17 maio 2009

História - Donkey Kong

Donkey Kong é um gorila, personagem de um vídeo jogo, criado em 1981 por Shigeru Miyamoto.

Existe uma lenda urbana que diz que o primeiro nome Donkey Kong é uma má-tradução de monkey (macaco). No entanto, a verdade é que Miyamoto escolhera donkey (burro) porque representa a "estupidez do macaco".



Arcade
Donkey Kong (ドンキーコング Donkī Kongu?) é um jogo de arcade desenvolvido pela Nintendo, lançado em 1981. É um primeiro exemplo do gênero plataforma, uma vez que a jogabilidade foca na movimentação do personagem principal por uma série de plataformas enquanto desvia de obstáculos. No jogo, Jumpman (hoje conhecido como Mario) deve resgatar uma donzela em apuros, Lady (hoje conhecida como Pauline), de um macaco gigante chamado Donkey Kong. O herói e o macaco mais tarde se tornaram dois dos personagens mais populares da Nintendo.

Donkey Kong era o último em uma série de esforços da Nintendo para entrar no mercado norte-americano de jogos. Hiroshi Yamauchi, o presidente da Nintendo na época, delegou o projeto a um designer de jogos iniciante: Shigeru Miyamoto. Tomando uma vasta abrangência de inspirações, incluindo Popeye e King Kong, Miyamoto desenvolveu o cenário e desenhou o jogo em conjunto com o engenheiro-chefe da Nintendo, Gunpei Yokoi. Os dois abriram novos caminhos no mundo dos games ao utilizarem gráficos como um meio de caracterização, incluindo cutscenes para avançar o enredo do jogo, e integrando múltiplos níveis à jogabilidade.


Apesar de temores iniciais por parte da equipe estadunidense da Nintendo, Donkey Kong provou ser um sucesso comercial e de crítica na América do Norte e Japão. A Nintendo licenciou o jogo à Coleco, que desenvolveu a versão para consoles em diversas plataformas. Outras companhias clonaram o sucesso da Nintendo e conseguiram evitar o pagamento de royalties. Os personagens de Miyamoto apareceram em dezenas de produtos, como caixas de cereais e desenhos animados. Um processo judicial promovido pela Universal City Studios, alegando que Donkey Kong havia violado direitos autorais de King Kong, por fim saiu derrotado. O sucesso de Donkey Kong e a vitória da Nintendo nos tribunais ajudou a posicionar a empresa para dominar o mercado dos jogos eletrônicos nos anos 1980 e começo dos anos 1990.

Jogabilidade
Donkey Kong é um dos primeiros exemplos do gênero plataforma (é por vezes dito ser o primeiro jogo de plataforma, apesar de ter sido precedido por Space Panic). Jogadores competitivos e árbitros afirmam o alto nível de dificuldade do jogo em comparação com outros jogos clássicos de arcade. Para vencer o jogo, necessita de paciência e a habilidade de determinar precisamente o momento de ascensão de Jumpman. Além de apresentar o objetivo de salvar Lady, o jogo também gera ao jogador um placar. Pontos são conferidos ao finalizar telas; pular sobre obstáculos; destruir objetos com um power-up de martelo; coletar itens como chapéus, guarda-sois, e bolsas (presumidamente pertencentes à Lady/Pauline); e completar outras tarefas. O jogador recebe três vidas com uma bônus conferida após primeiros 7.000 pontos. A maior pontuação registrada foi feita por Billy Mitchell em 26 de junho de 2007 quando ele conseguiu 1.050.200 pontos. Ele tem sido desafiado muitas vezes por Steve Wiebe, que mantém a segunda melhor pontuação com 1.049.100 pontos, atingidos em 23 de março de 2007.


O jogo é dividido em quatro níveis diferentes de uma tela. Cada um representa 25 metros da estrutura a qual Donkey Kong subiu, um nível sendo 25 metros mais alto que o anterior. A tela final ocorre aos 100 metros de altura. Conversões posteriores do jogo omitem ou mudam a sequência de telas; a versão original de arcade inclui:
  • Tela 1 (25 m) – Jumpman deve escalar um local de construção de sete andares feito de vigas mestras, usando e escadas entortadas e cortadas ao meio, enquanto salta sobre barris de óleo jogados por Donkey Kong. O herói também pode fazer uso de um martelo que adquire ao longo da fase: este martelo não necessita de botões para ser usado, Mario fica "batendo" o martelo repetidamente sem controle durante alguns segundos. Assim, o martelo é como um "escudo" contra os barris. O herói deve evitar bolas de fogo, que são geradas quando um barril de óleo colide com um tambor de óleo. Os jogadores rotineiramente chamam esta tela de "Barris". Também deve-se citar que esta é a tela mais famosa do jogo, sendo normalmente usada quando é feita uma paródia ou referência visual a este jogo.
  • Tela 2 (50 m) – Jumpman deve escalar uma estrutura de cinco andares de esteiras rolantes, cada uma transportando tabuleiro de cimento. As bolas de fogo também fazem uma nova aparição. Esta tela é às vezes referida como "Fábrica" ou "Fábrica de Tortas" devido à similaridade dos tabuleiros de cimento com tortas.
  • Tela 3 (75 m) – Jumpman passeia para cima e para baixo através de elevadores enquanto evitando bolas de fogo e objetos que saltam, presumidamente trampolins. Os pesos que saltam (o maior perigo do herói nesta tela) emergem do nível superior e caem perto do elevador mais à direita. O nome comum da tela é "Elevadores."
  • Tela 4 (100 m) – Jumpman deve remover os oito rebites que sustentam Donkey Kong. As bolas de fogo viram agora chamas que aparecem de qualquer parte da fase permanecem como obstáculo primário. A remoção do último rebite causa a queda de Donkey Kong e o reencontro do herói com Lady. Esta é a tela final de cada nível. Os jogadores se referem a esta tela como "Rebites".
Estas telas se combinam para formar níveis, que se tornam progressivamente mais difíceis. Por exemplo, Donkey Kong começa a jogar barris mais rapidamente e às vezes diagonalmente, e as bolas de fogo ficam mais rápidas. A música de vitória alterna entre os níveis 1 e 2. O 22º nível é não-oficialmente conhecido como uma kill screen, devido a um erro na programação do jogo que mata Jumpman após poucos segundos, efetivamente terminando o jogo. Com seus quatro níveis únicos, Donkey Kong foi o jogo eletrônico mais complexo na época de seu lançamento, e somente o segundo jogo à apresentar múltiplos níveis (o primeiro foi Gorf da Midway Games).

Enredo
O epônimo Donkey Kong é o vilão de facto do jogo. Ele é o animal de estimação de um carpinteiro chamado Jumpman (um nome escolhido por sua similaridade com "Walkman" e "Pac-Man"; o personagem foi mais tarde renomeado para Mario, e transformado em um encanador, não um carpinteiro). O carpinteiro vive normalmente quando um macaco denominado Donkey Kong escapa e sequestra a namorada de Jumpman, originalmente conhecida como Lady, mas posteriormente chamada Pauline. O jogador deve assumir o controle de Jumpman e resgatar a garota. Esta foi a primeira ocorrência do cenário donzela em apuros que forneceria o modelo para incontáveis jogos eletrônicos que sucederiam.

O jogo utiliza gráficos e animação como veículos de caracterização. Donkey Kong sorri maliciosamente para a morte de Jumpman. Lady é instantaneamente reconhecida como fêmea por seu vestido cor-de-rosa e cabelos longos, e "HELP!" (em inglês: Socorro!) aparece frequentemente ao seu lado. Jumpman, mostrado em macacão e boné vermelho, é um personagem do cotidiano, um tipo comum no Japão. Limitações gráficas forçaram o seu desenho: desenhar uma boca era muito difícil, então o personagem recebeu um bigode; os programadores não conseguiam animar cabelo, então a ele foi adicionado um boné; e para fazer seus movimentos dos braços visíveis, ele precisou de um macacão colorido. A arte usada para os fliperamas e materiais promocionais deixam estes desenhos de personagens cartunescos ainda mais explícitos. Lady/Pauline, por exemplo, aparece como uma Fay Wray descabelada em um vestido rasgado e sapatos de salto-alto.

Donkey Kong é o primeiro exemplo de uma narrativa completa contada em forma de jogo eletrônico, e emprega animações para avançar seu enredo. O jogo se inicia com o gorila subindo escadas até o topo de um local de construção. Ele coloca Lady no chão e bate com os pés, causando as vigas de aço à mudar de forma. Ele então se move até um local elevado e zomba. Esta breve animação estabelece a cena e adiciona contexto à jogabilidade, algo inédito para jogos eletrônicos. Chegando ao final do nível, outra cut scene começa. Um coração aparece entre Jumpman e Lady, mas Donkey Kong pega a mulher e escala ainda mais alto, causando a quebra do coração. A narrativa conclui quando Jumpman alcança o fim do último nível. Ele e Lady estão reunidos, e um breve intervalo toca. O jogo então recomeça em um nível mais alto de dificuldade.

Legado
Donkey Kong gerou as sequências Donkey Kong Jr. e Donkey Kong 3, assim como o derivado Mario Bros.. Uma sequência para o jogo de arcade original no Game Boy, chamada Donkey Kong, une Donkey Kong e Donkey Kong Junior. Inicia-se com a mesma premissa donzela em apuros e quatro locações básicas ao passo que o jogo de arcade então progride para 97 níveis adicionais de quebra-cabeças. Nintendo reviveu a licença Donkey Kong nos anos 1990 para uma série de jogos de plataforma e derivados desenvolvidos pela Rare, começando com Donkey Kong Country em 1994. Donkey Kong Country: Tropical Freeze (2014) é o último desta série. Em 2004, Nintendo lançou Mario vs. Donkey Kong, uma sequência para o título de Game Boy. Nela, Mario deve perseguir Donkey Kong para recuperar os brinquedos roubados de Mini-Mario. No próximo jogo, Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis, Donkey Kong mais uma vez se apaixona por Pauline e a sequestra, e Mario usa os brinquedos de Mini-Mario para ajudá-lo no resgate. Em 2004, Nintendo lançou o primeiro dos jogos Donkey Konga, uma série que envolve ritmos em um controle em forma de bongo. Em 2007, Donkey Kong Barrel Blast foi lançado para o Wii. Super Smash Bros. Brawl apresenta música do jogo com arranjos por Hirokazu "Hip" Tanaka e um nível intitulado "75m", uma réplica quase exata de seu homônimo em Donkey Kong. Enquanto o nível contém seus itens, Pauline não está presente no elevado no topo do nível.

Seu sucesso estabeleceu o jogo na cultura popular estado-unidense. Em 1982, Buckner & Garcia e R. Cade and the Video Victims ambos gravaram canções baseadas no jogo. Artistas como DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince e Trace Adkins referenciaram o jogo em canções, o que também aconteceu em episódios de Os Simpsons, Futurama e Fairly Odd Parents. Até hoje, efeitos sonoros da versão para o Atari 2600 frequentemente servem como sons genéricos para jogos eletrônicos em filmes e séries de televisão. Killer List of Videogames classifica Donkey Kong como o terceiro jogo de arcade mais popular de todos os tempos e o coloca na 25ª posição na lista "Top 100 Videogames". Em fevereiro de 2006, Nintendo Power o posicionou como o 148º melhor jogo feito em um Nintendo System. Atualmente, Donkey Kong é o quinto jogo de arcade mais popular entre colecionadores O documentário de 2007 The King of Kong: A Fistful of Quarters explora o mundo competitivo dos jogos de arcade clássicos e conta a história da jornada de Steve Wiebe para vencer o recorde de pontos de Billy Mitchell em Donkey Kong. Em 2018, foi descoberto que Billy trapaceou por usar um emulador na máquina. Ele foi excluído do Guinness Book com todas as duas pontuações, incluindo o Pac-Man, removidas. Em março do mesmo ano, o recorde que pertencia a Billy foi batido por Robbie Lakeman com 1247700 pontos.

Consoles
Em 1994, a Nintendo resolveu pedir à produtora de jogos britânica Rareware (também conhecida como Rare), para fazer um novo jogo de Donkey Kong. Em 1994 apareceu assim Donkey Kong Country, considerado um salto no mundo dos video jogos. O jogo, produzido para o console SNES, apresentava gráficos jamais vistos numa plataforma de 16 bits. Nos dois anos seguintes foram lançadas duas sequências: Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble, respectivamente.


Os jogos foram levemente adaptados na série Donkey Kong Land para Game Boy e "portados" para o Game Boy Advance.

Em 1999 foi lançado outro título da série, desta vez para a Nintendo 64, Donkey Kong 64.

Hoje os direitos estão novamente com a Nintendo, já que a Rareware passou a fazer parte da Microsoft Game Studios.

Em 2003, a Nintendo lançou o revolucionário jogo Donkey Konga, estrelando Donkey Kong que desta vez não correrá, pulará ou esmagará Kremlings. O jogador deve batucar no bongo-controller na altura certa que os ícones passam na tela ao ritmo da música. O jogo causou tanto sucesso que deu origem a um sucessor, Donkey Konga 2 e, futuramente, Donkey Konga 3. Um outro jogo, de plataformas, controlado pelos bongos chamado Donkey Kong: Jungle Beat para Game Boy Advance também foi lançado.

Outras aparições
Também no ano de 1999 ele figurou como um dos personagens de Super Smash Bros para no Nintendo 64, reaparecendo nas suas sequências Super Smash Bros Melee e Super Smash Bros Brawl, para o Game Cube e Nintendo Wii respectivamente.

Ele participou da maioria dos jogos da série Mario Party e também de Mario Super Sluggers para Wii.

Donkey esteve em todos os Mario Kart com exceção da versão SNES, onde foi substituido por DK Jr. Na série existem várias pistas relacionadas com o universo do personagem.

Pistas Relacionadas


DK Jungle Parkway = MK64
DK Mountain = MKDD
DK Pass = MKDS
DK Summit = MKWII

Kongs
O primeiro Kong, o mais popular, fora Donkey Kong Jr., que salvava o pai no jogo de mesmo nome e aparece em Super Mario Kart.

A série Donkey Kong Country criou toda uma família Kong, a começar por Cranky Kong, avô de Donkey Kong e é o Kong "original" que lutara com Mario no arcade. Cranky é casado com Wrinkly Kong. Em DKC Donkey Kong tem a ajuda do amigo Diddy Kong, que em DKC2 vai resgatar Donkey com a namorada Dixie Kong. Dixie estrela DKC3 junto com Kiddy Kong. Há também o mecânico Funky Kong e os amigos Tiny Kong ,Chuncky Kong e Lanky Kong de DK64. Todos os outros Kongs que aparecem nos jogos ainda não têm relacionamento comprovado.


Personagens

Personagens Macacos (Família Kong)

Candy Kong: Candy é uma macaca de cabelos loiros e linda,ela aparece em Donkey Kong 64 e em Donkey Kong Country. Todos os macacos se apaixonam por ela. Candy é linda e charmosa, seus beijos são de cura. Ela aparece primeiramente na série Donkey Kong Country ajudando o jogador a gravar o jogo. É uma personagem muito romântica, manda beijinhos e faz posses (DKC), e que gosta muito de dançar, como mostra o 1° jogo da série do Game Boy Advance, onde você deve imitar seus passos em um dos mini-jogos. Dizem que é a namorada de Donkey Kong. Candy aparece também em outros jogos como Donkey Kong Land, do GBA, e Donkey Kong Country Advance, do GBA, sempre com a mesma missão.

Cranky Kong: O primeiro dentre todos os Kong's existentes. Seu nome era Donkey Kong no primeiro jogo de Mario, mas quando foi lançado Donkey Kong Country, ele passou a se chamar Cranky e Donkey Kong passou a ser o Kong protagonista. Cranky foi o primeiro inimigo de Mario, antes mesmo de Bowser. Ele é um macaco muito experiente e sempre está aconselhando os Kong mais jovens sobre o que devem fazer.

Chunky Kong: Ele é mais um dos misteriosos personagens de Donkey Kong 64. Seu grau de parentesco entre os Kong é de irmão mais velho de Kiddy, o que já era de se esperar, porque ele é grande e forte como o irmão. O último comentário sobre Chunky foi a controvérsia da música Donkey Kong Rap que foi mudada no jogo Super Smash Bros. Melee, em Donkey Kong 64 havia uma frase dizendo "one hell of a guy", e no Smash mudaram para "one heck of a guy" quando incluiram na letra da música.

Diddy Kong: Criado pela Nintendo para ajudar o seu amigo Donkey Kong em 1994 no jogo Donkey Kong Country, Diddy fez muita fama na Nintendo e em seguida protagonizou o 2° jogo da série com Dixie, mas foi raptado no 3°. Apareceu também em D.K. Land (GB). Depois de (pouco) tempo sumido, ele voltou em jogos como Donkey Konga e a série de jogos esportivos do Mario (Kart, Tennis, etc). Seus detalhes característicos são: boné vermelho com o logo da nintendo estampado nele e camiseta vermelha com estrelas na frente, o número certo de estrelas é difícil se dizer, as vezes aparece com 1, 2 ou até 3 na estampa. No desenho oficial da Nintendo aparece apenas 1 (nem sempre). Muito bagunceiro e atrapalhado, usa seu rabo para tudo, consegue até mesmo se equilibrar em cima dele.

Dixie Kong: Dixie, em sua primeira aparição ajudou Diddy a salvar Donkey Kong no jogo de sucesso Donkey Kong Country 2. Logo após ela aparece junta a Kiddy, agora em um jogo com seu nome, o último da série D.K. Country, no qual precisaria agora de salvar Diddy e Donkey. Com a força de seus cabelos ela consegui voar e se pendurar com facilidade, esta é sua maior habilidade. Criada em 1995 pela Rareware (tanto que o logo da produtora está em sua boina), está até hoje entre os Kong's e faz muito sucesso.

Donkey Kong: também conhecido como DK, estreou no jogo com o seu nome, que serviu de trampolim para a fama de Mario. Ficou esquecido por um tempo. Tentou-se reavivar D.K. Jr. em Super Mario Kart, mas não foi à frente. Só quando surge da Rare a idéia de criar o jogo D.K. Country, que estrearia ele mesmo e Diddy, foi que seu nome voltou a ser conhecido no mundo todo. Continuou-se a saga com mais duas séries (2 e 3) e depois disso só ganhou espaço na Nintendo; em Mario Kart, do N64, no famoso Super Smash Bros. e em jogos estreados por ele mesmo. Seus detalhes característicos são: usar uma gravata vermelha onde estão gravadas suas iniciais, é a sua única peça de roupa. Grandalhão e muito forte, chega a ser um pouco rude também, mas não demonstra ser muito inteligente.

Donkey Kong Jr.: Além de parecer muito criança ainda, é um dos Kong's mais velhos, seu nome surge em 1982 no arcade também chamado Donkey Kong Jr, jogo onde ele deve salvar seu pai Donkey Kong se arriscando entre inimigos. Se torna, a partir daí, um personagem memorável para a Nintendo e retorna, mais tarde, em Super Mario Kart, para SNES, mais gordo e com a aparência do Donkey Kong (das séries). Em Mario Tennis 64 ele volta como personagem selecionável e pode jogar junto a com o DK que conhecemos. Impecável no visual anda sempre com uma regata que leva a letra "j" maiúscula de Júnior.

Funky Kong: Funky é amigo dos Kong's desde o primeiro jogo da série Donkey Kong Country, onde os transportava para todo lugar. No terceiro jogo da série ele passa a fabricar os transportes dos Kong's. Funky tem um "tipão" de surfista malandro, sempre com sua prancha, óculos de sol, sandalhas, uma bandana na cabeça e uma enorme de uma medalha no peito.

Kiddy Kong: Mais um dos Kong's, criado em 1996 para ajudar Dixie a salvar Donkey e Diddy. Adora morder seu pijama azul na altura dos pés. Um bebezão Kong, Kiddy parece não ter sido muito lembrado pela Nintendo ultimamente em bons papéis ao lado de sua família. Tornou-se famoso após Donkey Kong Country 3. Seu jeito engraçado e brincalhão de ser encantou vários fãs. O seu grau de parentesco com os Kong's é de irmão mais novo de Chunky. Em Donkey Kong Country 3, é dito que ele é primo de Dixie.

Lanky Kong: Talvez seja um dos Kongs com a história mais desconhecida de todas. Não se sabe bem qual é o seu grau de parentesco com os Kongs, mas sabe-se que ele não é da mesma espécie. Ele aparece apenas em Donkey Kong 64 ao lado de seus amigos.

Swanky Kong: Swanky é mais um dos Kongs famosos. Ele aparece no Donkey Kong Country 2 e 3, onde é possível divertir-se em seus jogos e ganhar itens, bananas e etc. O grau de parentesco com os Kongs não esta bem definido, mas acham que Swanky é o irmão mais novo de Donkey Kong por causa da grande semelhança que há entre os dois. Ele também faz participação especial no jogo Mario Superstar Baseball. Está sempre sorrindo e mostrando seus dentes de ouro, pois é disso que ele mais gosta.

Tiny Kong: É a irmã mais nova de Dixie Kong e prima de Chunky e Kiddy. Sua história é desconhecida e pouco se sabe sobre ela. Tiny é uma linda macaquinha, e sua principal característica são as marias-chiquinhas que usa no cabelo. Ela aparece em Donkey Kong 64 (Nintendo 64), onde é salva por Diddy Kong no segundo mundo (Angry Aztec), e é a terceira personagem a ser libertada. Ela volta a aparecer em alguns outros jogos, com uma aparência adolescente.

Wrinkly Kong: Wrinkly Kong é a velha dona da mansão Kong. Avó de Donkey e mulher de Cranky, Wrankly tem cabelos curtos, duros e enrolados, vive numa cadeira de rodas e aparece em Donkey Kong Country 2, Donkey Kong Country 3 e Donkey Kong 64.

Personagens não símios
Squitter: é famosa aranha dentuça da série DKC, capaz de acabar com os inmigos com sua teia e também pode usá-la como plataforma.

Glimmer: é um peixe que em Donkey Kong Country 2 toma o lugar do primeiro Squawks como iluminador de fases. As fases são de água é claro.

Spadda Enguarde: Na trama é um ajudante que aparece nos jogos Donkey Kong. Um tipo de peixe-espada de estimação.

Rater Rambi: Um rinoceronte no qual Donkey e cia. podem montar e que destrói tudo com seu chifre.
Winky The Frog: é o sapo que aparece apenas no jogo Donkey Kong Country. Em DKC2, é substituído pela cobra Rattly.

Ellie The Elephant: um ou uma elefante (elefoa) que pode sugar tudo com sua tromba e segurar/atirar barris com a mesma, bem como sugar e atirar projéteis d'água.

Rattly: faz sua única aparição em Donkey Kong Country 2, é a cobra (também dentuça) que salta para ajudar os Kongs, é vista pelos jogadores como o amigo animal mais difícil de controlar.

King K. Rool: Chefe dos Kremlings e aparece nos finais dos jogos da série Donkey Kong Country, um crocodilo com armadura dourada e que usa uma coroa que arremessa em seus inimigos. Em Donkey Kong Country 2, age como Kaptain K. Rool com sua arma de atirar balas de canhão. Em Donkey Kong Country 3 age como Baron K. Rooleinstein, um cientista louco por poder. Detalhe: ele tem sempre o olho esquerdo mais dilatado que o direito (devido à loucura).

Squawks: Papagaio verde que ajuda os Kongs a voarem por demais locais, aparece nos jogos Donkey Kong Country, como iluminação numa fase da caverna, Donkey Kong Country 2 e Donkey Kong Country 3, para carregar as pessoas e arremessar ovos da boca.

Espresso: é um avestruz que ajuda os Kongs em Donkey Kong Country. É veloz e também pode saltar alto.

Squeaks: Parecido com Squawks em tudo, até no nome, esse papagaio roxo ajuda os Kongs em fases cavernosas podendo até carregar barris.

Clapper: é uma foca que ajuda os Kongs em Donkey Kong Country 2. Aparece em poucas fases em que com seu sopro, transforma ácido ou lava em água.

Parry: um passarinho que aparece em Donkey Kong Country 3 e que quando protegido, sempre no final da fase, ele se transforma em algo bom como vida e barril bônus.

Pauline: Na trama ela é seqüestrada pelo gorila e resgatada pelo Mario (na época chamado de Jumpman). Em 1985, quando o Mario iniciou sua carreira solo com o jogo Super Mario Bros ela deu lugar a Princess Peach, que era sequestrada por um novo vilão: Bowser

Jumpman: Na trama ele tem sua namorada Pauline sequestrada pelo Donkey Kong e tem que resgatá-la das mãos do Gorila. Mais tarde, em 1983, ele ganha seu jogo solo e dá origem ao famoso mascote da nintendo Mario.

Desenho Animado
Donkey Kong Country foi um desenho feito por computação gráfica numa produtora francesa. Durou 40 episódios, de 1997 a 2000, foi exibido no Brasil pela Rede Record e em Portugal pela SIC

Jogos 
  • Donkey Kong - arcade (1981)
  • Donkey Kong Jr.- arcade (1982)
  • Donkey Kong 3 - arcade (1984)
  • Donkey Kong Classics - NES (1988) - Os 3 arcades em um cartucho
  • Donkey Kong Country - SNES (1994), Game Boy Color (2000) e Game Boy Advance (2003)
  • Donkey Kong '94 - Game Boy (1994)
  • Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest - SNES (1995), GBA (2004)
  • Donkey Kong Land - Game Boy (1995)
  • Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!- SNES (1996), GBA (2005)
  • Donkey Kong Land 2: Diddy's Kong Quest - Game Boy (1996)
  • Mario Kart 64 - N64 (1997)
  • Diddy Kong Racing - N64 (1997) - sem a participação de Donkey
  • Donkey Kong Land III - Game Boy (1997)
  • Donkey Kong 64 - N64 (1999)
  • Super Smash Bros. - N64 (1999)
  • Super Smash Bros. Melee - GameCube (2001)
  • Mario Kart Super Circuit - GBA (2001)
  • Donkey Konga - GameCube (2003)
  • Mario Kart: Double Dash!! - GameCube (2003)
  • Donkey Kong: Jungle Beat - GameCube (2004)
  • Mario vs. Donkey Kong - GBA (2004)
  • Donkey Konga 2- GameCube (2004)
  • Donkey Kong Super Cube - GameCube (2005)
  • Donkey Konga 3 -GameCube (2005)
  • DK- King of Swing- GBA (2005)
  • Mario Kart DS - Nintendo DS(2005)
  • Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis - Nintendo DS (2006)
  • Donkey Kong Barrel Blast - Nintendo Wii (2007)
  • DK Jungle Climber - Nintendo DS (2007)
  • Donkey Kong Country Returns - WiiNintendo 3DSWii U (2010)
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze - Nintendo Switch, Wii U (2014 )

Jogos com Donkey Kong













































































Jogos de corrida com Donkey Kong

















Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário