03 outubro 2020

Playstation 5

O PlayStation 5, oficialmente abreviado como PS5, é um console de jogos eletrônicos de nona geração, desenvolvido pela Sony Interactive Entertainment. Foi anunciado em outubro de 2018 e confirmado em outubro de 2019 como o quinto da série PlayStation e sucessor do PlayStation 4. O console foi lançado em 12 de novembro de 2020 na América do Norte, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia e Singapura, e em 19 de novembro para o resto do mundo. A plataforma foi lançada em duas versões, um sistema com entrada para disco óptico compatível com Blu-ray Ultra HD para suporte a jogos lançados em mídia física ou baixados através da PlayStation Store e uma versão digital de menor custo sem a unidade de disco, utilizando apenas o download digital.


O PlayStation 5 possui uma unidade de estado sólido personalizada projetada para a leitura de dados de alta velocidade para permitir melhorias significativas no desempenho gráfico. O hardware também possui uma GPU AMD personalizada capaz de fornecer suporte a Ray-tracing, displays de resolução 4K e até 120 quadros por segundo, um novo hardware de áudio para efeitos de áudio 3D em tempo real e retrocompatibilidade com a maioria dos jogos do PlayStation 4 e PlayStation VR.

Hardware
O PlayStation 5 usa a microarquitetura Zen 2 de 7nm da AMD com uma CPU de 8 núcleos rodando em uma frequência variável limitada a 3.5 GHz. A GPU é um sistema personalizado em um chip (SoC) baseado no RDNA 2 da AMD, com 36 unidades de computação em execução em uma frequência variável, limitada a 2.23 GHz e com capacidade de 10.28 TFLOPS. Tanto a CPU quanto a GPU são monitoradas por um sistema de impulso especial que incorpora a tecnologia SmartShift da AMD, que ajusta a frequência desses sistemas com base nas atividades atuais de ambos os chips, para atingir o consumo de energia constante ideal e um perfil de desempenho do modelo SoC. Por exemplo, se a CPU estiver executando em atividade mais baixa, o sistema de reforço poderá reduzir sua frequência e aumentar a frequência da GPU para permitir que ela funcione com desempenho superior sem afetar o uso de energia ou o resfriamento. A GPU suporta a aceleração por hardware da renderização rastreada por ray tracing em tempo real. Ele possui uma nova tecnologia de áudio chamada Tempest Engine, que permite não apenas que centenas de fontes de som em um jogo sejam contabilizadas na produção de saída de áudio em comparação com 50 no PlayStation 4, mas também como esse áudio é apresentado com base no usuário final. O sistema possui 16 GB de GDDR6 SDRAM com uma largura de banda de 448 GB/s.

Uma solução de armazenamento em um SSD personalizado foi projetado para o PlayStation 5 para aumentar as taxas de entrada/saída de dados, proporcionando tempos de carregamento rápidos. Essa velocidade permite que os jogos sejam mais imersivos e suportem resolução 8K. O sistema base possui um SSD de 825 GB conectado por meio de uma interface de 12 canais ao sistema principal, atingindo uma taxa de transferência de 5,5 GB/s sem compressão e entre 8 a 9 GB/s usando compressão com o protocolo Oodle Kraken da RAD Game Tools. Esse tamanho de unidade atípico foi considerado ideal para o caminho de 12 canais do sistema, em vez das unidades mais comuns de 500 GB ou 1 TB. O armazenamento direto para jogos é expansível através de uma porta NVM Express (NVMe) M.2, enquanto o armazenamento adicional pode ser disponibilizado através de unidades compatíveis com USB. O sistema suporta uma unidade óptica Ultra HD Blu-ray compatível com 4K. Embora a instalação do jogo a partir de um disco seja obrigatória para tirar proveito do SSD, o usuário tem algum controle de quanto instalar, como instalar apenas os componentes multijogador de um jogo.

A Sony está desenvolvendo um suporte aprimorado para o estado de jogo suspenso, para o PlayStation 5 consumir menos energia que o PlayStation 4.

Controle DualSense
O novo controle sem fio DualSense do PlayStation 5 foi revelado em 7 de abril de 2020. O DualSense é baseado nos controles DualShock, mas com modificações influenciadas por discussões com designers e jogadores. O DualSense possui gatilhos adaptáveis ​​que podem alterar a resistência ao jogador conforme necessário, suportando uma experiência como virtualmente atirar uma flecha de um arco. O DualSense possui forte feedback háptico por meio de atuadores de bobina de voz, que, juntamente com um alto-falante aprimorado no controle, pretendem fornecer um melhor feedback no jogo. Enquanto o DualSense mantém a maioria dos mesmos botões que o DualShock 4, o botão "Compartilhar" foi renomeado para "Criar" com outros meios para que os jogadores compartilhem e criem conteúdo com outros. Uma nova matriz de microfone embutida foi adicionada para que os jogadores possam falar com outras pessoas usando apenas o controle. Ele possui uma coloração bicolor, principalmente branca com uma face preta. A barra de luz foi movida para os lados do touchpad. Possui conectividade USB-C, uma bateria com duração mais alta e uma tomada de áudio.


Software de sistema
A interface de usuário redesenhada do PlayStation 5 é caracterizada pela Sony como "acessível e informativa", fornecendo atualizações em tempo real das atividades dos amigos, atividades multijogador disponíveis e missões e recompensas para um jogador. Cerny afirmou que "não queremos que o jogador tenha que inicializar o jogo para ver o que está acontecendo", então todas essas opções são "visíveis na IU". Matt MacLaurin, o atual vice-presidente de design UX da PlayStation, descreveu a interface do usuário redesenhada como uma "evolução muito interessante do sistema operacional" e uma "revisão de 100 por cento da interface do usuário do PS4 e alguns novos conceitos muito diferentes". MacLaurin afirmou que a IU é extremamente rápida com uma linguagem visual nova e robusta.

A Eurogamer disse que a interface do usuário foi concebida para responsividade, acessibilidade aprimorada, clareza e simplicidade. É renderizada em resolução 4K e high dynamic range (HDR). Os usuários são recebidos com uma animação estilística de inicialização e uma nova tela de login. Os conceitos e motivos centrais de design introduzidos no PS4 foram redesenhados em uma nova interface de usuário da tela inicial. A parte superior da tela possui uma linha de aplicativos e duas guias superiores para jogos e aplicativos de mídia. Selecionar um jogo revela diretamente atividades individuais, como um nível específico ou modo multijogador. A PlayStation Store não é mais um aplicativo independente e agora está totalmente integrado à interface do usuário da tela inicial.

A mudança mais significativa em relação à interface do PS4 é a introdução do Centro de Controle, instantaneamente convocado da parte inferior da tela ao pressionar o botão PS. O Centro de Controle é dividido em duas seções. A parte superior é uma linha de cards sugerindo ações com base no jogo atual ou ações recentes, como um bate-papo em grupo. Os cards relacionados ao jogo podem apresentar aos jogadores informações sobre o mesmo, como um relatório de progresso para completar missões específicas, ou listar os desafios do jogo com a opção de pular diretamente para ele. Os assinantes da PlayStation Plus veem os cards de atividades do jogo com dicas, capturas de tela ou vídeos detalhando como concluir uma certa tarefa. Os itens de nível de sistema podem apresentar ao jogador opções como informações de venda da PlayStation Store ou capturas de tela recentes feitas pelo usuário para serem compartilhadas. Esses recursos estão disponíveis para jogos de PS5 ou para jogos de PS4 atualizados. A parte inferior do Centro de Controle contém uma linha horizontal personalizável de ícones, incluindo notificações, atualizações de status, lista de amigos e configurações do sistema.

O PS5 suporta YouTube, Twitch, Netflix, Disney+, Spotify, Apple TV+, Crunchyroll, Amazon Prime Video, MyCanal, Hulu e Peacock, enquanto o suporte para outros serviços de streaming foi prometido para o futuro.

Acessórios 




Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

Um comentário:

  1. Sehr gut in diesem Blog, ich habe alle Inhalte gefunden, die ich gesucht habe.
    Sie werden beglückwünscht

    ResponderExcluir