16 maio 2009

História - Mario

Mario, também conhecido como Super Mario (originalmente Jumpman), é um personagem fictício de videogame criado em 1981, por Shigeru Miyamoto, para a empresa Nintendo. Atualmente é o principal personagem da série Mario e é a mascote da Nintendo.
Geralmente o primeiro jogo de todo console lançado pela empresa é estrelado por Mario e seu irmão Luigi (exceto no GameCube, que teve um jogo estrelado só por Luigi, Luigi's Mansion),e no Nintendo Wii que teve um jogo da série Zelda (The Legend of Zelda: Twilight Princess). A série Mario já tem mais de 184 milhões de cópias vendidas.


História
Conforme a sinopse de Mario, havia dois irmãos chamados Mario e Luigi que nasceram na Itália. Após vários anos, eles se mudam para detrás do armário, em um quarto, e se tornam encanadores. Certo dia, desentupindo a banheira de seu casebre, eles foram "sugados" por um cano, indo parar no Reino dos Cogumelos, onde conheceram os outros personagens alucinados. Agora eles podem ir para o reino dos cogumelos e voltar pra trás do armário quando quiserem.


Criação
Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye, sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline do gorila Donkey Kong. Para dar destaque ao bigode, foi adicionado um nariz. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario".


O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um ..., Mario logo passou a ser considerado um ... (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros.). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador. É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957.

A linha do tempo:

1981 - Donkey Kong


1983 - Mario Bros


1985 – Super Mario Bros.


1986 – Super Mario Bros. 2



1988 – Super Mario Bros. 3


1989 – Super Mario Land


1990 – Super Mario World


1992 – Super Mario Land 2: Golden Coins


1995 – Super Mario World 2: Yoshi’s Island


1996 – Super Mario 64


2002 – Super Mario Sunshine


2004 – Super Mario 64 DS



2006 – New Super Mario Bros.


2007 – Super Mario Galaxy


2009 – New Super Mario Bros. Wii


2010 – Super Mario Galaxy 2


2011 – Super Mario 3D Land


2012 – New Super Mario Bros. 2 e New Super Mario Bros. U



2013 – Super Mario 3D World


2015 – Super Mario Maker


2017 - Super Mario Odyssey


2019 - New Super Mario Bros. U Deluxe


2019 - New Super Mario Bros


2019 - Super Mario Maker 2


Visual
Chapéu: Na época, seria muito difícil arrumar sprites de animação para o cabelo do Mario. Além disso, Shigeru Myiamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil
Bigode: De novo, devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não haviam recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca.

Macacões: Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacões vermelhos para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis depois que Super Mario Bros. 3 estourou nos arcades. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. Só no console Nintendo Wii que este famoso macacão foi ganhar uma textura que o fez ter um ar de manufaturado.

Baby Mario
Baby Mario, como o nome indica, é a versão bebê de Mario. Apesar de aparecer junto com sua versão mais velha em títulos de esporte da Nintendo como Mario Tennis, Mario Golf, Mario Superstar Baseball , Mario Kart: Double Dash!! e Mario Kart Wii, é geralmente aceitável que estes jogos estão fora do conceito da linha do tempo da realidade onde se passam as aventuras dos irmãos Mario, de modo que Mario e Baby Mario não são personagens distintos.
Ele apareceu a primeira vez em Super Mario World 2: Yoshi's Island que contava o começo da história do Mario e Luigi desde que eles eram bebês. Neste jogo, com a ajuda dos Yoshis, Baby Mario deve salvar Baby Luigi(a versão bebê de Luigi) de Kamek The Magikoopa que é aliado de Baby Bowser (versão bebê de Bowser).

Habilidades e Itens

Diversos
Aqui uma listagem dos principais itens e habilidades de Mario ao longo de seus games:
Metal Cap (boné de metal): Ao coletar, Mario fica como Metal Mario igual ao do jogoSuper Smash Bros que permite andar debaixo d'água em Super Mario 64. Em uma outro jogo, dá a mario a habilidade de ficar invencível e derrotar os inimigos mais fortes da série como o Thwomp por exemplo.
Hammer (Martelo): Um item que Mario utiliza em Donkey Kong para destruir barris e inimigos. Ela também originou as outras marretas nas séries de RPG (Super Mario RPG, Paper Mario, Mario & Luigi:Superstar Saga, etc.).

Jump (Pulo): A principal e mais ridícula habilidade de Mario nos jogos. Essa habilidade serve para pular e acertar os inimigos com os pés. Como nem todos os inimigos se machucam aos pulos, o jogador é induzido a achar Power-Ups para derrotá-los. Existem versões diferentes do pulo, como o Spin Jump (pulo giratório), de Super Mario World, Wall Jump (também conhecido como Wall Kick, salto em parede) e Triple Jump (salto triplo), de Super Mario 64, dentre vários outros.
Coin (Moeda): É a principal coin (moeda) de Mushroom Kingdom. Ela serve para marcar recordes, comprar itens e abrir novas opções em certas séries. Na maioria dos jogos, ao coletar 100 dessas, Mario adquire uma vida.

Red Coin (Moeda Vermelha): Esta coin (moeda) em New Super Mario Bros. só aparece se tocar no circulo vermelho. Vale mais de que a coin original, ao coletar 8 dessas Mario adquire um item. Em Super Mario 64, deve-se coletar oito moedas vermelhas, em cada mundo, para conseguir uma das estrelas. Já em Super Mario World 2: Yoshi's Island, existem vinte moedas em cada fase, cada uma valendo 5 pontos (de um total de 100 pontos).

Star Coin (Moeda Estrela): Esta coin (moeda) gigante serve para abrir passagens nas casas de Toads, em New Super Mario Bros.. Ao acessar as casas de Toads, Mario consegue vários itens. Normalmente, cada nível tem 3 Star Coins e ao coletar uma certa quantia, o jogador pode abrir as casas de Toads.
Super Mushroom (Super Cogumelo): Ou simplesmente, Mushroom, é o cogumelo mais comum da série. Inspirado em Alice no País das Maravilhas, pode faser o Mario crescer (como foi originalmente feito) ou recuperar seu HP (como em varios RPGS).

Mini Mushroom (Mini Cogumelo): Este Item é exclusivo de New Super Mario Bros. Faz com que Mario fique pequeno, permitindo Mario passar por condutas muito estreitas.
Poisonous Mushroom (Cogumelo Venenoso) Este cogumelo azul, de Super Mario Bros. 2 faz mario perder uma vida.

1-UP Mushroom (Cogumelo 1-UP): Este cogumelo é uma versão verde do Super Mushroom. Ao coletá-lo, Mario ganha uma vida extra. Nas séries de RPG, ele geralmente ressucita o personagem selecianado.
Fire Flower (Flor de Fogo): Uma flor que muda as cores da roupa do Super Mario, tornando-o Fire Mario. Permite atirar bolas de fogo pelas mãos.

Starman (Estrela): A estrela mais comum nos primeiros jogos do Mario. Ao coletá-la, Mario fica invencível por um curto período de tempo, derrotando inimigos que encostam nele.
Power Stars (Estrelas do Poder): Essas estrelas sustentam o castelo de Peach. Sem elas, o castelo enfraquece e a maioria das portas em seu interior se trancam, exigindo certas quantidades de estrelas para serem destrancadas e abrir novas salas. Diferentemente da Starman, elas não dão invencibilidade, porém com elas, Mario pode fazer o Glowing Triple Somersault (Brilhante Salto Mortal Triplo) e não se machucar mesmo caindo de um lugar alto. 120 estrelas sustentam o castelo da Peach em Super Mario 64, já em Super Mario 64 DS, o castelo é sustentado por 150 delas. Nas séries Mario Party, são usadas como uma espécie de forma de pagamento, assim como as Coins, geralmente custando, cada uma, 20 Coins.

Yoshi: Em sua primeira aparição, em Super Mario World, Yoshi é "considerado" um item, pois é encontrado dentro de blocos de itens, e pode ser usado como montaria, usando sua língua para engolir inimigos. Depois de sua primeira aparição como personagem principal em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi se transformou em um personagem nas séries do Mario, deixando de ser apenas um item.

Vegetable (Legumes): em Super Mario Bros. 2 e Super Mario Advance Mario, Luigi, Peach e Toad podem coletar esses legumes encontrados pelo caminho para atacar inimigos que não sofrem danos através do pulo.

Super Leaf (Super Folha): Super Mario Bros. 3 inclui a Super Leaf como item, que dá a Super Mario um rabo e orelhas de um Tanooki(um personagem da mitologia japonesa, semelhante ao guaxinim - lê-se Tanuki), transformando-o em Racoon Mario. Permite a ele voar ou flutuar por curtos períodos enquanto abana o rabo no ar.

Megavitamins (Megavitaminas): emDr. Mario estas pílulas são usadas para destruir vírus que ficam dentro de garrafas. Os vírus só são destruídos se forem da mesma cor que a pílula que os tocarem.
Shine Sprites (Espíritos do Brilho): Similares às Power Stars de Super Mario 64, as Shine Sprites sustentam a Ilha Delfino e garantem ao sol o seu brilho. Sem elas, a ilha fica enfraquecida e o sol não brilha com tanta intensidade. Como em Super Mario 64, elas também abrem novas áreas e são coletadas durantes as fases.

F.L.U.D.D.: (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device). Em português, "Dispositivo de Jacto de Líquido Ultra Rápido". É uma mochila equipada com sprays e com a habilidade de falar, inventada pelo Professor E. Gadd, que Mario carrega em Super Mario Sunshine. De princípio, o dispositivo serviria apenas para a limpeza, mas Mario usa-o junto com suas habilidades para poder derrotar alguns inimigos que só sofrem dano através de jatos d´água.

Cape Feather (Pena de Capa): Baseado na popularidade do item do jogo antecessor, a Super Leaf. Em Super Mario World, a pena dá a Mario uma capa amarela, tornando-o Cape Mario. Permite a ele voar mas, diferente de outros super-heróis que também usam capas, ele consegue balançar no ar enquanto segura uma das extremidades da capa com as mãos e a outra fica amarrada aos seus pés.
Wing Feather(Pena Alada): Em Super Mario 64 DS, transforma Mario em Wing Mario, dando asas ao seu boné. Apesar de ser baseada na Cape Feather, de Super Mario World, esta difere em alguns aspectos: ela é apenas branca e brilhante, não tem a ponta alaranjada e não dá uma capa, e sim as asas do chapéu. Semelhante ao Wing Cap, do antecessor Super Mario 64, sua habilidade especial garante a Mario o poder de voar.

Flower Power (Poder da flor): Paz e amoooor aee!
Mario fica na forma de um um balão por um curto período de tempo. Em Super Mario World, Mario ganha a mesma habilidade quando coleta um P-Baloon.
Luigi transforma-se em Vanish Luigi, ficando invisível e não se machucando com ataques, igualmente ao Vanish Mario de Super Mario 64.

Yoshi pode cuspir fogo quando se pressiona o botão de ataque. Em Super Mario World, para conseguir a habilidade é necessário ter capturado com a língua um Koopa Troopa vermelho, ou, caso se esteja jogando com o Red Yoshi, de qualquer cor. Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi deve comer uma Red Watermelon (Melancia Vermelha) para conseguir esta habilidade.
Wario se transforma em Metal Wario, não recebendo dano de quedas e ataques e podendo afundar na água, igualmente ao Metal Mario de Super Mario 64.

Flower (Flor): Diferente da Flower Power, essa flor só aparece em Super Mario Land. Ela dá a Mario o poder de se tornar o Superball Mario, que pode jogar super bolas para destruir inimigos ou coletar moedas. Diferente da Fire Flower, apenas uma bola pode estar em cena, e ela faz um percurso retilíneo, alterando sua trajetória apenas quando se choca com uma parede ou com o próprio Mario. Ela não provoca nenhuma alteração nas vestes de Mario.

Carrot (Cenoura): Exclusivo de Super Mario Land 2: Six Golden Coins, tem o poder de transformar Mario em Rabbit/Bunny Mario. Nessas condições, Mario recebe um par de orelhas de coelho brancas no boné e a habilidade de flutuar enquanto abana as orelhas.

Star (Estrela): Aparece em Super Mario World 2: Yoshi's Island, transforma Baby Mario em Super Baby Mario, muito semelhante ao Starman, mas fornece uma capa e a habilidade de flutuar, correr sozinho e andar pelas paredes. Ela também transforma Yoshi em um ovo que segue Baby Mario. Diferente do Starman, Star não possui olhos ou boca.

Suits (Vestes)
As primeiras três estão presentes em Super Mario Bros. 3, enquanto a última aparece em New Super Mario Bros. (Nintendo DS). As vestimentas ajudam o herói no decorrer da sua aventura. São elas:
Tanooki Suit (Roupa de Tanooki): Roupa baseada na Super Leaf. Mario veste uma fantasia de Tanooki mais elaborada que a Racoon e se transforma em Tanooki Mario. Permite voar e flutuar por um certo período de tempo enquanto abanasse o rabo e também se transformar em estátua, para anular ataques ofensivos.

Frog Suit (Roupa de Sapo): Com esta vestimenta, Mario torna-se Frog Mario. A mecânica de jogo dentro da água é facilitada, pois ele pode nadar mais rápido e, em terra, pular mais alto.
Hammer Bros. Suit (Roupa de Irmão Martelo): Mario adiciona à sua vestimenta um casco de tartaruga e capacete preto, dos Hammer Bros., tornando-se Hammer Mario. Ganha a habilidade de atirar martelos (como os Hammer Bros. fazem), de modo parecido às bolas de fogo com a Fire Flower. No entanto os martelos são muito mais poderosos, podendo eliminar inimigos até então invulneráveis.

Koopa Special Blue Shell (Carapaça Especial de Koopa Azul): Trasforma o Mario em Shell Mario, permitindo fazer o Shell Dash que elimina todos os inimigos contra os quais ele se choca, semelhante a uma carapaça normal. Também pode-se esconder dentro da carapaça para se proteger de certos ataques.

Caps (Bonés)
Mario 64 incluía três bonés que permitiam poderes especiais por certo tempo.São eles:
Wing Cap (Boné de Asas), que transforma-o em Wing Mario, permitindo-o voar depois de dar um salto triplo no chão, ou após ser lançado por um canhão terrestre;
Metal Cap (Boné de Metal), que o transforma em Metal Mario, deixando-o invulnerável a ataques (incluindo esmagamento) e permitindo-o afundar na água, sem necessitar de respirar;
Vanish Cap (Boné de Desaparecimento), que o transforma em Vanish Mario, permitindo-o ficar invísivel e intransponível por um período de tempo, anulando ataques de inimigos e permitindo acessar áreas secretas.

Profissões
Mario,ao longo dos seus jogos da série, já teve alguns jogos na qual exercia outras profissões.Ao todo,na ordem cronologica, elas são:
Carpinteiro - (Donkey Kong) Mario originalmente era carpinteiro e deveria salvar Pauline de Donkey Kong.

Encanador - (Mario Bros.) Mario consertava um encanamento destruindo inimigos que saiam de canos.
Super-Herói - (Super Mario Bros.) Mario é Super-Herói em todos seus jogos de plataforma começados em "Super Mario" (Ex: Super Mario Bros., Super Mario 64, etc.).
Bombeiro - (Wrecking Crew) Mario deveria destruir paredes, escadas e bombas para ganhar pontos e passar de fase.

Médico - (Dr. Mario) Dr. Mario destruía vírus dentro de potes com suas Megavitaminas, se as cores do vírus e da pílula fossem iguais.
Piloto - (Super Mario Kart) Mario corria com karts junto com seus amigos em pistas originadas das fases de Super Mario World.

Pintor - (Mario Paint) Na arte da caixa do jogo, Mario aparecia vestido de pintor pintando em uma tela.
Cozinheiro - (Yoshi's Cookie) Mario deveria, com uma máquina, organizar biscoitos e combinar os do mesmo tipo para passar de fase.

Jogador de Golfe - (Mario Golf) Mario jogava em vários trajetos com seus amigos usando tacadas especiais.

Jogador de Tênis - (Mario Tennis) Mario jogava Tênis em quadras diversas e usava itens com seus outros competidores.

Jogador de Baseball - (Mario Superstar Baseball) Mario reune seus amigos para jogar partidas de baseball com itens, armadilhas e tacadas especiais.

Dançarino - (Dance Dance Revolution : Mario Mix) Mario dança, estilo dança de rua, com seus amigos músicas originadas de sua série.

Jogador de Futebol - (Super Mario Strikers) Mario joga futebol com seus amigos,novamente com itens e jogadas especiais.

Jogador de Basquete - (Versão GCN de NBA Street V3, Mario Hoops 3-on-3) Mario joga basquete com os outros personagens da série com a ajuda de itens, jogadas especiais e armadilhas na quadra.
Juiz - (Punch-Out!!) Mario apita todas as lutas de boxe no Punch-Out do Nintendinho. Mario também foi arbitro no jogo Tennis do Nintendinho.

Atleta Olímpico - (Mario & Sonic at the Olympic Games)
Lutador - (Super Smash Bros) Mario e Luigi se juntam para lutar contra outros personagens da Nintendo como Link, da série Zelda, e Donkey Kong. E em Super Smash Bros. Brawl também aparece Sonic The Hedgehog embora seja da Sega e não da Nintendo.

Séries de televisão do Mario
The Super Mario Bros. Super Show!
As Aventuras de Super Mario Bros. 3 (As aventuras dos Irmãos Super Mario)
Super Mario World

Personagens
Super Mario 
Luigi 
Princess Peach 
Yoshi

Inimigos: 
Bowser 
Wario 
Koopa 
Boo

Birdo 
Bob-Omb 
Goomba 
Urchin 
Criaturas

Jogos
Plataforma:
Donkey Kong Mario Bros. Super Mario Bros. Super Mario Bros. Special Super Mario Bros.: The Lost Levels Super Mario Bros. 2 Super Mario Bros. 3 Super Mario World Super Mario World 2: Yoshi's Island Super Mario 64 Super Mario Land Super Mario Land 2 Super Mario Bros. 2: Super Mario Advance Super Mario World: Super Mario Advance 2 Super Mario Sunshine Yoshi's Island: Super Mario Advance 3 Super Mario Bros. 3: Super Mario Advance 4 Yoshi's Story New Super Mario Bros. Super Paper Mario Super Mario Galaxy
RPG:
Super Mario RPG Paper Mario Paper Mario: The Thousand-Year Door Paper Mario DS Mario & Luigi: Superstar Saga Mario & Luigi: Partners in Time
Corrida:
Super Mario Kart Mario Kart 64 Mario Kart: Double Dash Mario Kart: Super Circuit Mario Kart DS Mario Kart Wii
Esportes:
Mario Tennis Mario Golf Mario Golf: Toadstool Tour Mario Power Tennis Mario Golf: Advance Tour Mario Superstar Baseball Super Mario Strikers Mario Hoops 3-on-3 Mario & Sonic at the Olympic Games Mario Super Sluggers Mario & Sonic at the Olympic Winter Games
Tabuleiro:
Mario Party Mario Party 2 Mario Party 3 Mario Party 4 Mario Party 5 Mario Party 6 Mario Party 7 Mario Party 8
Outros:
Dr. Mario Dr. Mario 64 Dr. Mario Online Rx Mario is Missing! Wario Ware Inc. Super Smash Bros.

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Um comentário:

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