20 novembro 2015

Playstation 4

O PlayStation 4 oficialmente abreviado como PS4) é um console de video games da oitava geração com arquitetura x86, produzido pela empresa Sony Interactive Entertainment e lançado em Novembro de 2013, como a quarta edição da série PlayStation, sucessora da PlayStation 3, competindo diretamente com o Wii U da Nintendo e, com o Xbox One da Microsoft.


Foi anunciado em Fevereiro de 2013 durante uma conferência de imprensa da Sony em Nova Iorque, no evento "PlayStation Meeting 2013" cujo tema foi "O Futuro do PlayStation". Foi lançado na América do Norte a 15 de Novembro de 2013, na Europa e América do Sul a 29 de Novembro de 2013 e no Japão a 22 de Fevereiro de 2014. A PlayStation 4 é o primeiro console da Sony a ser oficialmente e legalmente editada na China desde o PlayStation 2, depois do levantamento da proibição que durou 14 anos.


Afastando-se da arquitetura Cell da sua antecessora, o PlayStation 4 é o primeiro da série da Sony que apresenta arquitectura x86, mais especificamente com a Unidade de Processamento Acelerado (UPA) AMD x86-64, uma plataforma amplamente usada e comum em muitos dos microcomputadores modernos. A ideia é fazer com que o desenvolvimento de jogos eletronicos seja mais fácil para a consola, atraindo uma ampla gama de grandes e pequenos produtores. Estas mudanças destacam o esforço da Sony para melhorar as lições aprendidas durante o desenvolvimento, produção e lançamento do PlayStation 3. Outros recursos de hardware notáveis do PlayStation 4 incluem 8GB GDDR5 de memória, um leitor Blu-ray mais rápido e um GPU que consegue um desempenho de 1.843 TFLOPS/s. Em conversa para a revista Edge, vários produtores de video games descrevem a diferença de desempenho entre o PlayStation 4 e o Xbox One como "'significativa' e 'óbvia'".

O console permite vários métodos de interatividade com outros serviços e aparelhos incluindo; o PlayStation App, uma aplicação que melhora e expande a interatividade com o console usando aparelhos iOS e Android; o Remote Play, que permite ativar o PlayStation 4 à distância para continuar a jogar num segundo ecrã via PlayStation Vita ou dispositivos Xperia; o PlayStation Now, um serviço de computação em nuvem baseado em Gaikai, que oferece videojogos e outros conteúdos em stream. Pela incorporação de um botão de partilha (SHARE) no novo comando, o DualShock 4, faz com que seja possível exibir conteúdo que está a ser jogado e transmitido ao vivo aos amigos, ou mesmo partilhar jogos através da característica ‘Share Play’, desta maneira a Sony coloca mais foco nos aspectos sociais do console.

Foi muito bem recebido pelos críticos e pelos consumidores com as análises a destacarem o design, o novo DualShock 4 e o hardware. Um sucesso comercial, o PlayStation 4 vendeu mais de um milhão de unidades nas primeiras 24 horas e, até Março de 2020, já tinham sido vendidas mundialmente mais de 110,4 milhões de unidades, estando entre os consoles mais vendidas da história.

Em setembro de 2016, a Sony revelou dois novos sistemas, revisões do hardware do PlayStation 4: a versão “slim”, que corresponde a um design menor do sistema original; e a versão "Pro", com uma GPU melhorada e a CPU com frequência de relógio aumentada para suportar jogos na resolução 4K.


História
De acordo com Mark Cerny, arquitecto-chefe do sistema, o desenvolvimento da oitava geração de consolas da Sony, o PlayStation 4 (PS4), começou em 2008. Menos de dois anos antes, o PlayStation 3 tinha sido lançado oficialmente, depois de meses de atrasos relacionados com problemas na produção. O atraso colocou a Sony quase um ano atrás da Xbox 360 da Microsoft, que já estava próxima das 10 milhões de unidades vendidas quando o PlayStation 3 foi lançado. Jim Ryan, CEO da divisão PlayStation Europa, disse que a empresa nipónica queria evitar repetir o mesmo erro com o PlayStation 4.


Em 2012, começaram a aparecer rumores de que a Sony estava enviando kits de desenvolvimento para produtores de jogos, que consistia em um PC modificado executando o chipset AMD Accelerated Processing Unit (antes AMD Fusion).

No início de 2013 a Sony anunciou que um evento conhecido como "PlayStation Meeting 2013" realizar-se-ia em Nova Iorque a 20 de Fevereiro de 2013, com o objetivo de descobrir "O Futuro do PlayStation". O PlayStation 4 foi anunciado oficialmente durante o evento. Foi revelado detalhes sobre o hardware do console e discutidos alguns dos novos recursos que iria apresentar. Também foram mostradas imagens em tempo real de jogos em desenvolvimento, bem como algumas demonstrações técnicas. A Sony deu mais informações sobre o PlayStation 4, bem como mostrou o aparelho em 10 de Junho de 2013 durante a E3 de 2013.

Lançamento
A data de lançamento do PlayStation 4 assim como outras informações, foram confirmadas durante a conferência de imprensa da empresa na gamescom em Colónia, Alemanha a 20 de Agosto de 2013. o console foi lançado em 15 de Novembro de 2013 nos Estados Unidos e Canadá, seguindo-se mais lançamentos em 29 de Novembro. No final de 2013, o PS4 foi também lançado em mais países europeus, asiáticos e sul americanos, antes do lançamento no Japão a 22 de Fevereiro de 2014.

O PlayStation 4 é o primeiro console da Sony a ser oficialmente e legalmente editado na China desde o PlayStation 2, depois do levantamento da proibição que durou 14 anos. A Sony finalizou as negociações com o Governo chinês em Maio de 2014 por forma a vender os seus produtos nesse território, com o PS4 sendo o primeiro a ser lançado. Kazuo Hirai, chefe executivo, disse: “O mercado chinês, apenas pelo seu tamanho, é obviamente um grande mercado com potencial para os produtos de video games. Acho que podemos ter o mesmo sucesso que tivemos noutras partes do mundo com o PS4.” Com lançamento inicial previsto para 11 de Janeiro de 2015, a Sony, devido a várias razões, optou por riscar dos planos a data previamente definida. Uma das fontes do Reuters disse que uma dessas razões é a negociação prolongada com as autoridades chinesas. O lançamento naquele território foi em 20 de Março de 2015.

Hardware
As tecnologias encontradas no PlayStation 4 são relativamente semelhantes às dos computadores, o que provavelmente irá tornar mais fácil e menos caro para os produtores criarem jogos, já que a arquitetura lhes será mais familiar.

Especificações técnicas
O PlayStation 4 usa um processador desenvolvido pela AMD em cooperação com a Sony. Combina uma unidade de processamento central (CPU) e uma unidade de processamento gráfico (GPU), assim como outros componentes, como um controlador de memória e um descodificador de video. O CPU consiste em dois módulos quad-core Jaguar, num total de oito núcleos x86-64. De acordo com a Sony o CPU do PlayStation 4 é dez vezes mais rápido do que aquele encontrado no PlayStation 3. A unidade de processamento gráfico (GPU) é composta por 18 unidades de computação baseadas na próxima geração da AMD Radeon de 800 MHz, para um total de 1 152 processadores em stream, resultando num desempenho máximo teórico de 1,843 TFLOPS/s, fazendo dele o console mais poderoso do mercado. A memória GDDR5 do sistema utiliza uma interface de 256-bit, cronometrado a 5 500 MHz, capaz de 176 GB/s de largura de banda, e de ler a uma frequência de relógio máxima de 2,75 GHz (5 500 MT/s). O console contém 8 GB de memória GDDR5, 16 vezes mais do que a encontrada no PlayStation 3 e é dita como sendo bem-vinda pelos produtores, procurando dar ao console uma longevidade considerável. Inclui também um chip secundário personalizado que lida com as características de descarregar, carregar e sociais. Este chip permite que o sistema possa perfeitamente descarregar jogos em segundo plano, mesmo quando o sistema está desligado (em modo de espera). O console também contém um módulo de áudio, que suporta conversa enquanto se joga assim como "uma enorme quantidade" de streams de audio para se usar em-jogo.

O leitor óptico lê discos Blu-ray a 6xVAC (velocidade angular constante) para uma velocidade de leitura máxima de 27 MB/s – três vezes mais rápido que no PlayStation 3, que tem velocidade máxima de 9 MB/s. Para aumentar a capacidade de leitor a óptica, a PS4 inclui uma característica de hardware on-the-fly Zlib, um módulo de descompressão, permitindo uma largura de banda real superior, enquanto que ao mesmo tempo, o console irá continuamente guardar dados no seu disco rígido, até lendo dados mesmo quando um jogo não está ativo no leitor óptico, formando parte da estratégia da Sony PlayGo. Apesar do console apoiar saída de resolução 4K para fotos e vídeos, não se espera que os jogos possam ser processados ​​nessa resolução, acreditando-se que 1080p seja a resolução máxima para os jogos do PlayStation 4. Inclui uma unidade de disco rígido inicial com 500 GB de capacidade, que pode ser aumentado pelo utilizador. O console também suporta armazenamento no formato SSD. Uma nova versão com 1TB de capacidade foi lançada a 15 de Julho de 2015 na Europa e nalguns territórios PAL.

O PlayStation 4 conta com a conectividade de rede sem fios 802,11 b/g/n Wi-Fi, bem como ligação Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX and 1000BASE-T, duas entradas USB 3.0 e Bluetooth 2.1. Uma porta auxiliar também está incluída para a ligação com a PlayStation Câmera, uma câmara digital que detecta movimentos, introduzida inicialmente na PlayStation 3. O sistema virá empacotado com um auricular, que pode ser ligado ao DualShock 4. Para as opções de saída existe o HDMI e o áudio S/PDIF óptico. O PlayStation 4 não tem saídas analógicas de video/audio.

O PlayStation 4 tem a característica de "modo suspenso". Este modo coloca o aparelho num estado de baixo consumo, permitindo aos jogadores retomar o jogo no imediato assim que o console é de novo "acordada". Também consegue fazer transferências de conteúdo e atualizações do sistema operativo enquanto está neste modo. O modo ficou disponível com a atualização 2.50.

Sistema operacional
O software do sistema PlayStation 4 é um firmware atualizável. O sistema operacional  nativo do PlayStation 4 é o Orbis OS, que é uma bifurcação da versão 9.0 do FreeBSD, lançado em 12 de Janeiro de 2012. O console tem dois API's gráficos, um de baixo nível, o GNM, e outro de nível alto, o GNMX. O PlayStation Shader Language da Sony foi introduzido na PlayStation 4.

Controles
O DualShock 4 é o controle principal do PlayStation 4. É semelhante ao DualShock 3, a conexão com o console é via Bluetooth 2.1 + EDR. O DualShock 3 não será compatível com o PlayStation 4. O DualShock 4 está equipado com vários recursos novos, incluindo uma base táctil de dois pontos na parte da frente do controle, que pode ser clicado. O controle irá suportar a detecção de movimento por meio de um giroscópio de três eixos juntamente com três eixos de acelerómetros que contêm vibração melhorada. Inclui uma bateria de lítio-ion recarregável mas não-removível, capaz de armazenar 1 000 mAh. O projeto experimental pesava 210 g (7,4 oz), tem dimensões de 162 × 52 × 98 mm (6,4 × 2,0 × 3,9 in), e tem um suporte de plástico e borracha para aumentar a aderência. O exemplar mostrado no evento da revelação do PlayStation 4 era de um produto "quase final". O DualShock 4 é o primeiro controle PlayStation da Sony oficialmente compatível com Windows.

O controle dispõe de várias ligações de saída. Um conector estéreo (conector TRS de 3,5 mm), vai permitir a ligação de um auricular de ouvido, para permitir ao utilizador falar e ouvir áudio simultaneamente. Uma entrada micro USB e uma entrada de extensão também estão incluídas. Pode ser recarregado via micro USB através de carregador em separado ou no console (mesmo quando esta está desligado). Inclui também um altifalante mono.


O DualShock 4
O DualShock 4 tem os seguintes botões: o botão PS, o botão SHARE, o botão Opções, d-pad (direccionais), os botões de ação (triângulo Playstation-Button-T.png, círculo Playstation-Button-C.png, cruz Playstation-Button-X.png, quadrado Playstation-Button-S.png), botões de ombro (R1/L1), gatilhos (R2/L2), dois joysticks analógicos com botão clicáveis (L3/R3) e uma base táctil de dois pontos. Estas mudanças marcam vários diferenças do DualShock 3 e de outros controles anteriores do PlayStation. Os botões START e SELECT foram fundidos num único botão OPÇÕES. Um botão de SHARE (partilha) irá permite aos jogadores fazer uploads de vídeo a partir das suas experiências de jogo. Os joysticks analógicos e os gatilhos foram redesenhados com base em opiniões recolhidas junto dos produtores, apresentando agora uma superfície mais côncava, similar ao comando da Xbox 360.

O DualShock 4 tem uma barra de luz que exibe várias cores diferentes. A barra é usada para indicar qual o jogador, alertar mensagens críticas, como energia baixa, ou nas interações com os jogos. A barra de luz não pode ser desligada, pode no entanto ser modificada para vários padrões de intensidade. O comando também interage com o acessório de câmara; o anexo de câmara externa percebe o movimento e a profundidade utilizando a barra de luz do controlador, com base na tecnologia existente já usada no PlayStation Move. A barra de luz foi desenvolvida para o projeto de realidade virtual da Sony, o Project Morpheus. O PlayStation 4 oferece suporte para os comandos PlayStation Move.


Paystation Câmera
A PlayStation Câmera é um dispositivo para o PlayStation 4 que detecta movimentos. Inclui duas câmaras de 1280 × 800px. As lentes operam com uma abertura de f/2.0, com 30 cm de distância de focagem, e um campo de visão de 85°. A configuração da câmara dupla permite diferentes modos de operação, dependendo do aplicativo de destino. As duas câmaras podem ser utilizadas em conjunto para a profundidade de detecção de objetos dentro do seu campo de visão, semelhante ao Kinect da Microsoft. Alternativamente, uma das câmaras pode ser usada para gerar a imagem de vídeo, com a outra a ser utilizada para rastrear o movimento.

A PlayStation Câmera conta com um microfone de quatro canais, que ajuda a reduzir o ruído de fundo e pode ser usado para emitir comandos de voz. Tem o tamanho de 186 × 27 × 27 mm (7,3 × 1,1 × 1,1 in) (largura x altura x profundidade), com um peso de 183 g (6,5 oz). Grava vídeo em formatos RAW e YUV (descomprimidos). A PlayStation Câmera liga-se ao PlayStation 4 através de uma entrada auxiliar no console.


Atualizações e melhorias de Hardware

Playstation 4 Slim
O PlayStation 4 Slim (simplesmente comercializado como PlayStation 4 ou PS4) foi revelado em 7 de Setembro de 2016. é uma versão significativamente menor e mais barata do hardware do PS4 original e com o tamanho reduzido em 40%; o design é arredondado e o sombreamento de dois tons na parte superior do console foi substituído por um acabamento totalmente fosco, as duas portas USB na parte frontal são mais separadas. O controle DualShock 4 também vem com uma mudança, com a barra de luz visível através da parte superior do touchpad. O PS4 Slim foi lançado em 15 de setembro de 2016, com 500 GB de HD, além da opção de troca do HD interno até 4 TB e com corte de preço. O número de linha do modelo é CUH-2000.


PlayStation 4 Pro
O PlayStation 4 Pro ou simplesmente PS4 Pro também foi revelado em 7 de Setembro de 2016. Seu modelo tem o número de linha CUH-7000. É uma versão atualizada do PlayStation 4, com um hardware melhor, incluindo uma GPU atualizada com 4,2 teraflops de poder de processamento e maior capacidade de CPU. Quando ele foi modelado tinham em mente claramente o suporte a 4K usando Checkboarding, já que isso foi dito claramente no anúncio do lançamento. É possível fazer streaming de vídeos na resolução 4K e melhor integração ao PlayStation VR. Todos os jogos de PS4 e PS4 Pro são compatíveis entre si, a única diferença é que eles rodarão com melhor qualidade gráfica na versão Pro.


Comparação entre os consoles


Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário