15 abril 2008

Nintendo DS

História
O Nintendo DS (abreviado como NDS ou DS, assim como iQue DS na China) é um videogame portátil desenvolvido e produzido pela Nintendo, lançado em 2004. Ele é visualmente distinto por seu design horizontal abre e fecha, similar ao Game Boy Advance SP, e a presença de duas telas, a inferior age como uma tela sensível ao toque. O sistema também possui um microfone embutido, e tem suporte a conexão sem-fio via Wireless Local, permitindo uma interação entre os jogadores dentro de uma pequena área (9-30 metros, dependendo das condições), ou pelo Nintendo Wi-Fi Connection, que permite batalhas multiplayer pela Internet com jogadores de todo o mundo, e com um flashcard é possivel rodar mp3, videos e progamas como msn, ds organize, ebook e word além de jogos.


As letras "DS" no nome foram criadas para significar tanto a expressão Dual Screen (duas telas) e Developers' System (sistema dos desenvolvedores), que se refere as características inovadoras do gameplay entre os desenvolvedores de jogos. O sistema foi apelidado de Project Nitro (projeto Nitro) durante seu desenvolvimento, assim como o Wii recebeu o codename de Revolution.


No dia 2 de Março de 2006, a Nintendo lançou o Nintendo DS Lite, uma versão reestruturada do Nintendo DS, no Japão. Logo depois, no mês de junho foi lançado também na América do Norte e na Europa.

Design e especificações

Especificações Gerais
A tela inferior do Nintendo DS está sobre uma tela sensível a toque com sensor de pressão, designada para aceitar comandos da caneta que vem junto com o console (chamada Stylus), dos dedos do jogador, ou da "thumb stylus": um retângulo de plástico que pode ser adicionado ao fio de segurança que acompanha o portátil. A tela sensível ao toque permite aos jogadores interagir com elemendos de um determinado jogo mais diretamente do que apertando botões; por exemplo, em Trauma Center: Under the Knife, a stylus pode ser usada como um bisturi para cortar uma incisão em um paciente com uma doença.
Em outros jogos, ela pode ser usada como um mouse de computador para selecionar itens em uma interface "aponte e clique" (Advance Wars: Dual Strike) ou para mirar e olhar dentro de um jogo de tiro em primeira pessoa (GoldenEye: Rogue Agent, Metroid Prime: Hunters). Outras aplicações a usam para desenho (Pac-Pix, PictoChat, Lost Magic), reconhecimento de escrita (Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day!), como um simulador de um direcional analógico (Super Mario 64 DS, Rayman DS),ou mesmo para cortar e cozinhar alimentos (Cooking Mama),estão entre suas variadas e inovadoras funções.

Os modos de controle mais tradicionais estão localizados nos dois lados da tela sensível ao toque. Na esquerda está um direcional, com um pequeno botão de força acima, e para direita estão os botões A, B, X e Y, com os botões Select e Start logo acima deles. Os botões L e R estão localizados nas extremidades superiores esquerda e direita da parte inferior do sistema, respectivamente. A disposição dos botões pode ser comparada com a encontrada no controle do Super NES.

O Nintendo DS apresenta caixas de som estéreo, que permitem som do estilo surround (dependendo do software), localizadas em ambos os lados da parte superior do sistema. Esta função é inédita em um portátil da Nintendo, já que toda a linha Game Boy apenas oferecia suporte a um som estéreo através de fones de ouvido ou caixas de som externas.

Um microfone embutido está localizado abaixo do lado esquerdo da tela inferior. Ele já foi usado para diversas funções, incluindo reconhecimento de fala (Nintendogs, Brain Age), chat online via voz (Metroid Prime: Hunters, Pokémon Diamond & Pearl), e minigames que solicitam ao jogador assoprar ou gritar no microfone (Feel the Magic: XY/XX, Mario Kart DS, WarioWare: Touched!, Resident Evil: Deadly Silence,New Super Mario Bros. e Legend of Zelda - the Phantom Hourglass). O jogo Tomb Raider Legend, para o Nintendo DS, requer,em certo ponto do jogo, que os jogadores assoprem no microfone para tirar o pó durante o exame de artefatos.

Tecnologia
O portátil tem uma massa de aproximadamente 275 gramas. O seu tamanho é de 148,7 x 84,7 x 28,9 mm (5,85 x 3,33 x 1,13 polegadas). Ele apresenta duas telas separadas de LCD de 3 polegadas cada, ambas com uma resolução de 256 x 192 pixels. O espaço entre as duas telas é de aproximadamente 21mm, o equivalente a 92 linhas "escondidas". A tela inferior do Nintendo DS possui uma camada de uma resistente tela sensível ao toque, que registra a pressão de um ponto da tela por vez, calculando multiplos pontos se necessário. O sistema usa dois processadores de arquitetura ARM separados, um CPU principal ARM946E-S e co-processadores ARM7TDMI em velocidades de clock de 67 MHz e 33MHz respectivamente, com 4MB de memória principal, que requer 1,64 volts.

O hardware 3D do sistema apresenta as tecnologias "transform and lighting", "texture-coordinate transformation", "texture mapping", "alpha blending", "anti-aliasing", "Cel-shaded animation" e "z-buffering". Entretando o filtro de texturas "Point", fazendo com que algumas superfícies apresentem uma aparência de blocos. O sistema e teoricamente capaz de renderizar 120.000 triângulos por segundo em 30 quadros por segundo. Ao contrário da maioria dos hardwares em 3D, ele possui um limite no número de triângulos que podem fazer parte de uma única cena; este limite fica na região do 4000 triângulos. O hardware 3D foi designado para renderizar em uma tela por vez, entretanto, a renderização de duas telas é difícil de diminuir a performance significantemente. Entretando, jogos como Viewtiful Joe: Double Trouble são executados em 3D nas duas telas simultaneamente em determinados momentos, ainda assim mantendo uma boa performance e qualidade.

O sistema possui duas engines 2D, uma para cada tela. Elas são similares (porém mais poderosas) que a engine encontrada no Game Boy Advance.
Os jogos utilizam um formato "Game Card", similar ao encontrado como memória removível em equipamentos eletrônicos móveis, como cameras digitais. Ele suporta cartões de até 2 gigabits (256 megabytes) de espaço (utilizado em ASH - Archaic Sealed Heat por exemplo). Os cartões geralmente contam com uma pequena quantidade de memória flash para o salvamento de dados do usuário, como o progresso em um jogo ou recordes de pontuação. Os "Game Cards" do Nintendo DS possuem 33,0 x 35,0 x 3,8 mm, e pesam cerca de 3,5 gramas.

A unidade apresenta capacidades de rede para jogos multiplayer ou chat utilizando Wi-Fi. Diversos jogos mais recentes podem utilizar da rede Nintendo Wi-Fi Connection para se comunicar e disputar partidas com jogadores de todo o mundo, utilizando qualquer roteador Wi-Fi ou o Nintendo Wi-Fi USB Connector para modos de Internet convencionais, além de oferecer comunicação direta DS-para-DS usando o sistema antigo.

Firmware
Um firmware própria da Nintendo é iniciada junto com o sistema; através dela, o usuário pode optar entre executar um jogo de Game Boy Advance ou Nintendo DS, usar o PictoChat, ou procurar por jogos, software ou definições baixáveis,músicas,vídeos,e diversos progamas. O último é uma adaptação para o popular sistema multiplayer de "único cartucho" do Game Boy Advance, modificado para aproveitar das funções Wi-Fi do sistema: jogadores sem o jogo procuram pelo conteúdo, enquanto os jogadores com o jogo transmitem-o.

Em Novembro de 2004, a Nintendo anunciou sua entrada no negócio de animações, sugerindo que os cinemas que mostrassem estas animações poderiam instalar quiosques para transmitir conteúdo de jogos para unidades do Nintendo DS. Em Março de 2005, a Nintendo testou os quiosques de transmissão no Japão, permitindo aos jogadores baixar um demo de Meteos, conteúdo adiconal em Nintendogs, ou músicas extras para Jam with the Band.
Um quiosque similar esteve presente na E3 de 2005 e contava com demos baixáveis e trailers. Quiosques similares estão disponíveis em lojas norte-americanas como GameStop, EB Games e Game Crazy, com a possibilidade das lojas Wal-Mart e Target serem adicionadas depois. Em Maio de 2006, as "Nintendo DS Download Stations" começaram a aparecer nestas lojas, com um número limitado de demos baixáveis. No Brasil, já estão disponíveis algunas Downloads Stations em lojas especializadas.

O programa PictoChat, que é permanentemente salvo na unidade, permite aos usuários comunicar-se com outros jogadores de Nintendo DS, dentro da zona de cobertura, por texto, escrita a mão, ou desenhos, usando a tela sensível a toque do DS como entrada; um teclado na tela parcialmente cobre a área sensível a toque enquanto este modo é utilizado, permitindo a digitação de mensagens. Existem rumores de um PictoChat para uso pela Internet, mas isto não foi confirmado oficialmente.

O menu principal do DS conta com um despertador e a habilidade de configurar preferências para a inicialização de jogos (executando-os quando inseridos, ou sempre indo para o menu principal), o uso de tela nos jogos de Game Boy Advance (de cima ou de baixo) e informações de usuário (nome, data de nascimento, cor favorita, etc.)

Jogando via Download
Com jogos selecionados (como Mario Kart DS, New Super Mario Bros. e Meteos), é possível jogar com outros donos de Nintendo DS usando apenas um cartão de jogo. O Nintendo DS baixa todas as informações necessárias de outro DS que esteja com o jogo. Além do mais, várias lojas de jogos possuem Estações de Download Para DS onde um jogador pode baixar demos de jogos. Como o jogo é guardado apenas na RAM do DS (4 MB), essas informações são perdidas assim que o seu DS é desligado. A velocidade de transferência de dados por wireless do DS é de 1 megabit por segundo.

Compatibilidade

Os jogos de Nintendo DS estão em pequenos e achatados "cartões de jogo", ao contrário dos grandes cartuchos usados pela linha GameBoy ou outros video-games anteriores da Nintendo.
O Nintendo DS é compatível com cartuchos de GameBoy Advance (GBA); os cartuchos menores de Nintendo DS se encaixam no entrada 1 acima do console, enquanto os jogos de GBA entram no Slot 2, na parte inferior do console. O Nintendo DS não é compatível com games de Game Boy Color e do Game Boy original, devido a uma pequena diferença do formato de fábrica e a ausência do processador Zilog Z80 usado em estes sistemas. Esta pode ser uma tentativa de separar o Nintendo DS e a linha anterior de portáteis Game Boy; o GameBoy Advance, por exemplo, possui o Z80 então tem a capacidade de rodar os jogos antigos de Game Boy. Támbem ha a possibilidade disso ser para manter o baixo custo do Nintendo DS, pois se incluído outro processador o custo de produção seria maior. Devido a essa incompatibilidade, vários projetos iniciaram a emular esta plataforma. Um desses produtos disponíveis gratuitamente é o Goomba emulator.

O portátil não possui uma entrada para o GameBoy Advance Link Cable, então multiplayers ou a conexão GameCube-Game Boy Advance não estão disponíveis em jogos de GameBoy Advance.
O Nintendo DS utiliza apenas uma tela quando rodando jogos de GBA. O usuário pode configurar o sistema para utilizar a tela superior ou inferior. Os jogos são visualizados com uma borda preta na tela, devido a pequena diferença de tamanho da tela dos dois consoles (256 × 192px (approx. .05 megapixels) Nintendo DS, 240 × 160px (approx. .04 megapixels) Game Boy Advance).
Jogos de Nintendo DS inseridos no Slot 1 são capazes de detectar a presença de um jogo específico de GBA no Slot 2. Em jogos como Castlevania: Dawn of Sorrow, Kirby: Canvas Curse, WarioWare: Touched!, Feel the Magic: XY/XX, Advance Wars: Dual Strike,, Mega Man ZX e Pokémon Mystery Dungeon, conteúdos extra podem ser destravados com um jogo de GameBoy Advance apropriado da mesma série inserido.
MegaMan Battle Network 5: Double Team pode destravar conteúdos extra com qualquer jogo da mesma série, ou série do jogo Boktai da Konami. Ainda alguns jogos utilizam o Slot 2 para adicionar opções extras aos jogos, o primeiro sendo um pacote de expansão para o jogo musical, Daigasso! Band Brothers (anunciado como Jam with the Band na América do Norte), que adiciona 31 músicas novas ao jogo.

O primeiro RPG de Pokémon para o Nintendo DS, Pokémon Diamond & Pearl, permitie aos jogadores conectarem seus jogos com uma cópia dos jogos de GameBoy Advance, Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed ou LeafGreen, podendo se transferir Pokémon de um jogo para outro.

Uma das primeiras utilizações dessa opção nos países ocidentais é o Rumble Pak incluído com Metroid Prime Pinball, que também é compatível com Mario & Luigi: Partners in Time e Metroid Prime Hunters. Também pode ser utilizado como expansor de memória RAM em alguns jogos, similar ao Expansion Pak para o Nintendo 64.

Nintendo Wi-Fi Connection
Ver artigo principal: Nintendo Wi-Fi Connection

Duração da Bateria
O Nintendo DS possui uma bateria recarregável de Lithium-Ion. A duração extimada é de 6 - 10 horas com uma carga completa de quatro horas. A duração da bateria varia com vários fatores incluindo volume de áudio, iluminaçao da tela, e o uso do Wi-Fi. O maior efeito na duração da bateria é causada pela utilização da iluminação interna da tela, que pode ser desativada no menu principal ou em alguns jogos (como Super Mario 64 DS) Consta no manual do Nintendo DS Lite, que a bateria dele dura entre 17 à 19 horas (sem brilho na tela).

A bateria é produzida para ser removida apenas quando vencida e deverá ser trocada. É removida com a utilização de uma chave de fenda Phillips. A remoção da bateria fará com que o Nintendo DS peça ao usuário recolocar todas as opções do console (data de aniversário, nome, etc.), mas não afetará os dados salvos em cartuchos.

Para economizar a bateria no meio de um jogo, o usuário pode fechar o console Nintendo DS. Isso irá pausar o jogo e colocar o Nintendo DS em um sistema de economia de energia (sleep mode). Um console em sleep mode pode funcionar por centenas de horas antes de esgotar a bateria. No entanto, fechando o Nintendo DS durante um jogo de GameBoy Advance não colocará o Nintendo DS em sleep mode; o jogo continuará a rodar incluido a iluminação interna. Devido ao fato de que o GameBoy Advance utiliza apenas uma tela, a duração da bateria é muitor maior do que jogando um jogo de Nintendo DS. Muitos jogos de GameBoy Advance possuem sleep mode nas opções de jogo.
Baterias novas podem ser adquiridas na loja online oficial da Nintendo ou em lojas especializadas.

Divisão Regional
O Nintendo DS é um console com região livre no sentido de que qualquer console irá rodar jogos de qualquer parte do mundo; é o mesmo sistema em todos os lugares. No entando, os jogos versão chinesa só podem ser jogados no iQue DS, cujo chip contém as imagens gráficas para os caracteres chineses. Nintendo DS de outras regiões não podem rodar jogos chineses, enquanto o iQue DS pode rodar de outras regiões. E ainda, como jogos de Game Boy, alguns jogos que requerem que ambos jogadores tenham o cartucho, não irão funcionar se os jogos foram de regiões diferentes (ex. um jogo japonês pode não funcionar com um jogo norte americano, mas alguns títulos, como Mario Kart DS, são totalmente compatíveis). Com a adição da Nintendo Wi-Fi Connection, alguns jogos podem ser jogados através da internet com usuários de outras regiões. Por exemplo, jogadores podem competir em Mario Kart DS com jogadores do mundo todo.

Alguns jogos Wi-Fi permitem a seleção de oponentes pela região (ex. Mario Kart). As opções são Continental / Ao Redor do Mundo (assim como duas opções sem especificações regionais). Isto seleciona oponentes baseados na mesma área geografica que você. No entanto, ainda precisa ser definido se esta seleção é baseada no código do console em uso, na região do cartucho ou no endereço de IP.

Conexão com o Wii
Assim como vários jogos de Game Boy Advance conectavam-se com jogos de GameCube, o DS pode se conectar com o Wii também. Atualmente, apenas um jogo pode se conectar: Pokémon Diamond & Pearl se conecta com Pokémon Battle Revolution. Há ainda muitos jogos que serão desenvolvidos com essa conexão.

Acessórios Oficiais

Game Boy Advance game slot no Game Boy Advance (acima) e Nintendo DS (abaixo).
Apesar da entrada secundário no Nintendo DS aceitar e ter suporte a jogos de Game Boy Advance (mas não de Game Boy Color), a Nintendo enfatizou que sua principal intenção é utilizá-la para uma grande variedade de acessórios a serem lançados para o console, e a compatibilidade com o GBA sendo apenas uma extensão lógica. Acessórios teoricos incluem um receptor GPS, assim como acessórios incluídos em alguns cartuchos de GBA como sensor de movimento e solar.
Nintendo anunciou na E³ 2005 que irá lançar o "Headset Accessories" para jogos com suporte a VoIP. (Este irá ser plugado na entrada VoIP, próximo a sáida de fones de ouvido, e não na entrada de Game Boy Advance.)

Rumble Pak
Ver artigo principal: Rumble Pak
O Rumble Pak foi o primeiro acessório a utilizar a entrada de expansão. No formato de um cartucho de Game Boy Advance, o Rumble Pak vibra para transmitir as ações em jogos compatíveis, como quando o jogador bate em um obstáculo ou perde uma vida. Ele foi lançado em 25 de Outubro de 2005 e vendido juntamente com Metroid Prime Pinball. Pode ser utilizado em jogos como Mario and Luigi: Partners in Time e Metroid Prime: Hunters e é vendido como um acessório avulso.

Uma versão do Rumble Pak especialmente projetada para o Nintendo DS Lite foi lançada no Japão no final de Maio de 2006. O cartucho é aproximadamente 1 cm mais curto, para previnir que fique saindo do Nintendo DS Lite como fazem os cartuchos de Game Boy Advance.

Play-Yan
O Play-Yan é um adaptador que permite o Game Boy Advance SP e Nintendo DS tocar vídeos MPEG-4 e músicas MP3 a partir de cartões de memória SD. É originalmente vendido como um acessório de Game Boy Advance, mas pode ser utilizado com o Nintendo DS. O adaptador carrega uma semelhança ao AM3 player (que permitia a execução de vídeos pré-gravados em cartões de memória no GBA); o cartão de memória é inserido no lado direito do adaptador, que é plugado na entrada de cartuchos do console. O adaptador possui sua própria entrada de fones de ouvido, mas utiliza a bateria, os controles e a tela do console.

O adaptador foi lançado no Japão em fevereiro de 2005 por aproximadamente $5.000 yen (É estimado que o acessório oferecerá 15 horas de execução de MP3s e 4 horas de execução de arquivos MPEG-4 de um Game Boy Advance SP totalmente carregado). O adaptador foi lançado no Japão em Fevereiro de 2005 por aproximadamente 5.000 yen (R$92). Originalmente a Nintendo planejava lançar este adaptador nos Estados Unidos no final de 2005, mas seus planos mudaram.

Nintendo DS MP3 Player
Anunciado recentemente pela Nintendo, o Nintendo DS MP3 Player será semelhante ao Play-Yan. Oferencendo suporte somente a músicas MP3 para o Nintendo DS a partir de cartões de memória SD de até 2GB (cerca de 500 músicas). O Nintendo DS MP3 Player será inserido na entrada de cartuchos de Game Boy Advance e possuirá sua própria saída para fones de ouvido para um som livre de cristais.

A data de lançamento na Europa está marcada para 08 de Outubro de 2006, pelo valor de 29.99 Euros (R$82). Datas para o lançamento na América do Norte ainda não foram anunciadas.
Já está a ser comercializado em Portugal, pelo preço de 39.99 Euros.

Nintendo DS Headset
O Nintendo DS Headset é o headset oficial para o Nintendo DS. Ele é plugado na entrada headset (que é a combinação de um conector padrão de fones de ouvido 3.5mm e um conector de microfone) na parte inferior do console. Ele possui um fone de ouvido e um microfone, e é compatível com todos os jogos que utilizam o microfone interno. Está marcado para ser lançado no Japão no dia 14 de Setembro de 2006.

TV Tuner
Nintendo anunciou um cartucho receptor de TV digital para o Nintendo DS no Japão.
O Nintendo Digital TV tuner foi lançado em abril junto com o sinal de TV digital terrestre no Japão. A segunda tela do Nintendo DS será utilizada para mudança de canais.
O TV Turner só tem suporte ao padrão de TV digital japonês, que é utilizado somente pelo Japão, e futuramente, Brasil e Argentina.

Opera web browser
Ver artigo principal: Nintendo DS Browser
No dia 15 de Fevereiro de 2006, a Nintendo anunciou uma versão do Opera, um browser de Internet, que usará das funcionalidades do portátil (tela sensível ao toque, duas telas) para nevegar na World Wide Web. O navegador começou a ser vendido no Japão no dia 24 de Julho de 2006 por JP¥3,800 (aproximadamente US$ 33). E na Europa no dia 6 de Outubro de 2006. Até o momento, a Nintendo não se pronunciou sobre o lançamento do navegador na América do Norte e Austrália.

Nintendo Wi-Fi USB Connector
Ver artigo principal: Nintendo Wi-Fi USB Connector
Nintendo Wi-Fi USB Connector é um acessório similar a um pen drive que cria um Wireless Access Point para o DS. Em outras palavras, através deste acessório pode-se jogar partidas on-line com o DS mesmo em um local que não haja conexão sem fio.

Outros Acessórios

WiFi MAX
A alternativa da Datel para o Nintendo Wi-Fi USB Connector.
Ao contrário do Wi-Fi Connector, o WiFi MAX pode ser utilizado com outros aparelhos Wi-Fi que não sejam consoles Nintendo (PlayStation Portable, PDAs, etc). O WiFi MAX também pode ser utilizado como um adaptador WLAN, enquanto o Wi-Fi Connector é limitado apesar ter a função de Access Point.
No entanto, o WiFi MAX não possui as mesmas funções de segurança de Wi-Fi Connector, em que qualquer aparelho pode se conectar à ele, ao invés de apenas os aparelhos Nintendo DS permitidos.
WiFi MAX não deve ser confudido com WiMAX, uma tecnologia de roteador Wi-Fi que tem como meta uma comunicação bem maior e muitos usuários a mais do que roteadores tradicionais.

Vendas e Marketing
No dia 5 de Janeiro de 2006, a Nintendo publicou uma desculpa formal após o Nintendo DS ficar esgotado no Japão.
Nintendo anunciou em 15 de Fevereiro de 2006, que no Japão o Nintendo DS atingiu 5 milhões de unidades vendidas em menos de 13 meses de seu lançamento, o que marca um recorde para um video-game no Japão.
Na conferência de imprensa da Nintendo na E3 2006, George Harrison (Vice Presidente Senior de Marketing e Comunicação Corporativa da Nintendo of America) afirmou que o Nintendo DS vendeu mais de 16 milhões de unidades pelo mundo todo desde seu lançamento.
Vendas do Nintendo DS e DS Lite (no fim de 2006):
Mundo todo: mais de 36.34 milhões
Japão: aproximadamente 14.62 milhões
Americas: 10.74 milhões
Europa e Resto do Mundo: 10.98 milhões
(Vendas incluem as unidades de Nintendo DS Lite)
Em 31 de Julho de 2006, Kyoto Shimbun reportou que as vendas japonesas ultrapassaram a marca de 10 milhões de unidades. Que foi alcançada em aproximadamente 20 meses de seu lançamento na região, o que a Nintendo clama ser "a marca mais rápida alcançada por um video-game."
Nintendo colocou o Nintendo DS fora de sua extremamente bem sucedida linha GameBoy. Foi expeculado que isso seria uma medida de precaução para que a marca GameBoy permanesse intacta caso o Nintendo DS falhasse no mercado.
A Nintendo assinou um contrato com os criadores do novo filme Alex Rider para que em sua missão no filme, Alex fosse equipado com um DS.

Os slogans promocionais rodam em torno da palavra Touch (toque): nos Estados Unidos, Australia e Nova Zelândia: Touching is Good; no Canadá: Don't Touch, Touch; no Japão e China: Touch!; e na Europa: Touch me!, com exceção no espanhol A tocar e no Brasil: Tocar é legal!. A exceção a isto é o novo slogan da campanha nos Reino Unido, Open up and play ("Abra e jogue") (usado desde que a Touch! Generations foi lançada).

Comparação entre o Sony PSP e um Nintendo DS.
O Nintendo DS é atualmente visto por muitos analistas no mesmo mercado que o PlayStation Portable da Sony, no entanto representantes de ambas empresas tem afirmado que cada console tem uma audiência alvo diferente, apesar do fato do Nntendo DS não possuir gráficos superiores aos do Playstation Portable suas vendas superam as do Playstation Portable por sua jogabilidade inovadora e intuitiva, além do fato do Nintendo Ds possuir "Loadings" muito mais ágeis do que o PSP devido a mídia utilizada pelo portátil. Na época de seu lançamento nos Estados Unidos, o Nintendo DS era vendido por USD$149.99. O preço caiu para US$129.99 USD em 21 de Agosto de 2005, um dia antes do esperado lançamento norte americano de Nintendogs e Advance Wars: Dual Strike.
Como consoles portáteis anteriores da Nintendo, o Nintendo DS foi produzido em várias cores diferentes. Em Agosto de 2005, havia oito cores diferentes disponíveis a venda. Titanium (prata e preto) estava disponível no mundo inteiro, enquanto Eletric Blue é exclusivo para América do Norte e Latina. Graphite Black, Pure White, Turquoise Blue e Candy Pink estão disponíveis no Japão. Mystic Pink e Cosmic Blue estão disponíveis na Australia e Nova Zelândia. Candy Pink do Japão e Cosmic Blue da Australia também estão disponíveis na Europa e América do Norte através de um pacote promocional de Nintendogs, no entanto são chamados de apenas rosa e azul. No entando, estas cores estão disponíveis somente para o modelo original do Nintendo DS; uma série de cores diferentes e mais limitadas foram utilizadas para o Nintendo DS Lite.

Edições Especiais
Cinco variações das cores existentes do Nintendo DS foram produzidas para o fanclub online japonês Super Mario Club. Cada cor possui o contorno com o rosto de um dos personagems na frente do console. Os designs incluem Titanium/Mario, Graphite Black/Bowser, Gray/Wario, Candy Pink/Princesa Peach, and Turquoise Blue/Yoshi.

A Nintendo colocou a leilão três consoles Nintendo DS personalizados para caridade no Sundance Film Festival em Park City, Utah. Os três consoles foram para Jay Mohr por USD$10,000, Poppy Montgomery por USD$2,500, e Alan Cumming por USD$1,500. Nintendo adicionou dinheiro aos lances finais e parte dos fundos foram para as vítimas do Tsunami do Oceano Índico em 2004.
O rapper 50 Cent encomendou um Nintendo DS personalizado para a Nintendo, com um design camuflado khaki, e a insignia G-Unit na frente.
Como presente especial, 55 pessoas que compareceram à festa VIP na Nintendo World Store em 09 de Maio de 2006 puderam adquirir uma edição comemorativa do Nintendo DS com o logo da E3 gravado na capa.

Edições Limitadas
Várias outras cores foram disponibilizadas em quantidades limitadas:
Consoles Nintendo DS azul marinho foram lançados na Poképark no Japão e Wal-Mart nos Estados Unidos. Os consoles possuem o logo Poképark gravado na capa, e a silhueta de um Pikachu no auto-falande direito.
Um Nintendo DS preto com silhuetas de Dialga e Palkia foram lançados para promover o lançamento de Pokémon Diamond & Pearl
Um Nintendo DS azul claro, com uma quantidade limitada de 1.000 unidades, foi lançada no Japão como uma oferta promocional da Pepsi.
Nintendo lançou um Nintendo DS dourado exclusivamente para as lojas Toys "R" Us no Japão.
Um Nintendo DS com o pokémon Mew foi lançada no Japão. É pintado de roxo com o pokémon impresso na frente do console.
50 unidades de Nintendo DS brancos com os personagens de um famoso anime Bleach foi distribuído pela Sega para comemorar o lançamento de Bleach DS: Souten ni Kakeru Unmei.
Sega está atualmente fazendo um concurso cujo prêmio é um Nintendo DS branco com o Doraemon impresso na frente.

Embalagens Promocionais
O modelo vermelho do Nintendo DS, lançado no Japão em 08 de Agosto de 2005 é parte de uma oferta promocional que inclúi o jogo Jump Superstars.
Em Outubro de 2005, a Nintendo lançou duas novas cores para América do Norte: Teal e Pearl Pink. Estes consoles vinham juntamente com o jogo Nintendogs Best Friends Version, e um limpador de tela em formato de osso.
O Electric Blue foi lançado na América do Norte, inicialmente em conjunto com Super Mario 64 DS, pelo mesmo valor que um DS avulso ($149.99) em 30 de Junho de 2005. Um milhão de cópias foram vendidas, fazendo-o o jogo mais vendido na época. Em 27 de Fevereiro de 2006, Animal Crossing: Wild World foi incluído com o console Electric Blue.

Os pacotes azul e rosa de Nintendogs foram lançados na Europa em 07 de Outubro de 2005. Os dois pacotes contém um Nintendo DS rosa com a versão Dachshund de Nintendogs, ou um Nintendo DS azul com a versão Labrador version de Nintendogs. Estes foram vendidos com o mesmo perço de m Nintendo DS avulso (£99). No mesmo dia a Nintendo fez um corte de preços para $89. Existe também pacotes de Animal Crossing: Wild World com o Nintendo DS incluído.
O pacote Mario Kart DS foi lançado na Europa em 25 de Novembro de 2005, que continha um Nintendo DS prata e uma cópia do jogo Mario Kart DS. O mesmo pacote promocional foi disponibilizado na Nova Zelândia e Austrália.
O pacote Red Hot foi lançado na América do Norte no dia 29 de Novembro de 2005, incluindo um Nintendo DS vermelho e prata ("Hot Rod Red"), adesivos de corrida opcionais, uma faixa de pulso normal de Nintendo DS, um chaveiro de metal de Mario Kart e uma cópia do jogo Mario Kart DS.
O Nintendo DS Titanium foi lançado com uma demo do jogoMetroid Prime Hunters: First Hunt, no dia 21 de Novembro de 2004 na América do Norte e no dia 11 de Março de 2005 na Europa.

Nintendo DS Lite
Nintendo DS Lite é uma segunda versão do Nintendo DS, lançada 2 anos após o lançamento do original. Ele apresenta uma tela com mais brilho, menos peso, uma bateria mais durável, caneta Stylus mais grossa e botões mais suaves.


Nintendo DSi
Terceira versão do Nintendo DS, lançada em novembro de 2007. Ele é ligeiramente maior que o DS Lite. Novos recursos incluem duas câmeras de 0,3 megapixels, uma tela maior com 3,25", compatibilidade com internet Wi-Fi WPA e entrada para cartões SD. A retrocompatibilidade com cartuchos do Game Boy Advance foi removida.


Desenvolvimento de software
A Nintendo aceita apenas empresas oficiais com um time de desenvolvedores de jogos, e experiência suficiente em certas áreas para seu programa de desenvolvedores oficiais. Informações adicionais está disponíveis no Nintendo Software Development Support Group[2].
Um método alternativo para o uso de conhecimento público são de sites como NDSTech[3], e para o uso de ferramentas disponíveis para criar seus próprios aplicativos. Esta rota de desenvolvimento requere um método para executar programadas de Nintendo DS a partir da entrada de Game Boy Advance. Existem 5 métodos disponíveis: PassMe, PassMe2, WiFiMe, FlashMe, e NoPass.

Hacking
{Ver artigo principal: Nintendo DS homebrew (em inglês)

Wi-Fi
Desde o lançamento do Nintendo DS em 21 de Novembro de 2004, vários grupos têm tentado estender e criar em cima do protocolo Wi-Fi do Nintendo DS. Darkain estava liderando a engenharia-reversa do Wi-Fi Nintendo DS e Ni-Fi quando o DS foi lançado, o que influenciou vários hacks e aplicativos Wi-fi para Nintendo DS que existem atualmente.
Dois grupos (Project Nitro e Team Xlink) afirmaram ter conseguido utilizar o protocolo Wi-Fi do Nintendo DS via internet criando possibilidades de multiplayer online ao redor do mundo usando o portátil e jogos multiplayer de Nintendo DS.
No entando, o Project Nitro nunca publicou nenhum software ou evidência para provar suas afirmações, e completamente desapareceram desde então (os desenvolvedores mudaram para criar o DSMeet, um lugar para encontrar outros usuários de Nintendo DS). Team XLink afirmaram que um sistema funcional, mas posteriormente eles anunciaram publicamente que não estavam mais trabalhando com o desenvolvimento para o Nintendo DS, dizendo que não estavam fazendo progressos que valessem seus esforços.
Em ambos os casos, é certo que nenhum produto tangível foi criado.
Recentemente um novo projeto chamado DSTunnel foi criado. É o ápice do trabalho de um hacker em reverter a engenharia do sistema Wi-Fi do Nintendo DS. Enquanto tem mostrado promessas, e a versão de testes tem mostrado certo sucesso, é nescessário que o usuário tenha uma placa Wi-Fi RAlink RT2500 para fazê-lo funcionar.

Desde o ínicio ao meio de 2006, desenvolvedores de Nintendo DS foram capazes de criar aplicativos funcionais Wi-Fi através do uso da biblioteca Wi-Fi de Nintendo DS de Stephen Stair. Através destas modificações, pessoas como Bronto, do NSDMail, foi capaz de criar aplicativos funcionais Wi-Fi. O DSLinux também empregou Wi-Fi na sua entrada do sistema operacional Linux.

Linux
Atualmente existe um projeto para trazer o sistema operacional Linux ao Nintendo DS, "DSLinux".[9] Em Fevereiro de 2006, este projeto executou com sucesso um 2.6 kernel, um navegador de internet com apenas textos, simple shell, telnet, SSH, telnetd, alguns jogos baseados em texto, suporte a tela sensível ao toque, sound (beta) e suporte a Wi-Fi.

Emuladores
Existem vários emuladores para o Nintendo DS, que são normalmente usados para o desenvolvimento de jogos.
O emuladores atuais de Nintendo DS incluem iDeaS, DeSmuME,NeonDS, Dualis, DSemu,Ensata,HyperDS e No$DS(na verdade é o emulador No$gba[1] modificado para rodar roms de Nintendo DS, mas precisa das BIOS BiosNds7.rom, BiosNds9.rom, e o firmware.bin e as ROMs de Nintendo DS tem que estar encriptadas pelo eNDryptS Advanced[2] para rodar). No entanto, como estes emuladores são relativamente novos, eles não rodarão devidamente a maioria das ROMs de Nintendo DS,Mas No$gba as suas novas versões emulam Nintendo DS cada vez mais,e as bios você pode encontrar em programas de compartihlamento,como o eMule.
Emular o Nintendo DS impõe vários desafios interessantes devido sua inovadora tela sensível ao toque. Essa ferramente dificulta para o emuladores capturar a verdadeira expêriencia de jogar um Nintendo DS.

Reações
Em Fevereiro de 2005, a revista Wired Magazine descreveu o design do Nintendo DS original como "pesado."[10] Em um artigo posterior, eles criticaram o tamanho da tela e a variedade limitada de jogos na época (particularmente na área de jogos de esportes profissionais).[11]
Em Março de 2005, a revista The Register reconheceu que apesar do Nintendo DS ter um hardware inferior comparado ao PlayStation Portable, "Nintendo ainda não perdeu sua magia, apenas a levou para uma estranha direção nova."[12]

Rumores
Depois de a produtora Rare ter sido vendida à Microsoft, existem rumores que ainda continuará a desenvolver jogo para o Nintendo DS. Na sua ediçao de Janeiro de 2006, a EGM reportou um rumor que a Rare estava "contratando para dois projetos de Nintendo DS, um sendo uma plataforma de Banjo-Kazooie."[13] Em 10 de Maio de 2006, a Rare confirmou em seu website que está colaborando com jogos para Nintendo DS, o primeiro sendo Diddy Kong Racing DS.[14]

Curiosidades
Vários jogos foram lançados com títulos ou subtítulos que formam as iniciais "DS", incluindo Advance Wars: Dual Strike, Castlevania: Dawn of Sorrow, Dig Dug: Digging Strike, Digimon Story, Fullmetal Alchemist: Dual Sympathy, Guilty Gear Dust Strikers, Lunar: Dragon Song, Mr. Driller Drill Spirits, Resident Evil: Deadly Silence, Tenchu: Dark Secret, e World Championship Poker: Deluxe Series.
O protagonista de Trauma Center: Under the Knife é chamado Derek Stiles, então suas iniciais também são DS. Stiles també faz referência a Stylus, a caneta utilizada na tela sensível ao toque.
O chefe final de Kirby: Canvas Curse/Kirby: Power Paintbrush é chamado Drawcia Sorceress (e posteriormente, Drawcia Soul), também iniciais DS.
Em Trace Memory, o personagem principal utiliza um DTS, um portátil que tem a aparência idêntica ao Nintendo DS. (No Reino Unido, onde o jogo é conhecido por Another Code: Two Memories, o aparelho é chamado de DAS).
Em Yoshi Touch & Go, a primeira fase tem moedas formando as letras DS.
Em Mario & Luigi: Partners in Time, alguns personagens usam um portátil idêntico ao Nintendo DS.

Game & Watch
O apelido do DS era "Nitro". Isso se mostra no DS, em acessórios e cartuchos cujo código do produto inicia com NTR-.
Diferente dos consoles anteriores da Nintendo (Nintendo GameCube, Game Boy Advance, Nintendo 64), os jogos exclusivos de Nintendo DS não possuem o selo "Only for" ("Exclusivo para") na caixa.
O Nintendo DS possui uma semelhança ao primeiro portátil da Nintendo, o Game and Watch, especialmente a versão Donkey Kong.
O jogo Pokémon Diamond & Pearl tem uma Pokédex semelhante ao Nintendo DS Lite, com duas telas, um microfone no meio e botões semlhantes.Pokédex de Sinnoh
No jogo de Game Boy Advance, Megaman Battle Network 6, há um video-game portátil no quarto do personagem Lan Hikari que "possui duas telas e uma tela sensível", e é claramente uma referência ao Nintendo DS.
Nos jogos Mario Kart e The Legend of Zelda: Phantom Hourglass existem, respectivamente, uma pista e uma ilha com o formato de um DS
O Nintendo DS utiliza as portas TCP e UDP 80 (HTTP), 443 (HTTPS), 27900-27901, 28910, e 29900-29901, assim como alguns outras para se conectar a Nintendo Wi-Fi Connection.

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