14 abril 2016

Nintendo Switch

O Nintendo Switch chamado durante seu desenvolvimento de NX, é um console de videogame híbrido produzido pela empresa Nintendo, tendo sido revelado em 20 de outubro de 2016. Foi lançado oficialmente no dia 3 de março de 2017, e o preço de lançamento é de US$299,99. Na ocasião do lançamento, a Sony e a Microsoft, principais concorrentes da Nintendo, usaram o Twitter para comemorar o novo console.


O Switch se trata de um console híbrido semelhante a um tablet, o qual pode ser acoplado a um dock e, assim, ser transformado em um console de mesa. O console também conta com dois controles sem fio acopláveis de cada lado, chamados pela Nintendo de Joy-Con, que podem ser usados individualmente ou ser acoplados à unidade principal (no modo portátil) ou a uma base semelhante a um gamepad (no modo caseiro).

Apesar do console ser um híbrido e aparentar ter a forma de um portátil, a Nintendo reforçou várias vezes que o Nintendo Switch é primeiramente um console de mesa e que este não irá suceder o Nintendo 3DS. Além disso, aos poucos o console substituiu totalmente o seu antecessor, o Wii U, inclusive tendo jogos que foram originalmente lançados e planejados para o mesmo, tais como Mario Kart 8 e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Mesmo com alguns problemas nos lotes iniciais de lançamento como problemas de sincronização do Joy-Con esquerdo e poucos títulos disponíveis no primeiro dia, o Nintendo Switch conseguiu vender mais de 1,5 milhões apenas na primeira semana, tendo um inicio comercial muito melhor que o do Wii U e até mesmo do Nintendo 3DS.


História
O Nintendo Switch, anteriormente conhecido pelo codinome Nintendo NX, foi citado pela primeira vez em uma conferência com a provedora japonesa de jogos para smartphones DeNA em 17 de março de 2015. Durante a coletiva da aliança empresarial envolvendo as duas companhias, o falecido presidente e CEO da Nintendo Satoru Iwata anunciou que "uma plataforma dedicada a jogos com um novo conceito está sendo criada sob o codinome de desenvolvimento 'NX' ". A nova plataforma está integrada com o futuro serviço de fidelidade fornecido pela Nintendo em parceria com a DeNA, juntamente com outras plataformas de jogos, incluindo o Nintendo 3DS, Wii U, dispositivos móveis e PCs. Iwata, ainda na conferência, afirmou esperar "trazer mais novidades para a nova plataforma 'NX' até 2016".

Em abril de 2016 em um encontro com investidores, a Nintendo anunciou que o NX não estaria na E3 2016 e que o novo Zelda, anteriormente exclusivo para o Wii U, também seria lançado para o console. O atual presidente da Nintendo diz que prefere lançar o console em Março de 2017 para que assim haja mais tempo para as produtoras terminarem seus jogos e não cometer os mesmos erros cometidos no Wii U.

O Switch foi divulgado por meio de um trailer em 20 de outubro de 2016, confirmando os rumores de que seria um console híbrido e demonstrando a funcionalidade do dock e dos Joy-Con, sendo essa a acoplagem dos controles no console e do console no dock.

No dia 13 de Janeiro de 2017, a Nintendo transmitiu ao vivo, mundialmente, a apresentação oficial do Nintendo Switch, onde foram apresentadas novas funcionalidades e um aprofundamento no que tinha sido mostrado no trailer, incluindo os jogos que serão lançados, e mais informações sobre data de lançamento, preço e apoio de third parties.

Em Janeiro de 2017, Tatsumi Kimishima, o atual presidente da Nintendo, afirmou que o Switch e o 3DS poderiam coexistir, e que se for necessário, um sucessor para o 3DS seria criado. Seu lançamento aconteceu dia 03 de março de 2017 com 2 milhões de unidades disponíveis mundialmente, com a empresa justificando que é uma quantidade ideal devido ao seu lançamento ocorrer fora do período de férias. Apesar disso, devido à alta procura registrada, a empresa tem tido dificuldades em manter a disponibilidade do console nas lojas. Até o fim de março de 2017, a Nintendo vendeu 2,7 milhões de consoles, superando suas próprias expectativas e prometendo aumentar as unidades do Nintendo Switch mundialmente.

O console é o sistema de jogo que vendeu mais rápido na história da Nintendo e Estados Unidos, e nos Estados Unidos foi o sistema de jogo mais vendido no período (Janeiro).Foram vendidas 1,5 milhões de consoles na primeira semana, 10 milhões nos primeiros 9 meses, e 14,86 milhões até 31 de dezembro de 2017 a nível global, ultrapassando as vendas totais do Wii U em menos de um ano.

Hardware
O Nintendo Switch é um console de videogame híbrido, o sistema principal contém o tablet "Switch Console", o módulo "Switch Dock" e os dois controles "Joy-Con" (direito e esquerdo), os elásticos chamados de "Joy-Con Strap", o suporte gamepad chamado de "Joy-Con Grip", o cabo de energia e o cabo HDMI.

Console
A unidade principal do Nintendo Switch é o console, um equipamento semelhante a um tablet com tela LCD de 6,2 polegadas (16 cm) que suporta até 10 pontos multitoque, tem resolução 720p (1280 x 720 pixels), com bateria embutida, entrada para cartão de jogos, fone de ouvido de 3,5 mm, porta USB-C para carregamento fora do dock e um stand retrátil, para apoiar o console em uma superfície enquanto não está no dock.

Dock
O console pode ser colocado no dock, com ou sem os Joy-Cons. O equipamento tem uma entrada USB-C que conecta o console e o carrega, e uma entrada para cabo HDMI que pode suportar até a resolução full HD 1080p (1920 x 1080 pixels). Com o Switch conectado ao dock em seu modo como console de mesa, o seu clock(frequência do processador) que normalmente é limitado para evitar o consumo exagerado de bateria ou super aquecimento aumenta, mostrando o real potencial do console.

O Dock também adiciona algumas funções ao Switch, como a possibilidade de utilizar o Pro-Controller via conexão com fio, carregar os controles enquanto joga com o cabo USB conectado a ele (no caso dos Joy-Cons é necessário o acessório Charging Grip) e dar a possibilidade de se conectar via LAN (com o uso de um adaptador USB similar ao do Wii LAN Adapter e Wii U LAN Adapter), assim dando ao Switch a possibilidade de se conectar a uma rede banda larga. Alguns jogos como Splatoon 2 podem ser jogados localmente sem a necessidade de uma conexão com a internet, através de uma Rede LAN com vários Switch conectados a ela, semelhante ao que acontecia em Mario Kart: Double Dash!!, mas conectando múltiplos Gamecubes.

Alguns jogos como Minecraft e Dragon Quest Heroes 1 & 2 possuem uma melhora considerável quando jogados com o Switch conectado em seu Dock, possuindo um draw distance melhor, mostrando mais detalhes do cenário ao mesmo tempo e conseguindo atingir uma taxa de frames por segundo muito melhor (como é o caso do Dragon Quest em que foi bastante criticado por ter um baixo desempenho no modo portátil), isso deve pelo fato de quê o Switch só libera todo seu potencial enquanto está conectado ao dock e no seu modo portátil ele reduz o seu clock para evitar super aquecimento e desgaste exagerado da bateria.

Joy-Con
O Nintendo Switch vem com dois controladores chamados Joy-Con, mais especificamente Joy-Con L e Joy-Con R. O Joy-Con pode ser usado de quatro maneiras diferentes:

Por um jogador, com os dois acoplados ao console
Por um jogador, removido e utilizado separadamente em cada mão (semelhante ao Wii Remote e ao Nunchuk)
Por um jogador, acoplado ao Joy-Con Grip para ser usado semelhante a um gamepad
Por dois jogadores, removido e usado individualmente


