15 abril 2008

Neo Geo CD

 


História
Em 1994, vendo que sua estratégia de marketing baseada na "diferenciação", e os preços altíssimos praticados nos jogos do console estavam prejudicando enormemente a sua popularização, a SNK lançou o Neo Geo CD. Ele era nada mais nada menos do que o próprio Neo Geo acrescido de um drive de CD ROM "single speed", memória interna para salvar o seu progresso (antes isso era feito por cartões de memória) e mais RAM, que possibilitava jogos ainda mais bonitos e bem mais baratos, por volta de US$ 80.

Apesar de sua relativa popularização no Japão, a SNK não previu a mudança de paradigma no segmento, e seus ótimos jogos 2D ficaram restritos a um nicho muito pequeno de jogadores. O Neo Geo CD sucumbiu frente aos consoles mais poderosos da concorrência, como o Saturn e o Playstation, e seus impressionantes jogos poligonais em 3D. Faltou também variedade de jogos para atingir o grande público no Japão.


Versões do Neo-Geo CD

A primeira versão lançada foi o Neo-Geo CD de gaveta, que saiu apenas no mercado japonês, hoje em dia é um console bastante difícil de encontrar.
Logo depois, foi lançado em todo mundo o modelo de Neo-Geo CD de tampa, aonde o cd era posto na parte de cima do console, esse é o modelo mais comum e fácil de encontrar.
Apesar de tudo, o Neo-Geo CD tinha um grave problema, devido ao seu drive de cd de 1X de velocidade, os jogos eram carregados muito lentamente, o que tornava o gameplay uma tarefa de paciência algumas vezes, para tentar solucionar isso, a SNK lançou o NeoGeo CDZ que carregava os jogos mais rapidamente (há quem diga que o drive de cd era de 2x, e há quem diga que o drive de cd era o mesmo porém o console dispunha de mais memória, o que carregava os jogos mais rápido), porém, nessa época, o Neo-Geo já estava em declínio, devido ao alto preço das versões de cartucho, e a lentidão da versão cd, o que tornou o Neo-Geo um fracasso comercial, no entanto, sua lista de jogos era ótima, com conversões perfeitas do arcade. O Neo-Geo possui um grande número de fãs até hoje.

Primeira versão do Neo Geo CD com drive de CD de gaveta, lançado apenas no Japão.
Segunda versão do Neo Geo CD distribuída mundialmente.

Terceira versão chamada de CDZ, possuía tempo de carregamento mais rápido, também lançado apenas no Japão.

Hardware
O hardware do neogeo cd era extremamente poderoso para a época, e consiste de:
CPU: 16bit 68000chip rodando a 12Mhz com um chip Z80 de 4Mhz. Ela pode fazer 4.096 cores na tela e 380 sprites de uma só vez com 3 planos ao mesmo tempo.
Som: Chip de som stereo Yamaha com 13 canais.
Memória: 7Mb DRAM, 512K VRAM e 64K SRAM.
Resolução: 320 x 224
Paleta de cores: 65,536 cores
RAM interna: 56 Mbits
CD: Drive de 1x que também reproduz cds de áudio.

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário