A Sega (Service Games) é uma empresa desenvolvedora de software e hardware para video games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.
A sede oficial da SEGA, bem como a sede de sua divisão doméstica, Sega do Japão, ficam em Tóquio, Japão. A divisão norte-americana da SEGA, Sega da América, tem sua sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já a divisão européia tem sede na área de Chiswick, em Londres, Inglaterra.
História
A Sega foi originalmente fundada em 1940 na cidade de Honolulu, Havaí como Standard Games, por Martin Bromely, Irving Bromberg e James Humpert, para fornecer divertimentos pagos ao pessoal das bases militares americanas. Bromely sugeriu a mudança para Tóquio em 1951, e a "Service Games do Japão" (SeGa) foi registrada em Maio de 1952.
Em 1954, o empresário americano David Rosen se estabeleceu no Japão com a companhia Rosen Enterprises, com a finalidade de exportar obras de arte. Quando a companhia importou cabines de fotografia instantânea, esbarrou num sucesso de vendas: as cabines se tornaram extremamente populares no Japão. Os negócios estavam crescendo, e a Rosen Enterprises se expandiu com a importação de jogos eletro-mecânicos.
A Rosen Enterprises e a Sega se fundiram em 1965 para se tornar a Sega Enterprises. Em um ano, a nova companhia lançou um jogo simulador de submarinos chamado "Periscópio" que alcançou sucesso estrondoso no mundo inteiro.
Em 1969, a Gulf & Western Industries comprou a Sega, e Rosen foi mantido como CEO. A Sega continuou a crescer e prosperar. Nos arcades, a Sega tornou-se conhecida pela criação de Frogger e Zaxxon, e foi necessária sua divisão entre Sega da América e do Japão devido à imensa carga de trabalho. Em 1982, o lucro das duas divisões juntas foi de US$ 214.000.000,00.
Em 1954, o empresário americano David Rosen se estabeleceu no Japão com a companhia Rosen Enterprises, com a finalidade de exportar obras de arte. Quando a companhia importou cabines de fotografia instantânea, esbarrou num sucesso de vendas: as cabines se tornaram extremamente populares no Japão. Os negócios estavam crescendo, e a Rosen Enterprises se expandiu com a importação de jogos eletro-mecânicos.
A Rosen Enterprises e a Sega se fundiram em 1965 para se tornar a Sega Enterprises. Em um ano, a nova companhia lançou um jogo simulador de submarinos chamado "Periscópio" que alcançou sucesso estrondoso no mundo inteiro.
Em 1969, a Gulf & Western Industries comprou a Sega, e Rosen foi mantido como CEO. A Sega continuou a crescer e prosperar. Nos arcades, a Sega tornou-se conhecida pela criação de Frogger e Zaxxon, e foi necessária sua divisão entre Sega da América e do Japão devido à imensa carga de trabalho. Em 1982, o lucro das duas divisões juntas foi de US$ 214.000.000,00.
Então aconteceu o crash dos video games de 1983. Perdendo dinheiro, a Gulf & Western vendeu a divisão americana da Sega para a Bally Manufacturing Corporation. A Sega do Japão foi comprada por 38 milhões de dólares por um grupo de investidores liderados por Rosen e Hayao Nakayama, um empresário japonês que havia sido dono de uma das empresas compradas por Rosen. Nakayama se tornou o novo CEO da Sega, e Rosen assumiu a direção de sua subsidiária nos Estados Unidos. Em 1984, o conglomerado japonês CSK comprou a Sega, e a renomeou para Sega Enterprises Ltd., com sede no Japão, e dois anos depois, suas ações estavam sendo negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio.
Em 1986, a Sega lançou o primeiro Alex Kidd. Ele foi o mascote da empresa até 1991, quando seria substituído por Sonic. Ainda em 1991, investindo no sucesso dos arcades, lançou Time Travelers, jogo inspirado em velho oeste com atores reais. As imagens eram reproduzidas por uma tela e refletidas por um espelho curvo sobre a área de jogo, criando a falsa impressão de holograma. A tecnologia era cara e a jogabilidade tinha problemas, e não houve mais investimentos nessa linha.
Em meados de 2004, a Sammy assumiu o controle majoritário da Sega sob um custo de 1.1 bilhão de dólares, criando a nova companhia denominada Sega Sammy Holdings, agora uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo.
Consoles
A Sega se tornaria famosa por desenvolver um grande número de consolas:
Sega SG-1000 O primeiro console da Sega
Sega SC-3000 Um computador baseado no SG-1000.
Sega Master System/Sega Mark III
Sega Master System II e Master System III - Versões mais baratas e menos populares, sucessoras ao Master System. O Master System III só foi lançado no Brasil.
Sega Mega Drive - O mais bem-sucedido console da Sega. Conhecido nos Estados Unidos por Sega Genesis.
Sega Game Gear - Portátil, possuía jogos exclusivos bem como um adaptador para jogos do Master System.
Sega CD/Mega-CD - Periférico de CD-ROM para o Mega Drive. O alto custo provocou baixas vendas no mundo inteiro.
Sega 32X/Sega Genesis 32X/Sega Super 32X - Upgrade para o Genesis, também de alto custo, foi ofuscado pelo lançamento dos consoles de 32-bits.
Sega Neptune - Híbrido do Mega Drive com o 32X, nunca passou dos protótipos.
Sega Mega Jet - Mega Drive portátil lançado para uso nas aeronaves da Japan Airlines e posteriormente vendido ao consumidor final.
Sega Pico - Um computador educacional.
Sega Nomad - Mega Drive portátil, lançado apenas nos Estados Unidos.
Sega Saturn - Console de 32 bits que fez muito sucesso no Japão, onde foi mais popular que o Mega Drive. No Resto do mundo não obteve o mesmo sucesso devido a dificuldade de se programar jogos.
Sega Dreamcast - Lançado em 1998
Sega Mega Drive Handheld- Quando penssava-se que a SEGA Mega Drive tinha desaparecido e depois do falhanço total da Sega Game Gear, a Sega juntou as e criou a Sega Mega Drive Handheld
Nova Sega Mega Drive ou Blaze Sega Mega Drive - Para os fãs da Sega Mega Drive a sega criou a nova Sega Mega Drive esta já vem com 15 jogos incluidos.
Sega SG-1000 O primeiro console da Sega
Sega SC-3000 Um computador baseado no SG-1000.
Sega Master System/Sega Mark III
Sega Master System II e Master System III - Versões mais baratas e menos populares, sucessoras ao Master System. O Master System III só foi lançado no Brasil.
Sega Mega Drive - O mais bem-sucedido console da Sega. Conhecido nos Estados Unidos por Sega Genesis.
Sega Game Gear - Portátil, possuía jogos exclusivos bem como um adaptador para jogos do Master System.
Sega CD/Mega-CD - Periférico de CD-ROM para o Mega Drive. O alto custo provocou baixas vendas no mundo inteiro.
Sega 32X/Sega Genesis 32X/Sega Super 32X - Upgrade para o Genesis, também de alto custo, foi ofuscado pelo lançamento dos consoles de 32-bits.
Sega Neptune - Híbrido do Mega Drive com o 32X, nunca passou dos protótipos.
Sega Mega Jet - Mega Drive portátil lançado para uso nas aeronaves da Japan Airlines e posteriormente vendido ao consumidor final.
Sega Pico - Um computador educacional.
Sega Nomad - Mega Drive portátil, lançado apenas nos Estados Unidos.
Sega Saturn - Console de 32 bits que fez muito sucesso no Japão, onde foi mais popular que o Mega Drive. No Resto do mundo não obteve o mesmo sucesso devido a dificuldade de se programar jogos.
Sega Dreamcast - Lançado em 1998
Sega Mega Drive Handheld- Quando penssava-se que a SEGA Mega Drive tinha desaparecido e depois do falhanço total da Sega Game Gear, a Sega juntou as e criou a Sega Mega Drive Handheld
Nova Sega Mega Drive ou Blaze Sega Mega Drive - Para os fãs da Sega Mega Drive a sega criou a nova Sega Mega Drive esta já vem com 15 jogos incluidos.
Brinquedos eletrônicos
Uma divisão da SEGA, a SEGA Toys também produz interessantes brinquedos eletrônicos, entre eles um que reconhece o choro de um bebê e informa a característica dos mesmos: fome, sono, desconforto... A SEGA Toys também fabrica Videokês que são vendidos no Brasil pela Tec Toy. A mais nova sensação da SEGA Toys no Japão é o iDog um cachorrinho robô.
Uma divisão da SEGA, a SEGA Toys também produz interessantes brinquedos eletrônicos, entre eles um que reconhece o choro de um bebê e informa a característica dos mesmos: fome, sono, desconforto... A SEGA Toys também fabrica Videokês que são vendidos no Brasil pela Tec Toy. A mais nova sensação da SEGA Toys no Japão é o iDog um cachorrinho robô.
Estrutura interna
Internamente, a companhia é composta de vários grupos de pesquisa e desenvolvimento, originalmente chamados de AM1, AM2, AM3, etc. Agora eles têm nomes mais memorizáveis:
AM1 tornou-se Wow Entertainment, conhecido pela série The House of the Dead
AM2 conhecido pela série Virtua Fighter.
AM3 tornou-se Hitmaker
AM4 tornou-se Amusement Vision - Conhecida por Super Monkey Ball
AM5 tornou-se Sega Rosso
AM6 tornou-se Smilebit (Jet Set Radio, Panzer Dragoon)
AM7 tornou-se Overworks - Criadora de Skies of Arcadia
AM8 tornou-se Sonic Team em 1991, ano da produção do primeiro Sonic
AM9 tornou-se United Game Artists
Digital Media tornou-se Wave Master
Internamente, a companhia é composta de vários grupos de pesquisa e desenvolvimento, originalmente chamados de AM1, AM2, AM3, etc. Agora eles têm nomes mais memorizáveis:
AM1 tornou-se Wow Entertainment, conhecido pela série The House of the Dead
AM2 conhecido pela série Virtua Fighter.
AM3 tornou-se Hitmaker
AM4 tornou-se Amusement Vision - Conhecida por Super Monkey Ball
AM5 tornou-se Sega Rosso
AM6 tornou-se Smilebit (Jet Set Radio, Panzer Dragoon)
AM7 tornou-se Overworks - Criadora de Skies of Arcadia
AM8 tornou-se Sonic Team em 1991, ano da produção do primeiro Sonic
AM9 tornou-se United Game Artists
Digital Media tornou-se Wave Master
Havia um senso saudável de competição entre esses grupos, o que colaborou para o desenvolvimento de vários dos mais memoráveis e inovadores games. Em 2003, o United Game Artists fundiu-se com o Sonic Team.
A Sammy fundiu esse times em três em Julho de 2004 (exceto pelo Sonic Team e o Sega-AM2):
Global Entertainment Software R&D, liderado por Yuji Naka. Centrada em jogos para consoles. Subdividido em:
Dept. #1, liderado por Akinori Nishiyama
Dept. #2, liderado por Akira Nishino
Dept. #3, liderado por Yuji Naka
Mobile Content R&D Dept, liderado por Kazunari Tsukamoto
Sega Studio U.S.A. R&D, liderado por Takashi Iizuka
Sega Studio China R&D, liderado por Makoto Uchida
Dept. #1, liderado por Akinori Nishiyama
Dept. #2, liderado por Akira Nishino
Dept. #3, liderado por Yuji Naka
Mobile Content R&D Dept, liderado por Kazunari Tsukamoto
Sega Studio U.S.A. R&D, liderado por Takashi Iizuka
Sega Studio China R&D, liderado por Makoto Uchida
New Entertainment R&D, centrado em arcades e alguns consoles.
Dept. #1, liderado por Toshihiro Nagoshi
Dept. #2, liderado por Yu Suzuki
Dept. #1, liderado por Toshihiro Nagoshi
Dept. #2, liderado por Yu Suzuki
Amusement Software R&D, liderado por Hiroshi Kataoka. Centrado em games para arcades e máquinas de entretenimento. Subdividido em:
Dept. #1, liderado por Atsushi Seimiya
Dept. #2, liderado por Hiroshi Kataoka
Dept. #3, liderado por Mie Kumagai
Racing Games R&D Dept., liderado por Kenji Arai
Sports Design R&D Dept., liderado por Takayuki Kawagoe
Family Entertainment, liderado por Hiroshi Uemura
Dept. #1, liderado por Atsushi Seimiya
Dept. #2, liderado por Hiroshi Kataoka
Dept. #3, liderado por Mie Kumagai
Racing Games R&D Dept., liderado por Kenji Arai
Sports Design R&D Dept., liderado por Takayuki Kawagoe
Family Entertainment, liderado por Hiroshi Uemura
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