Especificações técnicas
O Switch utiliza um processador integrado da família Tegra, desenvolvido em parceria com a Nvidia. Não foram revelados maiores detalhes deste processador "baseado na mesma arquitetura dos avançados processadores gráficos top de linha Nvidia GeForce", comuns em computadores pessoais e possui API customizada conhecida como "MVN", desenvolvida para "trazer fluidez e jogabilidade para as massas". Takeda descreveu o chipset Nvidia como principal elemento para disponibilizar aos jogadores nível de performance similar ao desempenho de jogos em PC, para obter "alta performance com baixo consumo de energia" para o Switch. Rumores anteriores ao lançamento, não confirmados tanto pela Nintendo quanto Nvidia, especularam que o SoC (System on Chip) seria um Nvidia Tegra X1 SoC com 4 CPUs ARM Cortex-A57 e 4 CPUs ARM Cortex-A53 trabalhando junto aos 256 núcleos baseados na tecnologia CUDA Maxwell. Este foi posteriormente corroborado por análises realizadas pela Tech Insights em Março de 2017. Os núcleos da CPU trabalham a 1.020 GHz, conforme revelado pela DigitalFoundry. Os cores da GPU variam de velocidade entre 768Mhz e 307,2Mhz dependendo da operação do console. Console de mesa, no dock ou modo portátil, respectivamente. Os núcleos da GPU podem operar a até 921Mhz e 420Mhz, respectivamente. Posteriormente, após desmontagem realizada pelo site iFixit do produto final, foi confirmado que o console possui 4GB de RAM LPDDR4.

Oferece conexão de rede sem fio de banda dupla 802.11ac, compatível com as especificações 802.11/a/b/g/n/ac. Até oito consoles podem conectar entre si através de uma rede do tipo ad hoc (sem roteador) para jogos em rede local multiplicador. No caso de pelo menos um jogo, Splatoon2, dez consoles podem se conectar pela rede ad-hoc. Porém, apenas 8 consoles jogam entre si enquanto dois atuam apenas como espectadores. O Switch possui conectividade Bluetooth 4.1 para comunicação sem fio entre o console e seus controles. Para o modo console de mesa, instalado no dock, o console também é compatível com um adaptador de rede LAN USB, viabilizando conexão de rede cabeada para o console. O adaptador de rede Wii LAN também é compatível com o Nintendo Switch através das portas USB disponíveis no Dock.

O Switch é alimentado por uma bateria de lítio não removível de 4310mAh, operando a 3.7 V. A autonomia é estimada entre 2.5 horas a 6.5 horas, dependendo do software em execução. Nintendo traz como referência o jogo The Legend of Zelda: Breath of the Wild, suportando a até 3 horas de autonomia das baterias. A bateria pode ser carregada tanto pelo Dock quanto via porta USB-C contida no console. O tempo estimado de recarga enquanto o console está em modo standby é de algo em torno de 3 horas. A Nintendo oferece em sua rede de assistência técnica, meios para substituição de baterias. Cada Joy-Con tem sua própria bateria não removível de Ion de lítio e 525mAh operando a 3,7V. A autonomia estimada de 24 horas. Estas baterias são automaticamente carregadas se conectadas ao console quando o mesmo está carregando. Acessórios adicionais possuem outros meios de carregar os Joy-Con. O Joy-Con grip, fornecido junto ao console não oferece opções de carregamento ao mesmo. Uma versão premium do Joy-Con Grip, vendida separadamente, possui o conector USB-C que pode ser utilizado para carregar as baterias do Joy-Con.

O Switch possui armazenamento interno de 32GB, onde 25GB é acessível ao usuário. Este pode ser expandido a até 2TB utilizando cartões microSD, microSDHC ou microSDXC. A entrada de cartões microSD encontra-se embaixo do apoio de mesa do Switch. Se utilizado cartão microSD, o console apenas armazenará as informações de progresso de jogo na memória interna. Não existe forma de copiar os saves da memória interna para o cartão SD e compartilhar com outro console, mas foi adicionada a funcionalidade de transferir o perfil do Nintendo Switch entre consoles à partir da versão 4.0.0 do sistema, disponibilizado em Outubro de 2017. O suporte a cartões microSD e microSDHC foram fornecidos no lançamento do console e o suporte ao microSDXC foi disponibilizado posteriormente por uma atualização de sistema. O Switch não oferece suporte a armazenamento externo, mas a Nintendo já sinalizou o interesse de viabiliza-lo no futuro.

O console possui um conector de fone de ouvido de 3.5mm. Não suporta dispositivos de som Bluetooth. O update de sistema disponibilizado em Outubro de 2017 habilitou o suporte a fones de ouvido sem fio USB quando este conectado a porta USB do dock e o console operando em modo console de mesa.

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