15 abril 2008

Playstation 2


O sucessor do PlayStation é anunciado pela Sony em março de 1999 e lançado um ano depois no Japão, em 4 de março de 2000. Na América do Norte, o evento ocorre no dia 26 de outubro do mesmo ano. A notícia causa estrondosa repercussão em todo mundo, a ponto de esvaziar lojas ainda no dia de seu lançamento e, devido a atrasos na fabricação, apenas alguns milhões de pessoas obtêm o console até o final de 2000. Outra opção era comprar o console na internet através de sites de leilões, como o eBay, onde ele era vendido por até mil dólares.


Inicialmente, o Playstation 2 tem muitas unidades vendidas com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, com mais de 980.000 unidades comercializadas no Japão em 5 de março de 2000, um dia após o lançamento. Mais tarde, a Sony adiciona novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.


A Sony, ao contrário da Sega durante as vendas do seu Dreamcast, a qual parecia dar maior ênfase ao suporte online apenas aos seus jogos iniciais e, então, coincidindo com o lançamento do Xbox Live, decide criar o periférico PlayStation Network Adapter no final de 2002, enquanto o jogo SOCOM: U.S. Navy SEALs torna-se o primeiro a ter suporte a gameplay online. Por possuir uma saída para a conexão de um HD interno, o Network Adapter possibilitava aos usuários baixar expansões, mapas, arquivos e conteúdos adicionais para certos jogos.

Em setembro de 2004, na mesma época do lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas, que viria a ser o jogo mais vendido do console, a Sony revela um novo modelo de PS2, mais fino, chamado PlayStation 2 Slim e, em preparação para o lançamento desses novos modelos, a empresa deixa de fabricar os originais.

A empresa anuncia, mais tarde, que a partir de 1 de abril de 2009, o PS2 custaria 99,99 dólares no varejo. Mais tarde, anuncia também que jogos de sucesso do PS2 seriam relançados em 2012 na série PlayStation 2 Greatest Hits.

O PlayStation 2 é o console de mesa mais vendido da 6° geração, ultrapassando as vendas do Gamecube e do Xbox e se tornando também o console mais vendido de todos os tempos.

Versões
Foi criada uma versão grande, não portátil, que se podia pôr em duas posições: de pé (vertical) ou deitada (horizontal). Esta tinha ventoinha interior, por isso, a fonte elétrica podia continuar ligada ao PlayStation depois de cada utilização. Posteriormente, em 2004, uma versão menor do PlayStation 2 foi lançada (versão final - a PlayStation 2 Slim), visando reduzir custos de produção e tornar o video game mais barato.

A primeira edição do PlayStation 2
PlayStation 2 Slim, versão menor e mais fina do console

Apesar do seu tamanho reduzido, possui modem e conexão Ethernet para se conectar a internet e em redes de computadores ou do proprio console (como acontece comumente nos laboratórios de desenvolvimento de jogos de grandes empresas). Possui ainda uma ventoinha, colocada logo acima do dissipador de calor do processador do console.

Especificações técnicas
CPU: 128-bit RISC "Emotion Engine™" rodando a 294.912 MHz na primeira versão e 299 MHz na segunda, vulga "slim".
GPU 3D: "Graphics Synthesizer" roda a 147.456 MHz e é capaz de criar 75 milhões de polígonos por segundo em condições ideais (1), com performance de 6.2 GFLOPS.
Som: pode tocar fontes em ADPCM com 48 canais e podendo processar som em múltiplos canais digitais e independentes.
Memória: 32 megabytes de memória principal, 4 megabytes de VRAM e 2 megabytes de memória de som transferindo dados a até 48 gigabytes por segundo.
DVD: roda filmes em DVD e CDs de áudio. Filmes em DivX podem ser lidos pelo video game, usando programas específicos de emulação e conversão, inclusive tocar músicas em MP3. Os jogos podem ser acomodados em DVD-ROM ou em CD-ROM.
Multiplayer: Permite partidas pela Internet utilizando um modem. Também permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.
Máxima em condições ideais, com polígonos sem a utilização de efeitos gráficos e sem mapas de textura. A máxima real alcançada pelo PlayStation 2 é cerca de 13 milhões de polígonos por segundo com todos os efeitos e filtros aplicáveis.

Tecnologia
Botões
Botões de ação: X, círculo, triângulo e quadrado.
Botões direcionais: setas direcionais, analógico esquerdo, analógico direito.
Botões secundários: START, SELECT,ANALÓGICO(Se Pressioná-los seram L3 e R3)
Botões de ombro: L1,L2,R1,R2

Memória
A memória do PS2 é armazenada em um memory card de 4MB,8MB,16MB ou de 32MB.
Discos
Os discos do PS2 são DVD prensados. Infelizmente ele foi pirateado no Brasil, México, Paraguai entre outros países da América.

EyeToy, Karaoke e Internet
EyeToy é um acessório inovador e interessante lançado para o PlayStation 2, ele consiste numa câmera que filma os movimentos do jogador e o coloca na tela. Fazendo movimentos o jogador interage com objetos na tela como se estivesse dentro do jogo. Há jogos de atividades diversas no EyeToy como brincadeiras com objetos, musicais e até jogos onde o jogador participa de uma ação de fato. O PlayStation 2 também pode ser transformado num aparelho de Karaoke com a ajuda de um microfone ligado no aparelho usando jogos como ->>Karaoke Revolution, que já tem 3 volumes, um outro é o SingStar, que já tem 5 volumes. Também é possível jogar online pela Internet com o auxílio de um modem. O jogador precisa ter uma conexão de banda larga e comprar o modem opcional (o PStwo já possui modem integrado). Há uma seleta gama de jogos para se jogar online incluindo um aplicativo de vídeo conferência que utiliza a câmera EyeToy.
Câmera EyeToy

No Brasil
O Playstation 2 não é fabricado no Brasil, mas já é importado e vendido nas principais lojas de varejo do país, assim como vários jogos.
Como a importação ainda é algo muito caro, devido a taxas alfandegárias e taxa de frete, a grande maioria dos consoles entram no país por contrabando, e são vendidos sem garantia. Os jogos contrabandeados são falsificados, mas já é comum pessoas com acesso a internet fazerem o download de jogos, gravá-los e vendê-los no mercado informal.
Geralmente, os consoles contrabandeados são todos destravados com mod chips, para que possam executar jogos falsificados e filmes em DVD de qualquer região.
O videogame, a medida que que o seu preço foi baixando, acabou se popularizando no país tornando-se um dos mais vendidos.

Tipos de Mídias
Oficialmente, o Playstation 2 só lê e trabalha com mídias originais e produzidas pela Sony. Além de DVD´s e CD´s originais, que sejam do mesmo código de área de onde o aparelho foi importado.

Este artigo está licenciado sob a (GNU Free Documentation License): http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Usa material do (Wikipédia) créditos/referências: https://pt.wikipedia.org 

0 comentários:

Postar um comentário