15 abril 2008

Neo Geo


Ano de 1989, a então inexperiente produtora SNK resolve capitalizar em cima dos jogos eletrônicos, e se aventura no mercado lançando uma poderosa placa para arcades chamada MVS, que ineditamente, permitia a troca dos jogos através de cartuchos. Esta placa era capaz de produzir gráficos 2D muito bonitos para a época (e até nos dias de hoje), com até 65.000 cores simultâneas e 4 planos de "parallax" (planos de fundo com movimentação) horizontal.

Embalada com o sucesso obtido nos arcades, a empresa anuncia o seu primeiro console, o Neo Geo. Com as mesmas especificações técnicas que popularizaram a placa MVS, o Neo Geo sacode o mercado caseiro com seus jogos "arcade perfect", e preço acima da média. Em seu lançamento no Japão em 1990, o console custava a bagatela de US$ 650, com os cartuchos de até 330 megabits de memória começando em salgados US$ 200. Esse foi o grande erro cometido pela SNK, que impediu a massificação do seu produto. O Neo Geo ficou conhecido como um "console de luxo"; uma segunda opção aos abastados donos de NES, SNES e Genesis.

O Neo Geo foi um console que só deu certo no Japão, devido à grande variedade de jogos de luta e tiro, representantes típicos dos arcades. Mas a SNK conseguiu produzir bons títulos em outros gêneros, que contribuíram para a longa vida do console.

História
O AES surgiu após o sucesso da placa MVS nos arcades japoneses, sendo nada mais que o mesmo hardware com um design adaptado para um console doméstico, isso fazia com que os jogos caseiros fossem exatamente iguais aos jogados nos arcades.
Apesar dessa vantagem todo sistema de hardware era voltado para a exploração profissional de jogos e contava com recursos gráficos avançados ainda caros para o usuário final. O seu preço era extremamente alto em comparação aos outros videogames da época: 650 dólares americanos e os cartuchos passavam dos U$200 (o preço de um Sega Genesis).
O sistema de memory card permitia que se guardassem os recordes e estados do jogo sendo compatível com muitos arcades também nos EUA.


O console sempre foi reconhecido pela qualidade de seus jogos em especial os de plataforma como Metal Slug e principalmente os de luta: The King of Fighters , Fatal Fury e Samurai Shodown moviam multidões aos fliperamas do mundo e são jogados até hoje.
Ao contrário do que normalmente acontece no mundo do entretenimento digital, onde os consoles duram poucos anos, o Neo-Geo e sua versão arcade MVS duraram anos no mercado e depois de mais de 15 anos ainda movimentam um mercado de colecionadores e jogadores.

Aspectos técnicos
Os controles da versão doméstica possuem a mesma disposição de botões da versão MVS.
A versão arcade é compatível com cartões de memória (recurso não disponibilizado nas máquinas vendidas no Brasil) que, quando utilizada, permite ao jogador continuar o jogo em outra máquina ou até mesmo no aparelho doméstico. Esse recurso só seria utilizado novamente com a chegada do sistema Sega NAOMI, baseado no Sega Dreamcast.
A versão MVS (arcade) estava disponível em versões com capacidade para até seis cartuchos.
Os cartuchos das versões arcade e doméstica normalmente se diferenciavam apenas pela "pinagem", a fim de evitar a utilização de um cartucho doméstico no arcade e vice-versa, os jogos continham em seu código as opções das duas versões.

Capacidade dos cartuchos
As especificações técnicas publicadas inicialmente pela SNK indicavam uma capacidade de memória para os cartuchos de 330 megabits, por isso o sistema ao inicializar mostrava a mensagem "MAX 330 MEGA PRO GEAR SPEC". Para se diferenciar dos outros sistemas de jogos na época, que não passavam de 32 megabits, alguns jogos passaram a exibir na tela uma outra tela, "The 100 Mega Shock" quando tinham mais de 100megabits.
Mais tarde, os criadores de jogos passaram a usar técnicas de paginamento de memória (bank switching) atingindo capacidades de até 716 megabits. Nos jogos que ultrapassaram os 330 megabits, a mensagem de inicialização era substituída pelo texto "GIGA POWER".

Especificações técnicas

Peças internas da versão doméstica

Principal
CPUs: Motorola 68000 a 12 MHz (16-bit), Zilog Z80 a 4 MHz (8-bit)
Memória RAM: 64Kb (principal), 68Kb (video RAM), 2Kb (para o Z80)
Processador de som: Yamaha YM2610 - 15 canais de som (7 digitais, 4 de síntese FM, 3 PSG, 1 canal de ruídos)

Gráficos
Resolução: 320 x 224 (304x224 sem as bordas de 8px)
Paleta de cores: 65.536 (16-bit de cores)
Cores simultâneas na tela: 4.096 (12-bit de cores)
Sprites: 380 simultâneos, com um tamanho mínimo de 1x2 e tamanho máximo de 16 x 512
Número de planos de jogo: 3
Proporção: 4:3
Saídas de áudio e vídeo: RF, vídeo composto, RGB (opcional).

Energia
Fonte: adaptador DC 9V
Consumo: 5 a 8W

Medidas
Console: 32,5cm (largura) x 23,7cm (profundidade) x 6cm (altura)
Controle: 28,0cm (largura) x 19,0cm (profundidade) x 9,5cm (altura)

Armazenamento
Memory Card removível: 8kb
Compatível com qualquer cartão JEIDA memory card ver.3

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário