinamento especial, onde com 14 anos de idade ganhou a Power Suit sua armadura de combate (feita com base em um esqueleto de um Chozo). Com o passar do tempo, Samus fez missões que eram consideradas impossíveis, mas não terminou o treinamento de soldados da Federação Galática, tornando-se então uma caçadora de recompensas.

Sua primeira grande missão fora destruir as reservas de Metroids dos Piratas Espaciais em Zebes, derrotando os líderes Kraid, Ridley e Mother Brain no processo. Depois, acabou com os experimentos dos Pirates envolvendo o mutagênico Phazon, investigou um poder misterioso no sistema Alymbic (enfrentando 6 caçadores concorrentes ao mesmo tempo), e, em busca de soldados da Federação perdidos no planeta Aether, salvou os nativos de invasores de uma dimensão paralela.

Em certa missão, a Federação Galática pediu que Samus exterminasse os Metroids em seu planeta natal, e a caçadora matou todos, exceto um, que foi entregue aos cientistas da Federação. Ridley, porém, sequestrou-o e Samus seguiu-o então até Zebes. Samus então começou a vasculhar o interior do Planeta Zebes para encontrar Ridley. Ela descobre que Mother Brain havia voltado, e ela então destrói Mother Brain de uma vez por todas.

10 anos após o incidente, Samus foi contratada para escoltar um grupo de cientistas da Federação no planeta SR388. Ela é então atacada por um parasita X, um tipo de vírus que era a presa dos extintos Metroids, que após a morte dos Metroids, se espalhou no planeta. Ao voltar em sua nave, Samus fica inconsciente e sua nave bate em um meteoro. Por sorte, Samus é ejetada da nave e encontrada pelos cientistas da Federação, que criam uma vacina a partir das células da larva Metroid que mata os parasitas X. Porém, as partes infectadas da Power Suit de Samus são retiradas, sobrando apenas parte de seu Suit, que fica meio azul e vulnerável. Samus também fica mais vulnerável ao frio, característica dos Metroids. Samus então vai ao L.E.B porque um alerta de infecção pelos vírus X é disparado, e ela descobre que um parasita X a clonou, e fazendo várias missões contra os X, Samus controla a base L.E.B para se explodir junto com o planeta SR388, para que os X fossem exterminados. Ela foge em sua nave antes da destruição da L.E.B .



Linha do tempo

1986 - Metroid
Foi lançado para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1986, Samus Aran foi enviada com a missão de explorar o Planeta Zebes e evitar que os Piratas Espaciais consigam capturar os Metroids. Ela enfrenta o Cérebro Mãe e os seus guardiões Kraid e Ridley. É um jogo eletrônico de rolagem lateral e foi um dos pioneiros do subgênero metroidvania, muito popular atualmente em certos jogos independentes.


1991 - Metroid II: Samus Returns
Foi lançado para o portátil Game Boy em 1991. A Federação Galáctica considerou a espécie Metroid extremamente perigosa para o universo e enviou Samus para o planeta natal da espécie, o SR388, com o objetivo de exterminar todas as criaturas derivadas dela. Depois de matar todos os seus estágios (Alfa, Gama, Zeta e Omega Metroid) e a Rainha Metroid, Samus encontra um ovo próximo da câmara da Rainha Metroid. Antes do Samus disparar sobre o ovo, um bebê Metroid choca e acredita que Samus seja sua mãe. Depois de ajudar a escapar de volta para sua nave, Samus entrega o filhote para a colônia espacial de Ceres para o estudo da criatura. Metroid II trouxe novos itens e armas e mais detalhes sobre o desenvolvimento dos Metroids.


1994 - Super Metroid
Foi lançado para o Super Nintendo Entertainment System (SNES) em 1994. A jogabilidade era parecida com a do primeiro jogo, mas com mais equipamentos e um planeta muito mais detalhado. Também possui uma enredo mais complexo que seus dois antecessores. Após os acontecimentos de Metroid II, Samus recebe um sinal de socorro da colônia espacial de Ceres. Ela volta a tempo de se encontrar com Ridley roubando o filhote Metroid. Ela segue na sua nave até uma base reconstruída no Planeta Zebes, onde os Piratas Espaciais estão novamente tentando clonar os Metroids para usá-los como armas. Samus mata mais uma vez versões renascidas de Ridley e Kraid, bem como dos novos guardiões Phantoon e Draygon, e então confronta a Mãe Cérebro mais uma vez com ajuda do bebê Metroid agora já desenvolvido.


2002 - Metroid Fusion
Foi lançado para Game Boy Advance em 2002. Enquanto atua como guarda-costas para os pesquisadores do planeta SR388, Samus é infectada por um parasita nativo conhecido como Parasita X, derivada da espécie Metroid. Os médicos conseguem remover cirurgicamente porções de sua armadura e curam a infecção causada pelo X com uma vacina criada a partir do DNA do filhote Metroid (Metroid II: Return of Samus). A vacina não só permite que ela sobreviva aos parasitas, mas absorva-os para alimentar sua energia e armas. Ela é então enviada para investigar um acidente na estação de pesquisa do Laboratório Espacial Biológico, onde é revelado que espécies de SR388 eram portadores do parasita X.


2002 - Metroid Prime
Foi lançado para GameCube em 2002 e desenvolvido pela Retro Studios. O jogo se passa no planeta Tallon IV, anteriormente habitado pela raça Chozo. Cinco décadas atrás, a raça Chozo foi exterminada depois que um meteoro atingiu o planeta. O meteoro contaminou o planeta com uma substância corruptiva e mutagênica que os Piratas Espaciais mais tarde chamaram de Phazon. Samus deve viajar pelo mundo de Tallon IV procurando por doze artefatos Chozo que abrirão o caminho para a cratera de impacto do meteoro Phazon, enquanto coleta habilidades e armas que a permitem alcançar novas áreas.


2004 - Metroid: Zero Mission
Foi originalmente lançado para Game Boy Advance em 2004. É um remake de Metroid de 1986 lançado no NES. O enredo segue sendo praticamente o mesmo com algumas áreas novas e alguns eventos adicionais do jogo original.


2005 - Metroid Prime 2: Echoes
Foi lançado para o GameCube em 2005 e desenvolvido pela Retro Studios como sequência do primeiro jogo da série Prime. Samus é enviada para investigar o planeta Aether depois que um esquadrão de fuzileiros navais se perderam pelo planeta. Samus encontra todo o esquadrão morto por várias criaturas, principalmente por uma raça maligna chamada Ing. As criaturas da raça Ing são capazes de possuir corpos vivos, mortos e artificialmente inteligentes. Essa característica foi fundamental para que essas criaturas pudessem combater os habitantes da raça dominante de Aether, o Luminoth. Ao encontrar o único membro remanescente de Luminoth (os outros estão congelados em câmaras, aguardando a destruição do Ing), Samus descobre que Aether foi dividido em duas dimensões por um meteoro semelhante ao que caiu em Tallon IV. Samus concorda em ajudar recuperando a energia planetária de Aether (a "Luz de Éter") de Dark Aether.


2005 - Metroid Prime Pinball
Uma versão pinball da série lançada para o Nintendo DS. O jogo consiste em seis mesas de pinball, cada uma inspirada em uma área diferente de Metroid Prime.


2006 - Metroid Prime Hunters
Foi lançado para o Nintendo DS em 2006 como um spin-off da série Prime. Quando a Federação recebe uma mensagem incomum sobre um "Poder Final", Samus é enviada para o "Aglomerado Alíbico na Galáxia Tetra" para investigá-lo e protegê-lo. Outras pessoas também receberam a mensagem, e seis caçadores de recompensas rivais chegam com a intenção semelhante da protagonista. Quando todas as partes chegam à fonte da transmissão, é revelado que a mensagem era uma falsa isca enviada por uma criatura antiga conhecida como Gorea, que pretendia manipular os visitantes para libertá-la de um vazio entre dimensões


2007 - Metroid Prime 3: Corruption
Foi lançado para o Wii em 2007 como terceiro jogo da trilogia Prime. O Almirante Dane, comandante de um navio da Federação Galáctica,convoca uma reunião com Samus Aran e outros três caçadores de recompensas - Rundas, Ghor e Gandrayda. Os caçadores de recompensas recebem ordens para limpar um vírus de computador de vários supercomputadores orgânicos chamados "Unidades Aurora", localizados em toda a galáxia.


2009 - Metroid Prime: Trilogy
Metroid Prime: Trilogy é uma compilação de três jogos eletrônicos de ação-aventura desenvolvidos pela Retro Studios e publicados pela Nintendo exclusivamente para o Wii. Ele incluí três títulos da série Metroid: Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes e Metroid Prime 3: Corruption. Os dois primeiros tinham sido originalmente lançados para o Nintendo GameCube, tendo sido atualizados com muitos dos elementos que tinham sido implementados em Corruption, como por exemplo um novo esquema de controle baseado no Wii Remote e um sistema de créditos conectado ao WiiConnect24.


2010 - Metroid: Other M
Foi lançado para o Wii em 2010 e foi desenvolvido pela Team Ninja, uma divisão da Koei Tecmo, em conjunto com a Nintendo. Samus recebe um sinal de socorro e segue até uma misteriosa nave chamada "Navio Garrafa". Ela encontra um esquadrão de soldados da Federação Galáctica, incluindo seu amigo Anthony Higgs e seu ex-oficial superior Adam Malkovich. Eles descobrem que a diretora do navio, Madeline Bergman, tem conduzido pesquisas sobre armas biológicas ilegais para a Federação. Logo depois, Samus encontra um sobrevivente que afirma ser Madeline Bergman, mas na verdade é revelado ser um androide com uma inteligência artificial duplicada do Cérebro Mãe, de modo que os Metroids podem ser controlados telepaticamente.


2016 - Metroid Prime: Federation Force
Metroid Prime: Federation Force é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa em desenvolvido pela Next Level Games e publicado pela Nintendo, que foi lançado em agosto de 2016 na América do Norte e no Japão, e em setembro na Europa e Austrália. É um jogo derivado da série Metroid Prime com os membros da Federação galáctica. O jogo também apresenta um modo multijogador de esporte intitulado Metroid Prime: Blast Ball, opondo duas equipes de três jogadores.



2017 - Metroid: Samus Returns
Metroid: Samus Returns é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela MercurySteam em colaboração com a Nintendo que foi lançado em setembro de 2017 no console portátil Nintendo 3DS. Samus Returns, jogo da série Metroid, é um remake de Metroid II: Return of Samus, lançado no Game Boy em 1991. Yoshio Sakamoto, diretor histórico da série, supervisiona a produção do jogo.



TBA - Metroid Prime 4
Metroid Prime 4 é um futuro jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Retro Studios e publicado pela Nintendo. É o décimo quinto título da série Metroid e o quarto da subssérie Metroid Prime, sendo uma sequência de Metroid Prime 3: Corruption de 2007. O jogo foi anunciado durante a Electronic Entertainment Expo de 2017, supostamente produzido pela Bandai Namco Studios. Entretanto, a produção de Metroid Prime 4 foi reiniciada em janeiro de 2019 e o projeto transferido para a Retro Studios, os desenvolvedores da trilogia original. O título será lançado para Nintendo Switch, porém não há previsão de lançamento.


Jogabilidade
Metroid tem elementos de ação e aventura, tiro e plataforma. São centrados em torno de buscas para aperfeiçoamentos da armadura de Samus e habilidades, que permitem superar obstáculos e acessar ambientes novos. Samus encontra vários artefatos em suas aventuras. A maioria dos jogos é do gênero sidescrolling 2D, exceto a série Metroid Prime que usa uma perspectiva em primeira pessoa, com elementos de tiro e exploração. com jogabilidade de plataforma e exploração. O jogador ganha itens e upgrades para o traje de Samus a medida que avança no cenário, e ocasionalmente derrotando criaturas alienígenas através de combate corpo-a-corpo ou com o canhão Power Beam do traje.

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário